Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

3087 - Agora é tudo ou nada nos mata-matas!

Antes de se iniciar a terceira e derradeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022, apenas três seleções haviam carimbado o passaporte para a fase seguinte de oitavas de final: o Brasil de Richarlison, a França de Kylian Mbappé e Portugal de Cristiano Ronaldo. Com duas vitórias, seis pontos ganhos e os consequentes 100% de aproveitamento, essas três equipes conseguiram atingir a meta da classificação antecipada e jogaram despreocupadamente nesta última rodada, ao contrário dos demais 29 selecionados que ainda brigavam por uma vaga na fase seguinte da competição. 

No grupo A, a Holanda confirmou o favoritismo contra o já eliminado Catar, vencendo sem dificuldade por 2 x 0, com gols de Cody Gakpo (camisa 8) e Frenkie de Jong (camisa 21). Com mais este gol, o terceiro consecutivo em jogos de Copa do Mundo, o jovem de 23 anos Gapko igualou a façanha de Johan Neeskens (1974), Dennis Bergkamp (1994) e Wesley Sneijder (2010). A Seleção Holandesa terminou em primeiro lugar no grupo e vai enfrentar os Estados Unidos, segundo colocado do grupo B. A anfitriã seleção do Catar deu adeus à competição sem pontuar e nem marcar nenhum gol, uma completa decepção. 
Na outra partida realizada no mesmo horário, 12 horas, o Senegal bateu de virada o time do Equador e conquistou a segunda vaga do grupo. A vitória africana que vale a participação nas oitavas de final após 20 anos, veio com gols de Ismaila Sarr (camisa 18), batendo pênalti com incrível categoria, e do zagueiro Kalidou Koulibaly (camisa 3). Moises Caicedo (camisa 23) marcou o gol do Equador. O Senegal, segundo colocado neste grupo, vai bater de frente com a Inglaterra nas oitavas.



No grupo B, a Inglaterra entrou em campo contra o País de Gales precisando apenas de um empate para sacramentar a classificação às oitavas. Mas o time inglês mostrou toda sua força no segundo tempo e venceu até com facilidade, pelo placar de 3 x 0, com dois gols de Marcus Rashford (camisa 11 - um de falta) e Phil Foden (camisa 20). Com este resultado positivo, o English Team ficou com a primeira colocação do grupo e irá enfrentar, nas oitavas, o perigoso Senegal. 
Em jogo cheio de simbolismo político e alguma expectativa, Estados Unidos e Irã jogaram nesta terça-feira, ao meio-dia. Em partida bastante disputada, os Estados Unidos mostraram sua melhor qualidade técnica, vencendo pelo placar mínimo, gol do astro Christian Pulisic (camisa 10) ainda no primeiro tempo. No lance do gol, o atacante americano contundiu-se no choque com o goleiro iraniano Ali Beiranvand (camisa 1), não retornando do intervalo. Na segunda etapa, com o resultado adverso que o tirava da Copa, o Irã resolveu atacar, partindo para cima na tentativa de empatar e virar o jogo, mas os Estados Unidos se fecharam bem na defesa, seguraram o placar e conseguiram a vaga para a próxima fase, onde terá pela frente a Holanda.




No grupo C, a Argentina entrou bastante pressionada em campo para enfrentar a Polônia, pois havia o risco de ser eliminada ainda na primeira fase, se perdesse a partida, mas realizou sua melhor performance na Copa. Dominou completamente e em tempo integral o jogo, anulou o atacante Lewandowski e contou com Alexis Mac Allister (camisa 20) e Julián Álvarez (camisa 9) para construir o placar de 2 x 0 que lhe deu o primeiro lugar do grupo e a vantagem de ter a Austrália como adversária nas oitavas, um rival menos qualificado. O destaque da partida foi o goleiraço Wojciech Tomasz Szczęsny (camisa 1), que brilhou fazendo uma partida extraordinária, com inúmeras defesas importantes, a maior delas a do pênalti cobrado por Lionel Messi (camisa 10) na primeira etapa. 
No embate entre México e Arábia Saudita, muita emoção e dramaticidade, pois o time mexicano brigava minuto a minuto contra os sauditas em campo, mas também contra a Polônia que enfrentava a Argentina, pois ambas as seleções brigavam pela mesma vaga com o mesmo número de pontos. O México conseguiu a vitória, por 2 x 1, mas foi eliminada por conta de um gol apenas, na disputa com a Polônia, que mesmo derrotada pela Argentina, tinha um saldo de gols melhor. Os gols foram marcados por Henry Martín (camisa 20) e Luis Chavéz (camisa 24) para o México, e Salem Al-Dawsari (camisa 10) para a Arábia Saudita. Vão voltar para casa mais cedo o México e a Arábia Saudita, esta feliz por ter conseguido a façanha de bater a Argentina, na estreia. A Polônia vai enfrentar nas oitavas a equipe da França, uma tarefa das mais difíceis.  




