Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

2812 - Um alerta óbvio e sombrio sobre o futuro do planeta Terra

Os sinais das mudanças climáticas são amplamente perceptíveis em vários lugares do planeta, mas radicais ignorantes negacionistas insistem em não abrir os olhos e entender que o futuro está em risco, se não para esta nossa geração especificamente, certamente para as gerações vindouras. Os estragos provocados na Natureza pelo bicho homem a cada dia, fatalmente nos levarão ao caos e à destruição, pois não se enganem, a Natureza nunca perde. A Mãe Natureza se renova, se movimenta e se transforma, ao contrário dos seres vivos, que podem simplesmente desaparecer, assim como ocorreu com os dinossauros.



Não à toa, é um dinossauro quem estrela um vídeo divulgado pelo PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU criado em 1965 e que trabalha principalmente pelo combate à pobreza e pelo desenvolvimento humano, com um duro e necessário apelo às autoridades mundiais para que não ignorem as mudanças climáticas e que realizem todo o possível para garantir a sobrevivência do planeta e dos seus trilhões de habitantes das mais variadas formas vivas. O vídeo foi divulgado agora às vésperas da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP26, evento que pretende discutir o futuro da Humanidade.
Infelizmente, as mudanças climáticas atingem diretamente a Economia, causando danos maiores às populações menos favorecidas, aumentando ainda mais a injustiça social e a desigualdade entre as pessoas. Torna-se então imprescindível que as nações, especialmente a nossa, se dediquem com afinco e seriedade na busca do atingimento dos compromissos assumidos na luta contra a destruição do planeta. O Brasil tem que agir com firmeza e seriedade no combate ao desmatamento, às queimadas, à poluição dos rios e lagos, às emissões de gases estufa etc. 
Espero que os poderosos senhores comandantes das nações exercitem a reflexão, a sensatez, o discernimento, a sabedoria e a responsabilidade de salvar o planeta e toda a vida deste belo mundo. 
Um grande abraço espinosense.