Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 5 de fevereiro de 2022

2891 - Biblioteca do Seminário Premonstratense ganha nome de Monsenhor Tolentino

Neste dia 3 de fevereiro, quinta-feira, como sempre, a Igreja Católica comemorou o dia de São Brás, o santo que se tornou mártir após ser morto por decapitação, no longínquo ano de 316. Em sua homenagem, a Igreja Católica realiza o ritual de benzer as gargantas de crianças e adultos com a intenção de protegê-los de infecções, usando para isso duas velas apagadas e entrecruzadas durante curta oração. 
Também neste dia, foi realizada a aula inaugural da Academia do Seminário Premonstratense, no Priorado Nossa Senhora Aparecida e São Norberto de Montes Claros. Na oportunidade, o nosso querido conterrâneo Monsenhor Geraldo Marcos Tolentino, filho de Seu Aristides Tolentino e irmão dos falecidos Tidim e Nelito, foi homenageado pelos muitos anos de doação e serviço ao Seminário e à Arquidiocese de Montes Claros, além dos excelentes serviços prestados à comunidade religiosa. Para corroborar este agradecimento, a biblioteca do Seminário foi nomeada como Biblioteca Monsenhor Tolentino, conforme placa descerrada pelos seus colegas presentes à solenidade. Na placa, os dizeres: "Homenagem por sua insaciável sede de saber e pela sua incansável vontade de ensinar".
Monsenhor Tolentino é exemplo de fé, doação e dedicação à pregação da Palavra de Jesus Cristo por todos os cantos, orgulho da nossa comunidade espinosense. Parabéns, vida longa e muita saúde a ele!
Um grande abraço espinosense.





2890 - Pedalada solidária de Espinosa a Salvador

Não é mesmo à toa que me orgulho imensamente de ser espinosense! Berço de tanta gente boa, honesta, trabalhadora e de coração aberto e solidário com os irmãos necessitados, Espinosa nos surpreende sempre com ações as mais elogiáveis de seus filhos. 
Desta vez a façanha humanitária foi protagonizada pelos ciclistas Márcio Ronie, também conhecido por Piaba Show, e Anderson, que encararam o desafio de pegar a estrada e pedalar de Espinosa à capital baiana, Salvador. O percurso do projeto colocado em prática pela dupla é de impressionantes 800 km, completados debaixo de sol, lua e chuva. A aventura tem uma razão de ser. O atleta Márcio Ronie idealizou a viagem com a elogiável pretensão de arrecadar valores a serem destinados às pessoas carentes de Espinosa, com todo o valor arrecadado sendo empregado para a compra de cestas básicas. 
A proeza dos nossos valorosos atletas contou com patrocínio de algumas empresas e pessoas da sociedade e também com doações de membros da comunidade espinosense. A ideia era que a cada 100 km percorridos, seriam doados um real por contribuinte ao projeto, através do PIX 38991111048, em nome de José Maria Ferreira de Souza. Os patrocinadores foram Android Digital, Célio Motos, Clinicor, Doutor Clóvis, Drogaria Minas Bahia, Fabão Turismo, Fábio, Farmácia dos Animais, Gemaq, Loja do Vagno, Marcelo Despachante, Moka Fit, Multigrãos, Pizzaria Porto, Redenorte, RGM Madeiras, Supermercado Miranda e Zé Bike.
No total, Piaba e Anderson pedalaram 800,2 km em um tempo de 45 horas e 33 minutos distribuídos em seis dias. A dupla saiu de Espinosa na tarde de 29 de janeiro, sábado, por volta das 15h30 e chegou a Salvador no dia 3 de fevereiro, quinta-feira, à tarde. Após a missão comprida cumprida, eles deixaram Salvador na noite desta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, de ônibus, com previsão de chegada em Espinosa por volta do meio-dia do sábado, dia 5. 
Gente como Márcio Ronie, o Piaba, é motivo de orgulho para nós, espinosenses, pelo seu amor ao esporte, pelas suas muitas conquistas no Jiu-jítsu e principalmente como pessoa humana comprometida com a família (esposa Martha Rejane e filhas Maitê e Meline) e com a solidariedade com os mais necessitados. Merece aplausos sua atuação em favor da meninada no seu projeto social "Campeões da Vida". Parabéns e obrigado, Piaba!
Lembrando que as contribuições ainda podem ser feitas através do PIX 38991111048, em nome de José Maria Ferreira de Souza.  
Um grande abraço espinosense.  


Fotografias: Márcio Ronie