Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

3400 - Uma bofetada musical na cara dos fariseus

Uma jovem paraense de 28 anos está começando a se tornar uma estrela da música brasileira. Aymeê Rocha foi descoberta pelo grande público há poucos dias, depois que uma canção de sua autoria viralizou na Internet. Nascida em lar musical e evangélico em que a mãe é apaixonada por dança, a menina começou a dançar com uns sete anos, a compor com onze e a tocar violão com catorze. A cantora gospel lançou sua primeira canção autoral em 2022, em clipe gravado em Belém do Pará. Mas o sucesso estrondoso que cresce a cada instante veio agora há pouco, após se classificar para a final da primeira competição musical gospel do país denominada "Dom Reality". 



Na segunda edição do projeto realizado pela EAD UniCesumar, cuja final teve transmissão gratuita ao vivo no canal do YouTube da instituição educacional, a cantora paraense chegou à final em disputa com outros cinco concorrentes, entre eles Anderson Feitosa, Gabriel Leão, Paula Pires e Thais Ávila, mas não conseguiu vencer a campeã Nivea Izabella, que ganhou o prêmio da competição musical: um contrato de distribuição de cinco anos com a Universal Music, a produção de três músicas assinadas por Junior Papalia, um contrato de gestão de carreira artística com Paulo Alberto e uma bolsa de estudos 100% de um curso da EAD Unicesumar. Mesmo com a derrota, a jovem chamou a atenção e conquistou a admiração e o carinho do público por suas boas canções e pelas suas bonitas voz e interpretação. A música que desencadeou toda esta exposição na mídia é "Evangelho de Fariseus", onde ela critica na letra a destruição da Amazônia, o descaso com os irmãos necessitados, os falsos cristãos que não praticam os mandamentos, enganam os ingênuos fieis com promessas vãs e se apegam ao dinheiro, fechando os olhos para os verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo. Alguns dos versos da sua canção também denunciam casos de pedofilia, prostituição e tráfico de órgãos na Ilha de Marajó, fatos que estão sendo investigados para confirmação ou não da veracidade dos crimes cometidos contra crianças. Confirmados os delitos, que seja feita a Justiça com a punição exemplar dos culpados.
A música "Evangelho de Fariseus" está "bombando" nas redes, aumentando sobremaneira o número de seguidores da cantora e compositora em suas páginas na rede de computadores, repercutindo até entre pastores e fieis, alguns incomodados com as muitas verdades explicitadas na letra, o que é ótimo, pois escancara para muitos ingênuos e fanáticos a podridão que impera em muitas igrejas brasileiras em que a Palavra de Deus é utilizada vergonhosamente para o enriquecimento de charlatães desonestos e hipócritas.
Acredito que a repercussão do trabalho da garota evangélica só tende a explodir e aumentar no universo da música, transformando-a em um fenômeno de sucesso estrondoso. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.

   



EVANGELHO DE FARISEUS
Aymeê

Fazemos campanhas pra nós mesmos
Eventos pra nós mesmos
Estocamos o maná para nós
Oramos por nós e pelos nossos
O Reino virou negócio
O dízimo importa mais do que os corações

Enquanto Ele tá querendo
Quem nós nem pensamos ou nos preocupamos
Oramos errado há séculos
Dias, horas e anos
Nos afastamos

Ah, um Evangelho de fariseus
Cada um escolhe os seus
E se inflamam na bolha do sistema
Ah, enquanto isso, no Marajó
O João desapareceu
Esperando os ceifeiros da grande seara

A Amazônia queima
La-ra-ra
Uma criança morre
La-ra-ra
Os animais se vão
La-ra-ra
Superaquecidos pelo ego dos irmãos

Um Evangelho de fariseus

Estamos apodrecendo o corpo de Cristo
O sangue não tá circulando
O sangue tá coagulando
Estamos no ápice da nova era
E a falsa Noiva se rebela
Contra o Noivo que espera ver um caráter cristão

Ah, um Evangelho de fariseus
Cada um escolhe os seus
E se inflamam na bolha do sistema
Ah, enquanto isso, no Marajó
O João desapareceu
Esperando os ceifeiros da grande seara

La-ra-ra
Um Evangelho de fariseus
La-ra-ra
Um Evangelho de fariseus
La-ra-ra
Um Evangelho de fariseus
La-ra-ra

