Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

3021 - Saúde e longa vida, gênio Caê!

O tempo não para! Uma geração de gênios da música está se "octogenariando" nesses tempos sombrios da atualidade. Ícones da música comemoraram seus 80 anos de vida e de arte nos últimos tempos (ou ainda irão celebrar isso em breve), casos de Paul McCartney, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Carole King, Graham Nash, Roberto Carlos, Mílton Nascimento, Flora Purim, Brian Wilson, Barbra Streisand, Paulinho da Viola e ontem, 7 de agosto, foi a vez de o genial Caetano Emanuel Teles Veloso (Santo Amaro da Purificação (BA), 7 de agosto de 1942) receber os cumprimentos por esta data tão especial. Se ainda estivessem por aqui, estariam celebrando também seus 80 anos a Aretha Franklin, o Lou Reed, a Nara Leão, a Clara Nunes, o Jimi Hendrix, o Brian Jones, o Tim Maia, o B. J. Thomas e o Dominguinhos. 



Caetano é eclético, diversificado, um ser iluminado com múltiplos talentos. Tudo o que se propõe a fazer, é feito com absoluta qualidade, seja na música, no cinema, na literatura, na vida. Chegar aos 80 anos ativo e produtivo é para poucos. E ele não se cala jamais contra as injustiças e os absurdos deste nosso país. Sempre se posicionou contra a ditadura militar brasileira e a favor da defesa da Natureza e dos irmãos menos favorecidos, usando do seu enorme prestígio para se posicionar sem medo de represálias. Caetano é um ser mutante e provocador, às vezes bastante polêmico, mas que nunca perde suas convicções e princípios desde a infância em Santo Amaro sob os cuidados de Dona Canô. O que jamais veremos nele será um artista acomodado e com medo de estimular a sociedade a pensar, refletir, discutir sobre a injustiça social em que vivemos, lamentavelmente.   
Ontem, domingo de 7 de agosto de 2022, ele, a irmã Maria Bethânia e seus três filhos Moreno, Zeca e Tom, foram os protagonistas de um show íntimo gravado no palco da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, intitulado "Especial Caetano Veloso 80 anos", transmitido ao vivo e simultaneamente no Globoplay e no Multishow.



Caê é gênio da música, um sujeito "Divino Maravilhoso" dotado de uma "Força Estranha" e que brilha "Desde Que o Samba é Samba". Seu "Trem das Cores" parte "Atrás do Trio Elétrico" sobre os "Trilhos Urbanos" sempre cheio de "Alegria, Alegria", saindo de "Sampa" ou de "Qualquer Coisa", levando "O Leãozinho", a "Tigresa" e "Um Índio" para a "Linha do Equador" sob a "Luz do Sol". Isto é "Beleza Pura", "Baby"! Não há "Outras Palavras" para "Esse Cara" "Super Bacana", "Muito Romântico" e de "Coração Vagabundo". Então afaste "O Ciúme" "Fora da Ordem", fique "Odara" e "Não Enche", "Homem" "Não Identificado" de "Podres Poderes"!  
Quando Caetano canta, meu coração se acalma, preenchido de paz, gozo e encantamento, sempre!  
Saúde e vida longa, Caetano! E obrigado por tudo!
Um grande abraço espinosense.