No grupo D, dois resultados surpreendentes, vitórias da Tunísia sobre a França e da Austrália sobre a Dinamarca, ambas por 1 x 0. A zebra Tunísia aproveitou-se de que o treinador francês Didier Deschamps resolveu poupar o time titular e os reservas entraram em campo parecendo estar com preguiça de jogar uma partida de Copa do Mundo, em que a gana de vencer é fundamental. Ganhou o jogo por 1 x 0, gol marcado por Wahbi Khazri (camisa 10). Não houve um prejuízo maior para a França, já que ela, mesmo com a derrota, classificou-se no primeiro lugar do grupo. Vai pegar a Polônia nas oitavas, uma tarefa que pode ser considerada fácil, já que o time de Lewandowski não apresentou futebol minimamente convincente até agora.
Uma das maiores decepções desta Copa certamente é a Dinamarca. O time europeu deu adeus à Copa do Catar ficando na lanterna deste grupo, com apenas 1 ponto ganho, com um empate e duas derrotas. Perdeu para a Austrália por 1 x 0, golaço de Mathew Leckie (camisa 7). A valente e determinada seleção da Oceania consegue, pela segunda vez, chegar às oitavas de final da Copa do Mundo. A primeira vez tinha sido na Copa da Alemanha, em 2006, há 16 anos. A façanha australiana lhe valerá um confronto contra um gigante, a Argentina, na próxima fase. 




No grupo E, uma overdose de emoção até o segundo final da rodada. Japão e Espanha entraram em campo em busca da classificação e depois de muitas reviravoltas com os placares seus e dos companheiros de grupo Alemanha e Costa Rica, conseguiram juntos o intento, um com a vitória e outra com o saldo de gols. Só que não foi uma meta atingida com facilidade não, muito pelo contrário. A Espanha saiu na frente, marcando com Álvaro Morata (camisa 7). O Japão estaria fora, com este resultado. Mas aí os samurais mostraram mais uma vez os seus poderes mágicos e viraram o placar para 2 x 1, com gols de Ritsu Doan (camisa 8) e  Ao Tanaka (camisa 17). O Japão, líder do grupo, com seis pontos conquistados nas espantosas vitórias sobre as gigantes Alemanha e Espanha, enfrentará a Croácia nas oitavas, enquanto a Espanha, segunda colocada, pegará o Marrocos. Destaque para Morata que marcou seu terceiro gol em três partidas, dividindo a artilharia com Valencia (Equador), Rashford (Inglaterra), Gakpo (Holanda) e Mbappé (França).
O jogo entre Costa Rica e Alemanha foi emocionante, com duas viradas de placar. A Alemanha marcou primeiro, com Serge Gnabry (camisa 10), sonhando com a classificação com a sua vitória e a derrota do Japão para a Espanha no outro jogo do grupo. Mas este sonho se dissipou rápido, pois a valente e aguerrida Costa Rica partiu para o ataque, empatando e virando o placar em 2 x1, com gols de Yeltsin Tejeda (camisa 17) e Juan Vargas (camisa 3), trazendo o sonho da classificação para si, naquele momento, eliminando Alemanha e Espanha. Mas o sonho durou apenas três minutos, pois Kai Havertz (camisa 7) marcou duas vezes ee Niclas Füellkrug (camisa 9) uma vez, colocando o número final no placar de 4 x 2. Para desânimo geral, ambas as seleções ficaram pelo caminho, eliminadas prematuramente. A Costa Rica já esperava ir embora, mas a Alemanha não. Pela segundo mundial seguido, os alemães dão adeus ainda na fase de grupos, um revés inesperado. Esta partida entrou para a história das Copas por contar com a primeira equipe de arbitragem totalmente feminina, com a francesa Stéphanie Frappart atuando como árbitra e a brasileira Neuza Inês Back e a mexicana Karen Diaz como assistentes. 




