Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

2250 - Desfile da Independência nos anos 90 em Espinosa

Nada mais revigorante que um saudável retorno ao passado! Muita gente, com um pouquinho de atenção, poderá se enxergar nas velhas imagens que consegui do desfile da Independência do Brasil realizado no dia 7 de setembro de 1990 em Espinosa. As antigas imagens em VHS que me foram fornecidas pelo meu amigo-irmão Carlos Sebastião Ferreira, o Tiãozinho, foram digitalizadas e nos mostram crianças, jovens e adultos participando de uma das mais importantes e comemoradas datas cívicas do país.
Entre tanta gente, pude reconhecer algumas. As crianças Isabella, filha de Zenaide e Tiãozinho; Vívian, filha de Gildete e Wanderley; Neto, filho de Nair e Murilo; e Gabriela, filha de Solange e Fernando César; minha sobrinha Nívea Betânia; a porta-bandeira Aleandra; as professoras Terezinha, Rita de Cássia, Violeta e a saudosa Dulce; o nosso querido e famoso Chico do Avião; Geraldo policial; os integrantes da fanfarra Naneza, Racini, Rogério e Gibão; os ilustres senhores e senhoras no palanque: João Batista, Seu Ozorino, Adinis Ramos, Osmar, Fernando César, Zezito Alckmin, Jaci Salviola, Tarcísio Silveira, Gileno Silveira, Dona Marília, Dona Dozinha com seu filho Bill, o saudoso Nivaldo Faber e o ex-prefeito Florindo Silveira (Betão), entre outros.
Um fato que me chamou bastante a atenção e que me surpreendeu muito positivamente foi a preocupação, já naquele ano de início dos anos 90, com o Meio Ambiente, com a defesa da Natureza, com a conscientização dos pequenos alunos, sobretudo pelos professores da Escolinha Pingo de Gente. Merece aplausos efusivos tal atitude!
Espero que a comunidade espinosense possa reviver o passado com essas imagens de 29 anos atrás e que muitos meninos e meninas, que talvez hoje já sejam pais e mães, possam se rever quando jovens e relembrar os bons tempos vividos.   
Um grande abraço espinosense.