Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 26 de maio de 2020

2421 - A importância do Abraço

Dia desses foi Dia do Abraço. Mas que dia não é dia do abraço? Que dia não é dia de amar os seres humanos como a nós mesmos? Que dia não é dia de amar as pessoas como se não houvesse amanhã? Que dia não é dia de espalhar carinho, exercer a solidariedade e praticar a empatia? Que dia não é dia de saudar e agradecer a vida, dádiva maior que Deus nos deu?
Nesse triste cenário de separação e afastamento forçado das nossas pessoas mais amadas, por conta da pandemia do Coronavírus que afeta o mundo inteiro, os abraços foram praticamente banidos da nossa convivência diária. Mas se os abraços não podem nem devem ser realizados temporariamente, o amor e o carinho continuam firmes e fortes. E os abraços virtuais podem ser realizados sem moderação. Foi com essa ideia na cabeça que o cantor e compositor baiano Del Feliz lançou uma nova versão de sua canção "Pra Gente Se Abraçar", para divulgar o projeto "São João na Rede", uma série de lives a serem realizadas no período junino, já que os shows estão proibidos de acontecer no momento, por conta do isolamento social. O projeto foi idealizado por Climério de Oliveira e o clipe conta com a participação especial de Elba Ramalho, que canta ao lado de Del, e com imagens de vários artistas nordestinos, como Gilberto Gil, Lucy Alves, Margareth Menezes, Waldonys, Tom Oliveira, Flávio José, Genival Lacerda, entre outros.
Para quem não conhece, o cantor e compositor Del Feliz Ramos de Oliveira Santos nasceu no povoado de Barreiros, na cidade baiana de Riachão do Jacuípe. Influenciado pela mãe e pelos tios amantes da música, tornou-se um artista popular e devoto do Forró. Na vida, fez de tudo um pouco até se transformar em músico reconhecido. Foi catador de lixo, radialista, feirante, ajudante de pedreiro, ajudante de padeiro, pintor, faxineiro, diarista, balconista, fotógrafo, administrador, camelô. Mas jamais desistiu e conseguiu se firmar na carreira de músico, já tendo lançado 19 CDs e 3 DVDs, chegando a participar do programa The Voice Brasil, da TV Globo.
Se a gente não pode se abraçar em pele, carne e osso, que seja virtualmente, mas jamais deixando de construir e aproveitar dos prazerosos contatos carnais e amorosos. Viva o Abraço e viva o Forró!
Um agradecimento especial à minha querida amiga e ex-colega de trabalho, Regina Oliveira Magalhães, que me enviou o vídeo.
Um grande abraço espinosense.