No grupo F, um confronto de alta qualidade técnica sem vencedor, mas com um se classificando e o outro dando adeus ao Catar, Croácia e Bélgica. O elogiado time belga de Thibaut Courtois (camisa 1), Romelu Lukaku (camisa 9) e Kevin De Bruyne (camisa 7) até atuou bem, fazendo sua melhor partida no torneio, mas foi insuficiente para seguir adiante. Não conseguiu furar a boa defesa croata do jovem zagueiraço Josko Gvardiol (camisa 20) e se une a Dinamarca e Alemanha na briga pelo título de maior decepção da Copa. A Croácia do craque Luka Modric (camisa 10) segurou o resultado de empate que lhe favorecia e vai bater de frente com o surpreendente Japão na próxima fase, eliminatória. 
Já o Marrocos fez bonito, batendo o já desclassificado Canadá por 2 x 1 e repetindo o feito de 36 anos atrás, quando também chegou à disputa das oitavas de final na Copa de 1986, no México. Os gols foram marcados por Hakim Ziyech (camisa 7) e Youssef En Nesyri (camisa 19). Nayef Aguerd (camisa 5), zagueiro marroquino, descontou marcando contra. Surpreendentemente, o Marrocos terminou a fase de grupos na primeira colocação, à frente de Croácia e Bélgica. Terminou invicta, com um empate e duas vitórias, uma façanha digna de aplausos. Foi a seleção, entre os chamados coadjuvantes, que mais me encantou, com um futebol organizado, competitivo e eficiente. Já fez história na Copa do Catar e ainda pode surpreender, tendo como adversário nas oitavas a Espanha. 




No grupo G, Brasil já classificado, entrou em campo com os jogadores reservas, dando ritmo de jogo aos seus atletas. Mesmo assim o Brasil mostrou sua superioridade, mesmo sem marcar no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Brasil aumentou a pressão, com o goleiro Devis Epassy (camisa 16) se transformando em herói camaronês, com várias grandes defesas. Mesmo mandando no jogo, o gol brasileiro não saiu, acontecendo sim o inesperado gol de Camarões, com o atacante Vincent Aboubakar (camisa 10). Insucessos acontecem, é o futebol. Ainda bem que perdemos em um momento em que a derrota não causa estrago nenhum. Agora é passar por cima da Coreia do Sul nas oitavas. 
Suíça e Sérvia fizeram uma partida bastante movimentada e com muitos gols. O primeiro tempo terminou em 2 x 2, com gols de Xherdan Shaqiri (camisa 23) e Breel Embolo (camisa 7) para a Suíça e de Aleksandar Mitrovic (camisa 9) e Dusan Vlahovic (camisa 18) para a Sérvia. Neste momento de intervalo, com empates nos dois jogos do grupo, estavam se classificando Brasil e Suíça. Mas a Suíça queria a vitória e fez mais um gol, com Remo Freuler (camisa 8), um golaço. Com a classificação confirmada, agora a Suíça irá enfrentar o time do astro Cristiano Ronaldo, Portugal.  




No grupo H, Portugal entrou em campo já classificado para enfrentar a Coreia do Sul que precisava desesperadamente da vitória para seguir adiante. Mas logo no início do jogo, Ricardo Horta (camisa 21) marcou para Portugal. O zagueiro Kim Young-Gwon (camisa 19) empatou para a Coreia do Sul. Com este resultado de empate, estariam classificados Portugal e Uruguai, este naquele momento vencendo Gana. Mas aí a zebra apareceu de novo no Catar. Nos acréscimos, após excelente jogada do craque Son Heungmin (camisa 7) em um contra-ataque espetacular, Hwang Hee-Chan (camisa 11) marcou e fez acontecer mais um resultado surpreendente na Copa, vencendo Portugal e eliminando o bicampeão Uruguai.  
No embate entre Gana e Uruguai realizado no mesmo horário, 12 horas, muita emoção, pois a ambos só interessava a vitória. E o Uruguai que vivia situação complicada, sem nenhum gol marcado e apenas um ponto ganho na competição, viu a coisa tornar-se pior ainda com a marcação de um pênalti contra si aos 20 minutos. Foi o 14º pênalti marcado na Copa. Para alívio geral dos uruguaios, o goleiro Sergio Rochet (camisa 23) defendeu a cobrança do atacante ganês André Ayew (camisa 10). Foi o quinto pênalti perdido na Copa. Como castigo para Gana, logo depois, aos 25 minutos, o Uruguai marcou o seu gol com o craque do Flamengo Giorgian de Arrascaeta (camisa 10). Seis minutos depois, ele de novo aumentou o placar para 2 x 0, com um chutaço de primeira, tornando-se o grande destaque da partida. Ia dando tudo certo para o selecionado celeste, mas aí, no finalzinho, ocorreu o desastre. A Coreia do Sul marcou seu segundo gol contra Portugal e, por estar empatada em pontos com o Uruguai mas com número maior de gols marcados, quatro contra dois, ficou com a segunda colocação, decretando a despedida precoce de mais um gigante do futebol mundial, como ocorreu com Alemanha e Bélgica. Como a partida da Coreia e Portugal terminou antes, os coreanos ficaram um tempinho de olho colado nos celulares aguardando o término do jogo do Uruguai e Gana para finalmente soltarem a alegria pela importante conquista de seguir adiante na Copa. Portugal, líder do grupo, vai enfrentar a Sérvia Suíça, enquanto o vice-líder Coreia do Sul vai encarar o favorito Brasil de Tite.    




