Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

2083 - Equipe de Futsal feminino de Espinosa ganha torneio em Pindaí na Bahia

Nem bem comemoramos o sucesso da equipe de Karatê de Espinosa na Copa disputada em Montes Claros, eis que chega outra alvissareira notícia também na área esportiva. 
As meninas craques de bola da equipe feminina de futsal da cidade, comandadas pelo treinador Tone Baiano, conquistaram o título do torneio interestadual realizado neste final de semana na cidade baiana de Pindaí. 
A equipe espinosense venceu dois jogos contra equipes de Guanambi até chegar à grande final contra o time de Urandi, quando venceu de forma categórica pelo placar de 5 x 0. Participaram do torneio 8 equipes. Entre outras jogadoras, estiveram atuando na equipe espinosense Ruby Souza, Cristiane Lima, Hellena Nunes e Ana Cláudia Soares.
Parabéns ao técnico Tone Baiano e às talentosas atletas espinosenses pela importante conquista em terras baianas. Que o sucesso continue!
Um grande abraço espinosense.


 

2082 - Atleta Dayally Alves e mais espinosenses brilham em competição de Karatê em Montes Claros

Mais uma boa notícia para o esporte espinosense! Na participação na 1ª Copa Montes Claros Interestadual de Karatê, organizada pelo multi-campeão montes-clarense Professor Antônio Marcos Batista, o Marquinhos Karateca, neste domingo, 18 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, os atletas espinosenses fizeram bonito e conquistaram várias medalhas. 


Os atletas integrantes do elogiável Projeto Social É Preciso Saber Viver foram até a cidade de Montes Claros e conseguiram conquistar 10 medalhas de ouro, 8 de prata e 4 de bronze, um desempenho louvável, ficando no terceiro lugar no ranking da competição. Tais resultados são o fruto do árduo e dedicado trabalho do vereador Gilmar de Tazinho e dos senseis Filipe Emanuell e Alcebíades Neri Santana, que voluntariamente, se dedicam à educação esportiva de dezenas de jovens da nossa cidade. Outros personagens merecem todos os elogios pelo apoio a esta bela iniciativa, casos da Clinicor, da Cerealista Miranda, dos advogados Luiz e Laise Fernandes, da Academia Vida, da Prefeitura de Espinosa e demais colaboradores.



Um dos nossos maiores destaques, a jovem atleta Dayally Alves, mostrou toda sua técnica, concentração e força e conquistou o título de Campeã no Open Norte Mineiro bem como na Copa Montes Claros Interestadual de Karatê, além do 3º lugar na categoria Kata.



Parabéns a Dayally Alves e a todos os nossos jovens atletas que conquistaram medalhas ou que participaram desta competição interestadual. Que continuem motivados e determinados na busca da paz, da harmonia, do respeito, da saúde e da educação através do esporte. E que os financiadores desta belíssima iniciativa permaneçam firmes no suporte a esses garotos e garotas de grande valor.
Um grande abraço espinosense.

2081 - O Mickey, ainda jovem e entusiasmado aos 90 anos

Foi no dia 18 de novembro de 1928, apresentado no Colony Theatre em Manhattan, em Nova York, que um pequeno camundongo faria a sua primeira aparição nas telas para nunca mais sair do competitivo mundo do entretenimento. Aquele personagem criado pelo genial Walt Disney e pelo desenhista Ub Iwerks, cognominado inicialmente de Mortimer, iria se tornar famoso com o nome de Mickey Mouse, por conta da dica da esposa de Disney, Lillian, que achava o nome inapropriado e sugeriu a troca. O esperto, divertido e bagunceiro ratinho Mickey surgiu no curta-metragem "Steamboat Willie" (O Vapor de Willie), naquele que seria o primeiro desenho animado com som sincronizado.  
O genial criador Walt Disney


Em 1929, o ratinho diria suas primeiras palavras no filme "The Karnival Kid": "hot dog". Seu primeiro dublador foi o próprio criador, Walt Disney. O personagem conquistou fama logo e sua imagem foi utilizada durante a 2ª guerra mundial em posters, aviões, hospitais, máscaras de gás e até em bombas, tendo seu nome sendo usado também como senha no relevante "Dia D" do desembarque das tropas aliadas na Normandia em 1944. 
Mickey foi a estrela principal da produção "Fantasia" de Disney que foi lançado em 1940 e se tornou mais famoso ainda quando foi criado o "Clube do Mickey" na televisão, nos anos 50. No ano de 1978, ao completar 50 anos, foi o primeiro personagem fictício a ganhar uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. 


