Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

2797 - Um breve passeio em São Gonçalo do Rio Preto

Para quem gosta e procura um lugar de paz, sossego, tranquilidade, clima interiorano e um ambiente extremamente prazeroso de beira de rio, a solução pode ser a bucólica e aprazível cidadezinha de São Gonçalo do Rio Preto. Com pouco mais de três mil habitantes, o local que até 1986 se chamava Felisberto Caldeira, oferece inúmeras opções de lazer ao longo de todo o maravilhoso Rio Preto. O rio que banha a cidade oferece lugares lindos para um gostoso e refrescante banho nesses tempos de calor desembestado, algumas belas cachoeiras e toda a beleza preservada no Parque Estadual do Rio Preto que toma cerca de metade do território do município e é gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF.



O mais conhecido e frequentado cartão-postal do lugarejo é a Praia do Lapeiro, bem próxima do centro da cidade, muito preservada e que oferece aos visitantes um amplo espaço para a prática de esportes na areia do rio, com campo de futebol e redes de vôlei e peteca, além de um restaurante com o melhor da comida mineira, aberto todos os dias. Nesse espaço bonito e bem cuidado, de grama bem verdinha, é que são realizadas as festas e shows da comunidade, com especial presença de turistas durante o Carnaval, bastante concorrido ali.    



O acesso é fácil, em estrada asfaltada de boa qualidade em todos os 180 km de viagem. Para chegar até lá saindo de Montes Claros, basta seguir pela rodovia BR-135 até Bocaiuva (48 km), onde se deve pegar a BR-451 à esquerda no trevo logo após a cidade, passar por Olhos D´Água e ao chegar na rodovia BR-367 no Posto Seabra, seguir à direita em direção à Diamantina, até chegar no trevo de entrada para São Gonçalo, pegando a estrada à esquerda, na MG-214. Depois de 8 quilômetros de ótimo piso de asfalto, logo se chega à Igreja Matriz, no centro da cidade. 



Para se hospedar, a oferta de locais já é bastante interessante, com boas pousadas, em especial a da Dôra (Pousada Canto das Águas), um belo e antigo casarão de preço da diária mais elevado; a Pousada Recanto Alecrim, com piscina e diária média e a Pousada Pequizeiro da artista Leonilda, com diária mais em conta, além de outras mais simples. Há a possibilidade de se hospedar nos apartamentos disponibilizados dentro das instalações do Parque Estadual do Rio Preto. Outra ótima opção é alugar casas de veraneio na cidade. Com a descoberta da beleza e tranquilidade de Rio Preto, muitas pessoas estão investindo na cidade, comprando terrenos e construindo casas de excelente qualidade para seu próprio conforto e para aluguel a turistas. 



Aos que amam a Natureza e adoram descansar em completa paz, nada melhor que poder usufruir de um rio ainda completamente preservado da poluição, com suas águas límpidas e calmas e farta vegetação nas margens apinhadas de cantantes pássaros. Eu aprecio demais!
Um grande abraço espinosense.