Centenário de Espinosa - Postagem 94

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Aproximando-se o dia da comemoração do nosso Centenário de emancipação política, alguns de nós, espinosenses, estamos tentando passar algumas informações relevantes aos mais jovens, talvez ainda desinformados sobre a nossa rica e interessante história. Quem faz um magnífico trabalho com sua página "facebookiana" "Espinosa Centenária" é a dupla "resineira" Rita de Cássia e Greyce Tatiane, filhas de Sêo Vavá e Dona Noeme, que nos apresentam constantemente fatos históricos relevantes e justas homenagens a figuras ilustres da nossa Espinosa. Para acessar a página no Facebook e descobrir mais e mais sobre a nossa cidade e nosso especial povo, o endereço é "Espinosa centenária". 
A série recém terminada sobre as nossas grandes matriarcas foi maravilhosa, tão porreta que vou publicar também aqui as fotografias das nossas ilustres e gigantes mulheres espinosenses, gentilmente cedidas a mim por Rita. Para complementá-la, a série, vou falar aqui de uma espinosense adotada, também quase centenária.
Joana Maria de Souza, tratada carinhosamente como Dona Nininha, nasceu na cidade baiana de Jacaraci, no dia 6 de setembro de 1929, filha de Manoel Otaviano de Souza e Izaurisa Francisca de Souza. Casou-se com o senhor Moacir Alves Martins e desta união vieram os seis filhos: Fátima, Dilermando ("Dego"), Manoel ("Nenzinho"), Silene ("Lena"), Cléa Márcia e Sebastiana ("Sé"). São 94 anos de idade, 14 netos e 4 bisnetos. 
Dona Nininha vive em Espinosa, cidade que adotou como sua, há mais de 60 anos, construindo sua família com dedicação e resiliência, superando os mais difíceis obstáculos e vicissitudes da vida sem jamais perder a serenidade, o entusiasmo e a fé. 

Joana Maria de Souza (Dona Nininha), 94 anos

Maria José Antunes Lima, 94 anos

Benvinda Silveira Ribeiro (Dona Vina), 95 anos

Maria Silveira Tolentino (Dona Lia), 96 anos

Maria Aparecida Coelho Prates (Dona Ida), 94 anos

Azeli Cruz Tolentino (Dona Zeli), 92 anos

Corina Caldeira da Cruz, 99 anos

Noeme Gonçalves Cruz, 91 anos

Iracema Castro Tolentino (Dona Preta), 90 anos

Maria Tibo Cardoso, 98 anos

Maria Senhora de Jesus Dias, 90 anos

Neusa Sepúlveda Rocha, 91 anos

Obviamente que existem dezenas ou centenas de outras dignas e notáveis figuras femininas de Espinosa se aproximando dos 100 anos de idade que mereciam também estar aqui recebendo homenagens, mas para isso teríamos que receber informações completas de todas elas, o que é impossível no momento. Que as que aqui não apareceram, também se sintam apreciadas, reconhecidas e homenageadas.  
Essas intrépidas, determinadas, batalhadoras, resilientes e amorosas mulheres, bem como muitas outras mais em nossa Espinosa, precisam ser valorizadas e reconhecidas pelas suas fundamentais ações em defesa da nossa comunidade e do nosso desenvolvimento, exemplos positivos que são para as novas gerações. Que Deus as proteja com sua infinita bondade e amor! 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.

3399 - Pathy e Duda iniciam a temporada como quase sempre: Campeãs!

O seguido acúmulo de compromissos nos últimos dias, mesmo para um modesto aposentado, impediu-me de vir aqui anteriormente para registrar e saudar as craques do Vôlei de Praia Pathy e Duda por mais uma importante conquista em quadra. O ano esportivo da categoria não poderia ter iniciado melhor para a nossa gigante e talentosa conterrânea e sua fiel parceira. Na abertura do calendário do ano de 2024, na 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Top 16 realizada no final de semana passado, entre os dias 21 e 25 de fevereiro, no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande (MS), a dupla espinosense-aracajuense fez bonito como sempre, vencendo na partida final a dupla Vitória e Hegê por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/15. A mais recente conquista de título e das medalhas de ouro serviu como um presente ao aniversariante do dia, o técnico da dupla, Lucas Palermo.

Imagens: Mauricio Val/FVImagem/CBV


A próxima etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Top 16 será realizada em Recife (PE), de 13 a 17 de março. No total, serão nove etapas disputadas durante o ano, até 24 de novembro, cinco delas antes das Olimpíadas de Paris.

CALENDÁRIO CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA ABERTO / TOP 16:
1ª ETAPA – Campo Grande/MS - 21/02 a 25/02 - Pathy e Duda Campeãs
2ª ETAPA – Recife/PE - 13/03 a 17/03
3ª ETAPA – Saquarema/RJ - 03/04 a 07/04
4ª ETAPA – Natal/RN - 24/04 a 28/04
5ª ETAPA – A Definir - 19/06 a 26/06
6ª ETAPA – A Definir - 11/09 a 15/09
7ª ETAPA – João Pessoa/PB - 09/10 a 13/10
8ª ETAPA – A Definir - 30/10 a 03/11
9ª ETAPA – A Definir - 20/11 a 24/11



É praticamente certa a participação da dupla Pathy e Duda nas Olimpíadas de Paris 2024 representando o Vôlei de Praia Feminino do Brasil, mas a confirmação oficial só será dada em junho. Espero e torço muito para que as nossas meninas mantenham-se unidas e em alto nível de desempenho e que (três toques na madeira) não se lesionem até lá, se Deus quiser.
Parabéns a Pathy e Duda por mais uma conquista nesta trajetória tão vitoriosa pelas mais importantes quadras e competições do país. Sucesso e felicidade, meninas!
Um grande abraço espinosense.