Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

3947 - Um abençoado Natal e um maravilhoso 2026 a todos!

Chegou o Natal! O dia em que o mundo inteiro celebra o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas tem quem ignore, despreze ou desfigure esta data tão importante para os verdadeiros cristãos. No capitalismo, para divertir a meninada, homenagear o generoso São Nicolau e incrementar o comércio, criou-se a figura lendária do Papai Noel, um velhinho gorducho e simpático que aparece uma única vez no ano pilotando com maestria e perícia o seu trenó puxado por renas voadoras para trazer presentes e afagos às inocentes crianças. Ho, ho, ho! E tem até adulto que acredita nele. E outros que indecorosamente trocam de vermelho para azul as suas vestes, simplesmente por picuinha política.
O dia 25 de dezembro é para se comemorar a vida e o nascimento do Menino Jesus. E, de preferência, em casa, com a família reunida em paz e harmonia. É um momento de muita importância para que as pessoas todas reflitam sobre seus desempenhos diários nesta imprevisível caminhada terrena. Tempo de olhar para trás e revisitar pensamentos e atitudes, decisões e condutas na relação com os demais habitantes deste lindo e esférico planeta. É hora de examinar em detalhes se tudo o que Jesus Cristo nos ensinou em suas ações e parábolas descritas na Bíblia, está sendo praticado com justiça, amor e paz. É época de meditação e exercício do discernimento. E de correção de rota. E de mudança de conceitos. Se a nossa vida até agora está fundamentada no ódio, na mentira, na violência, no preconceito, na arrogância, na desumanidade, é tempo de renascer em Cristo, aquele que morreu por nós para salvar-nos do pecado.
Sim, é preciso falar de Deus. Importante. Mas muito mais necessário e substancial é viver integral e verdadeiramente os seus ensinamentos de amar o próximo e a si mesmo. E o próximo não é só a nossa mãe, o nosso pai, os nossos irmãos, a nossa esposa, os nossos filhos e os nossos parentes não! É também o inimigo, o adversário no futebol e na política, o crente de outra religião, o mendigo, o drogado, o criminoso, o bêbado, o doente, o miserável. É de Jesus o chamado para que TODOS sejam amados com todo fervor e humildade.
Que todos nós, neste NATAL, aniversário de JESUS CRISTO, possamos refletir, encontrar a luz divina e nos transformar em seres humanos melhores e mais decididos a viver plenamente a Palavra de Deus! E que esta descoberta nos permita ter saúde e discernimento para usufruirmos inteiramente felizes e iluminados as dádivas que certamente virão no ano de 2026! Que assim seja!



Uma das mais lindas músicas referentes ao Natal foi escrita em 1932 pelo baiano de Santo Amaro, José de Assis Valente, grande compositor. Perto do Natal, melancólico e desiludido com a pobreza de muitas crianças que nunca tinham a chance de receber um presente sequer do Papai Noel, ele compôs a belíssima música "Boas Festas", também conhecida como "Anoiteceu". Na letra, o infeliz e subestimado artista traduziu sua insatisfação com o velhinho que nunca aparece para trazer o tão esperado presente de Natal. Genial!
Outra música que tem relação com o Natal é da banda paulista de Punk Garotos Podres, que com toda sua irreverência fez uma crítica pesada ao personagem criado para alegrar as crianças. A música "Papai Noel, Velho Batuta" virou até caso de polícia, pois recentemente os integrantes da banda foram denunciados por um extremista pelo teor da canção lançada em 1985, há inacreditáveis 40 anos. Inacreditável a situação.  
Um grande abraço espinosense.

  


BOAS FESTAS
Assis Valente

Anoiteceu
O sino gemeu
E a gente ficou
Feliz a rezar

Papai Noel
Vê se você tem
A felicidade
Pra você me dar

Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel

Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem
Oh, anoiteceu