Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 5 de outubro de 2021

2796 - Formatura de Laisa Tolentino

Que maravilha! Esses últimos dias tem sido só de notícias auspiciosas vindas de Espinosa no âmbito da Educação. Houve premiação de algumas escolas espinosenses em projeto educacional do estado de Minas, houve lançamento da pedra fundamental de uma nova universidade em Espinosa e agora há pouco tomei conhecimento da formatura de uma jovem e dedicada estudante de família tradicional da nossa cidade.
Filha de Maria de Lourdes Tolentino e de Waldeir Thadeu Tolentino, a jovem Laisa Maria Lima Tolentino conquistou a grande vitória da sua colação de grau no curso de Medicina neste início de outubro em Montes Claros.
Aos pais Lourdes e Waldeir, os parabéns pelo apoio incondicional à filha no caminho do conhecimento.
À bela jovem Laisa, agora médica, mais uma profissional oriunda da nossa Espinosa, o nosso orgulho e o desejo de que sua vida pessoal e profissional seja repleta de sucesso, felicidade, realizações e muita alegria, sempre com a atitude com seus pacientes baseada na ética, na dignidade, no respeito e no carinho.
Seja feliz na profissão escolhida! E que tenha prazer e sucesso na divina tarefa de cuidar de gente! Parabéns e boa sorte!
Um grande abraço espinosense. 




2795 - Escolas de Espinosa são premiadas no projeto "Escola Transformação"

A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais-SEE-MG, criou uma bela iniciativa de premiação, o "Escola Transformação", "que tem como objetivo reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino, obtendo os melhores resultados e maiores evoluções no Índice Escola Transformação (Inest). A escola reconhecida pode receber de 100 mil a 300 mil reais, dependendo das etapas de ensino premiadas. Nesta segunda edição do "Escola Transformação", 350 prêmios foram distribuídos para 291 escolas. Dessas, 237 foram premiadas em apenas um nível de ensino, 49 escolas foram premiadas em dois níveis e 5 agraciadas em três níveis de ensino".
"São R$ 100 mil para cada um dos 350 prêmios, divididos em duas categorias. A categoria 1 é destinada a escolas com maiores pontuações no Índice Escola Transformação (Inest-2). Nesta categoria, foram 30 prêmios para escolas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, 60 para unidades de ensino que oferecem os anos finais do ensino fundamental e outros 60 prêmios para unidades de ensino que ofertam o ensino médio. Já na categoria 2, foram premiadas as unidades de ensino com maiores variações percentuais positivas entre o Inest 1 – que leva em consideração os resultados da Avaliação Diagnóstica - e o Inest 2. Foram distribuídos 40 prêmios para os anos iniciais do ensino fundamental, 80 para unidades de ensino dos anos finais do ensino fundamental e mais 80 do ensino médio."
"Para a execução do recurso recebido, as unidades de ensino contempladas receberão um portfólio de projetos pedagógicos, contendo um conjunto de ações que poderão ser realizadas, de acordo com a legislação vigente, e deverão selecionar, com anuência do Colegiado Escolar, as iniciativas que desejam implementar na escola." Fonte: https://www2.educacao.mg.gov.br.
Em Montes Claros, foram premiadas as escolas E. E. Dom João Antônio Pimenta e E. E. Francisco Sá na categoria 1, nos anos iniciais do ensino fundamental. Ainda nesta categoria 1, mas nos anos finais do ensino fundamental, foi premiada a nossa escola E. E. Professora Joana Porto. Na categoria 2, nos anos finais do ensino fundamental, foram premiadas, em Monte Azul, a E. E. Tancredo Neves, e em Espinosa, as escolas E. E. Santos Dumont e E. E. Manoel dos Santos.
Parabéns a todos os servidores que controem a cada dia a Educação espinosense, especialmente a estes educadores que mereceram esta premiação tão importante para suas escolas e alunos. O meu carinho, respeito e aplauso!
Um grande abraço espinosense.



2794 - Mais Educação para Espinosa. Viva!

Educação é fator fundamental para o desenvolvimento de qualquer cidade, estado, país. E a grande possibilidade para todo e qualquer cidadão de crescer como ser humano e alcançar melhores condições de vida para si e sua família. Além de ser direito sagrado garantido na Constituição do nosso Brasil, é imprescindível que todos os brasileiros, de todas as camadas sociais, tenham acesso amplo, livre e democrático à Educação de qualidade. Mais e mais investimentos devem ser alocados por todos os governos, bem como da iniciativa privada, para que nossas crianças e jovens tenham acesso facilitado à Educação, fator de mudança extremamente positiva em suas trajetórias futuras. 
Por isso hoje estou radiante de alegria, por ter tomado conhecimento há pouco da futura chegada à nossa Espinosa da universidade Favenorte. O Instituto Superior de Educação Verde Norte (Favenorte) é uma instituição de ensino superior de propriedade do atual prefeito de Mato Verde, o professor e empresário Oscar Lisandro Teixeira. Em funcionamento desde 2003, com campi em Mato Verde e Porteirinha, a instituição educacional oferece cursos na modalidade de licenciatura, bacharelado e pós-graduação, além de cursos técnicos a estudantes de toda a região Norte-Mineira.
Ontem, segunda-feira, 4 de outubro de 2021, foi realizada concorrida cerimônia de lançamento da pedra fundamental das instalações da Favenorte na nossa Espinosa, com sede na Rua José Gomes Júnior, dentro do condomínio Jardins do Lago. Inicialmente implantando o curso de Direito, com a perspectiva de ampliação do número de cursos muito em breve, a futura sede da Favenorte homenageará em sua denominação a saudosa e querida professora e catequista Célia da Silva Castro, em reconhecimento ao seu importante trabalho em prol da Educação espinosense. 
No evento de lançamento da pedra fundamental, estiveram presentes os prefeitos de Espinosa e Mato Verde, Mílton Barbosa Lima e Oscar Lisandro Teixeira, respectivamente, a filha da homenageada Dona Célia, a senhora AlexSandra Castro, e ilustres cidadãos e autoridades locais.
Viva a Educação! 
Um grande abraço espinosense. 


Imagens de Wagner Oliva.