Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

2059 - Professores, luz do mundo!

Neste dia 15 de outubro se comemora mais um Dia do Professor. Como se um dia só bastasse para homenagear completamente este profissional responsável pela luz no mundo, pela  perpetuação do saber e pelo direcionamento dos alunos no caminho do bem e da sobrevivência neste mundo de competição acirrada por dinheiro e poder. 
Ser Professor não é só praticar uma função circunscrita, metódica, rotineira, banal. É muito mais que uma grande tarefa. Ser Professor é criar o futuro, é moldar personalidades, é despertar paixões, é descobrir talentos, é encaminhar habilidades, é aperfeiçoar mentes e caracteres, é instigar os indivíduos a espalharem para o mundo o que eles têm de melhor dentro de si. Para se fazer justiça, Professor teria que ser o mais bem remunerado dos profissionais de quaisquer áreas do saber humano. É a partir do seu trabalho que se constrói o futuro da humanidade. Portanto, a eles todos, desde os mais capacitados, que dão o seu suor nas melhores universidades do mundo, aos guerreiros que matam um leão por dia nas escolas mais distantes da zona rural do interior do país, o meu carinho, reconhecimento e respeito.
Não poderia deixar de agradecer aos Mestres que me direcionaram no caminho do saber e do gosto pela educação. O meu agradecimento eterno a Dona Nair Meira, Dona Dozinha, Dona Edith Silveira, Dona Elza Barbosa, Dona Araci Sepúlveda, Lauro Mendes, Durvalino, Betão, Maurílio Ribeiro, Carlos Cruz, Dona Célia, Dona Lúcia Tibo e outros grandes profissionais da educação que me fizeram tornar um ser humano melhor. Meus agradecimentos também aos Mestres que cuidaram tão admiravelmente da educação dos meus filhos, em especial aos do Cefloc - Centro Educacional Florisvaldo Lopes Cruz.  
Assim é que neste dia, na tentativa de homenagear a todos os professores do mundo inteiro através de uma única pessoa, venho saudar uma profissional de extrema competência entre tantas outras de Espinosa, que conquistou há pouco o direito à aposentadoria. Ela que, além de professora, foi diretora de escola e fez, sem a menor dúvida, imensa diferença na percepção de mundo de muitos dos seus alunos. O meu carinho, respeito e consideração pela professora Isabel Cristina Muniz. Que Deus a abençoe e à sua família nesta nova etapa da sua vida, após anos e anos de dedicação aos seus alunos. 
Um grande abraço espinosense.