O personagem Mickey Mouse contou com a dublagem do próprio Disney entre 1928 e 1946, quando a tarefa passou para James G. MacDonald até 1977, onde Wayne Allwine assumiu a vocalização do rato até 2009, quando o artista faleceu. A partir de então, a responsabilidade passou a ser de Bret Iwan. No Brasil, foram estes os dubladores do Mickey: Luis Manuel (1965-1977), Cleonir dos Santos (dublagens cariocas; 1978-1996), Manolo Rey (Who Framed Roger Rabbit), Orlando Viggiani (dublagens paulistas; anos 1980-1996), Sérgio Moreno (voz oficial; 1997-2008) e Guilherme Briggs (2009 em diante).  


Quem diria que aquele pequeno camundongo de calça vermelha com dois botões, sapatos amarelos e luvas brancas (sua imagem atual) pudesse se tornar o símbolo da poderosa The Walt Disney Company, faturando milhões de dólares por todo o mundo! 
Descobri o Mickey ainda criança e para poder comprar as suas revistinhas em quadrinhos que eu adorava ler, juntava toda moedinha que aparecia em casa para ir até à banca de Seu Zezinho Oliva e comprar o exemplar mais recente. Era um prazer enorme comprar revistas em quadrinhos e lê-las, infelizmente hoje não o faço mais, uma pena. 


Espero que o Mickey (como todos os personagens dos quadrinhos) tenha vida mais longa ainda e permaneça firme e forte no namoro com a Minnie, com a companhia fiel do Pluto e com a parceria dos amigos, o ranzinza Pato Donald e o todo atrapalhado Pateta, para continuar combatendo os terríveis inimigos Bafo-de-Onça e Mancha Negra e encantando milhares de crianças e adultos por todo o planeta. Go ahead, Mickey!
Um grande abraço espinosense.  
  
Fontes: megacurioso.com.br e wikipedia. org

2080 - A festa do Grammy Latino edição 2018

A efervescente cidade norte-americana de Las Vegas foi o local escolhido para sediar a 19ª cerimônia de entrega do prêmio de música Grammy Latino. Na noite da última quinta-feira, 15 de novembro, no palco MGM Grand Garden Arena, grandes artistas da América Latina foram premiados em várias categorias, envolvendo diversos estilos musicais, com espaço para a música popular brasileira.
O brilhante compositor uruguaio Jorge Drexler destacou-se como o grande vencedor da 19ª edição do Grammy Latino. Sua canção, Telefonía, ganhou os dois maiores prêmios: Melhor Música e Gravação do Ano, além de ter seu álbum de nome "Salvavidas de Hielo" recebido o prêmio de Melhor Álbum de Cantor e Compositor. Outro destaque da premiação foi a espanhola Rosalía, que foi indicada a cinco nomeações e conquistou dois prêmios, o de Melhor Canção Alternativa e o de Melhor Fusão/ Interpetação Urbana, ambos pela canção "Malamente".

O uruguaio Jorge Drexler e seus troféus

Entre os brasileiros, destacaram-se Chico Buarque, Hermeto Pascoal e Big Band, Erasmo Carlos, Anaadi, Maria Rita, Lenine, Chitãozinho e Xororó, Almir Sater e Renato Teixeira e Fernanda Brum.
Com sua poesia afiada como sempre, Chico levou dois prêmios deveras importantes, os de Melhor Canção em Língua Portuguesa por "Caravanas" e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira pelo disco de mesmo nome. Se aqui no Brasil, infelizmente parece não haver mais espaço para a boa música na mídia, ainda bem que o reconhecimento acontece em outras plagas. 
Infelizmente, a mídia mundial não nos facilita conhecer a fundo a música produzida nos muitos outros países, com a gente ficando refém da ditadura da música americana, o que nos impede de conhecer tanta coisa boa que é produzida por aí. Mas não custa pesquisar, pois a Internet está aí para nos proporcionar acesso a tantos tesouros escondidos pela América Latina e outras nações do mundo, cada um com sua cultura própria.   




Veja a lista dos artistas brasileiros premiados pela Academia Latina:
Melhor Canção em Língua Portuguesa: "Caravanas", Chico Buarque
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira: "Caravanas", Chico Buarque
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa: "Noturno", Anaadi
Melhor Álbum de Samba/Pagode em Língua Portuguesa: "Amor e Música", Maria Rita
Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa: "Lenine Em Trânsito", Lenine
Melhor Álbum de Música Sertaneja: "Elas em Evidências", Chitãozinho e Xororó
Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa: "+AR", Almir Sater e Renato Teixeira
Melhor Álbum Cristão em Língua Portuguesa: "Som da Minha Vida", Fernanda Brum
Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz: "Natureza Universal", Hermeto Pascoal e Big Band
Excelência Musical: Erasmo Carlos
Um grande abraço espinosense.


