Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 13 de maio de 2023

3206 - Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em Espinosa

Foram realizados nos recentes dias em Espinosa, os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), na sua etapa municipal, colocando em ação estudantes de várias escolas da cidade na prática de esportes como futsal, voleibol, handebol e basquetebol.
"Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) é o maior programa esportivo-social do país, ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) por meio da Subsecretaria de Esportes e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), com a execução sendo de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). Os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos." (Fonte: http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/).
Nos últimos dias, com o Ginásio Poliesportivo Mateus Salviola Antunes lotado, os alunos mostraram toda sua energia, entusiasmo e capacidade, defendendo suas escolas na competição, com total apoio de diretores e professores, bem como da Secretaria de Esportes da Administração Mílton Barbosa Lima, capitaneada pelo dinâmico desportista Wagner Oliva. A etapa municipal encerrou-se na sexta-feira, dia 12 de maio, com os campeões que irão representar a cidade de Espinosa na etapa seguinte, microrregional, que será realizada na cidade de Janaúba (MG) entre os dias 12 a 18 de junho de 2023. A SRE Janaúba engloba os municípios de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, Serranópolis de Minas e Verdelândia.
Estas são as escolas espinosenses campeãs que irão disputar a fase microrregional:    
Futsal Masculino I: Dom Lúcio Antunes de Souza
Futsal Masculino II: Joaquim de Freitas
Futsal Feminino I: Joaquim de Freitas
Vôlei Masculino II: Joaquim de Freitas
Vôlei Feminino II: Betânia Tolentino Silveira
Handebol Feminino I: Cefloc-Centro Educacional Florisvaldo Lopes Cruz 
Basquete Masculino II: Betânia Tolentino Silveira
Parabéns a todos os envolvidos nesta tão benéfica iniciativa pública que integra pais, alunos, professores, diretores, servidores municipais e autoridades, todos irmanados na busca da melhoria do cenário educacional do país. Congratulações aos estudantes campeões e boa sorte na próxima etapa!
Um grande abraço espinosense.

OBS: Imagens de Wagner Oliva, Jornal de Espinosa.