Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 23 de junho de 2019

2212 - Dercy Gonçalves faria 112 anos hoje

No dia 23 de junho de 1907 nascia, na pequena cidade de Santa Maria Madalena no estado do Rio de Janeiro, a menina Dolores Gonçalves Costa. que mais tarde seria conhecida nacionalmente como Dercy Gonçalves. Aquela garotinha sofreu bastante com o preconceito, com a pobreza, com o abandono da mãe e com o alcoolismo do pai, ao lado dos seis irmãos. Trabalhando desde pequena para ajudar nas despesas da casa, conseguiu um emprego como bilheteira de cinema, onde descobriu sua vocação para a arte de representar. Após atuações amadoras na sua pequena cidade, fugiu de casa escondida debaixo de um vagão de trem para se unir a uma trupe circense em Macaé. Perambulou pela região atuando em teatro itinerante na Companhia Maria Castro. Gerou uma única filha, fruto de um relacionamento escondido com um empresário mineiro casado que a tinha ajudado no tratamento a uma tuberculose. Após esse curto período de afastamento do teatro, ela voltou à ativa com força total, especializando-se na comédia e no improviso, criando seu jeito único de irreverência. Participou do Teatro de Revista e de vários filmes de comédia e chanchada, chegando à televisão, onde atuou como apresentadora, atriz e jurada de programas populares.


Dercy conquistou respeito e admiração por sua importante e longeva carreira artística, chegando a constar do famoso Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história: 86 anos. Recebeu troféus e homenagens, como no ano de 1991, quando foi homenageada pela Escola de Samba Unidos do Viradouro, com o enredo "Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o Retrato de Um Povo". Recebeu críticas e chocou os mais conservadores por desfilar no carro alegórico principal com os seios à mostra. Sua história de vida e carreira foi mostrada no livro escrito por Maria Adelaide Amaral, "Dercy de Cabo a Rabo"(1994) e na minissérie "Dercy de Verdade", também escrita por Maria Adelaide Amaral, com direção de Jorge Fernando, que foi apresentada pela Rede Globo em 2012.


Dercy, com seu jeito desbocado e direto de sempre falar a verdade doesse a quem doesse, causou muita polêmica e incomodou bastante os conservadores, tornando-se um exemplo de luta contra as adversidades e a favor da arte. Aos 101 anos de idade, ela faleceu no dia 19 de julho de 2008 no Rio de Janeiro. Seu corpo descansa em sua terra natal, Santa Maria Madalena. 
Um grande abraço espinosense.


2211 - A pintura de Léon Jean Bazile Perrault

Léon Jean Bazile Perrault nasceu em Poitiers, na França, no dia 20 de junho de 1832, numa família paupérrima. Ainda criança, sonhava em conseguir libertar sua família da pobreza. Assim, com 14 anos, iniciou sua carreira artística fazendo cursos de desenho. Seu expressivo talento logo foi descoberto por um pintor da sua cidade que o contratou para ajudar a restaurar as pinturas e os murais nas igrejas e na antiga catedral de São Radegonde em Poitiers. 
Ao participar de um concurso de desenho em 1851, conseguiu o prêmio do primeiro lugar, com sua obra sendo adquirida pelo governo. Com apoio financeiro deste, foi para Paris onde se dedicaria a estudar profundamente a arte do desenho, nos ateliês de François Edouard Picot e William A. Bouguereau e nas academias de Beaux-Arts e de Julian. Em 1860 estreou no Salão de Paris com a obra "Vieillard e les Trois Jeunes Hommes", inspirado por uma fábula de La Fontaine. A partir dali faria exposições regulares nos salões de Paris, notadamente com imagens de batalhas militares históricas, alegóricas e religiosas.


Perrault só começou a exibir suas expressivas pinturas simbólicas de jovens mulheres e crianças camponesas no Salão de 1864. Seu maravilhoso trabalho foi premiado diversas vezes e ele chegou a ser condecorado como Chevalier de la Légion d'Honneur. 
Perrault morreu na cidade francesa de Royan em 1908, e está sepultado no Cemitério de Montparnasse. Após a sua morte, a aldeia de Poitiers ergueu um monumento em sua homenagem.
Um grande abraço espinosense.