A cantora gaúcha Anaadi e seu primeiro gramofone






Gravação do Ano: “Telefonía” – Jorge Drexler
Álbum do Ano: “¡MÉXICO Por Siempre!” – Luis Miguel
Música do Ano: “Telefonía” – Jorge Drexler
Melhor Artista Revelação: Karol G
Melhor Álbum Pop Vocal Contemporâneo: “F.A.M.E.” – Maluma
Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional: “Hazte Sentir” – Laura Pausini
Melhor Fusão/Interpretação Urbana: “Malamente” – Rosalía
Melhor Álbum de Música Urbana: “Vibras” – J Balvin
Melhor Música Urbana: “Dura” – Daddy Yankee
Melhor Álbum de Rock: “Expectativas” – Bunbury
Melhor Álbum Pop/Rock: “Geometría del Rayo” – Manolo García
Melhor Música de Rock: “Tu Vida Mi Vida” – Fito Páez
Melhor Álbum de Música Alternativa: “Claroscura” – Aterciopelados
Melhor Música Alternativa: “Malamente” – Rosalía
Melhor Álbum de Salsa: “25/7” – Víctor Manuelle
Melhor Álbum de Cumbia/Vallenato: “Esto Es Vida” – Silvestre Dangond
Melhor Álbum Tropical Contemporâneo: “Vives” – Carlos Vives
Melhor Álbum Tropical Tradicional: “A Mí Qué – Tributo a los Clásicos Urbanos” – José Alberto El Canario e El Septeto Santiaguero
Melhor Álbum de Fusão Tropical: “Como Anillo Al Dedo” – Aymee Nuviola
Melhor Música Tropical: “Quiero Tempo” – Victor Manuelle fat. Juan Luis Guerra
Melhor Álbum Cantautor (Cantor-Compositor): “Salvavidas De Hielo” – Jorge Drexler
Melhor Álbum de Música Ranchera/Mariachi: “¡MÉXICO Por Siempre!” – Luis Miguel
Melhor Álbum de Música Banda: “Los Gustos Que Me Doy” – Banda Los Recoditos
Melhor Álbum de Música Tejana: “Tex Mex Funk” – Roger Velásquez e The Latin Legendz
Melhor Álbum de Música Norteña: “Guerra de Poder” – Calibre 50 e “Los Ángeles Existen” – Pesado
Melhor Música Regional Mexicana: “Probablemente” – Christian Nodal
Melhor Álbum Instrumental: “Identidad” – Miguel Siso
Melhor Álbum Folclórico: “Musas (Un Homenaje Al Folclore Latinoamericano En Manos De Los Macorinos), Vol. 2)” – Natalia Lafourcade
Melhor Álbum de Tango: “Vigor Tanguero” – Pedro Giraudo
Melhor Álbum de Música Flamenca: “Al Este Del Cante” – Arcángel
Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz: “Natureza Universal” – Hermeto Pascoal e Big Band
Melhor Álbum Cristão (Em Espanhol): “Setenta Veces Siete” – Alfareros
Melhor Álbum Cristão (Em Português): “Som da Minha Vida” – Fernanda Brum
Melhor Álbum Pop Contemporâneo Em Língua Portuguesa: “Noturno” – Anaadi
Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa Em Língua Portuguesa: “Lenine Em Trânsito” – Lenine
Melhor Álbum de Samba/Pagode: “Amor e Música” – Maria Rita
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira: “Caravanas” – Chico Buarque
Melhor Álbum de Música Sertaneja: “Elas Em Evidências” – Chitãozinho e Xororó
Melhor Álbum de Música de Raízes Em Língua Portuguesa: “+AR” – Almir Sater e Renato Teixeira
Melhor Música Em Língua Portuguesa: “As Caravanas” – Chico Buarque
Melhor Álbum de Música Latina Para Crianças: “Imaginare” – Claraluna
Melhor Álbum de Música Clássica: “Mágica y Misteriosa” – Claudia Montero
Melhor Obra/Composição Clássica Contemporânea: “Luces y Sombras. Concierto Para Guitarra y Orquestra de Cuerdas” – Claudia Montero
Melhor Arranjo: “Se Le Ve” – Milton Salcedo feat. Amaury Gutiérrez, Carlos Oliva e Michel Puche
Melhor Capa: “Diferentes Tipos de Luz” – Carlos Sadness
Melhor Engenharia de Gravação Para um Álbum: “50 Años Tocando Para Ti” – Orquestra Filarmônica de Bogotá
Produtor(a) do Ano: Linda Briceño
Melhor Vídeo Musical Versão Curta: “Pa Dentro” – Juanes
Melhor Vídeo Musical Versão Longa: “En Letra de Otro – Documentary” – Pedro Capó