Terminada a fase de grupos, são esses os artilheiros da Copa, com três gols cada: Enner Valencia (Equador), Kylian Mbappé (França), Álvaro Morata (Espanha), Cody Gakpo (Holanda) e Marcus Rashford (Inglaterra).

Confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo 2022:

O1: Holanda x Estados Unidos - sábado, 3 de dezembro, às 12h
O2: Argentina x Austrália - sábado, 3 de dezembro, às 16h
O3: Japão x Croácia - segunda, 5 de dezembro, às 12h
O4: Brasil x Coreia do Sul - segunda, 5 de dezembro, às 16h
O5: Inglaterra x Senegal - domingo, 4 de dezembro, às 16h
O6: França x Polônia - domingo, 4 de dezembro, às 12h
O7: Marrocos x Espanha - terça, 6 de dezembro, às 12h
O8: Portugal x Suíça - terça, 6 de dezembro, às 16h

Ao contrário de alguns que comemoram a desclassificação precoce das grandes seleções, o que facilitaria o caminho do Brasil no torneio, torço para que os melhores times e os maiores craques cheguem mais longe nas fases da Copa do Mundo, tão somente por querer ver na disputa final o que há de melhor no mundo, aficionado que sou pelo futebol-arte. E se o Brasil tiver que ser Hexacampeão, e acredito que será, nada mais bonito e justo que suplantar os mais capacitados adversários, com suas estrelas e bons elencos. Vencer os mais fortes é muito mais gostoso e reconfortante. Quero ver o Brasil nas fases finais vencendo gigantes como Argentina, França, Espanha, Inglaterra, Portugal, e não zebras como Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Marrocos ou Austrália. Quero ver duelos de craques, Messi contra Cristiano Ronaldo, Neymar contra Mbappé, Harry Kane contra Gavi, por exemplo. Eu amo o futebol, muito mais que a Seleção Brasileira. Por isso, quero ver em campo os melhores do mundo, com o Brasil superando todos eles com habilidade, força, técnica, determinação e competência, sempre dentro da ética e das regras do jogo, sem manobras desonestas extracampo ou erros de arbitragem.  
Um grande abraço espinosense.

3086 - Morreu Neca Cardoso

O mês de dezembro, que sempre nos traz alegria, esperança e paz através das comemorações do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, começou com uma triste notícia, o falecimento do senhor Manoel Cardoso de Sá. Tratado carinhosamente como Neca, Sêo Manoel sempre foi este nosso conterrâneo apreciado pela comunidade espinosense pela sua conduta ilibada e por sua constante alegria e gentileza no trato com as pessoas. Construiu uma família numerosa e bastante unida no amor.
Se não me falha a memória, encontrei-me com Sêo Neca Cardoso pela última vez há um bom tempo, em Espinosa, quando ele batia papo com suas filhas no barzinho de Cleonice, "Encontro dos Amigos", na Avenida Dr. José Cangussu. Ao cumprimentá-lo, ele me chamou de Quinha, como quase sempre fazia, confundindo meu nome com o de um amigo. Tenho por ele grande carinho, respeito e consideração, e estou triste pela sua partida.
Quero aqui externar, à esposa, aos filhos, netos e demais familiares, o meu sincero sentimento de pesar pelo falecimento de Sêo Neca, e rogar ao Criador para que lhes conforte neste difícil momento da vida, concedendo-lhes a força, fé e resignação necessárias para compreender e aceitar os desígnios divinos.
Que o digno, honrado e amável gigante Neca Cardoso descanse na mais completa e merecida paz após a missão cumprida na caminhada terrena!    
O velório está acontecendo no Salão de Condolências Dejan e o sepultamento será realizado às 18 horas no Cemitério Horto da Paz, o novo em Espinosa. 
Um grande abraço espinosense.