Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

3121 - Embates entre atleticanos e cruzeirenses na Flamoc

Um dos mais dedicados e entusiasmados desportistas de Montes Claros é, indubitavelmente, o odontologista e empresário Luiz Manna Neto. Torcedor fanático do Flamengo, ele criou há um bom tempo um espaço para a prática do futebol na localidade das Chácaras das Paineiras a que denominou de Campo Ítalo Manna, também conhecido como Flamoc Center, homenageando o seu pai. Ali são constantemente realizadas peladas semanais e partidas de competições reunindo aficionados do futebol de todas as idades, sempre em ambiente de companheirismo e harmonia.
Neste domingo, 15 de janeiro de 2023, foram realizados três jogos de confraternização entre atleticanos e cruzeirenses, reforçados por torcedores de outras equipes brasileiras. Os confrontos amistosos ocorreram nas categorias Sênior, Máster e Aberto, com total vantagem atleticana. Os peladeiros torcedores do Clube Atlético Mineiro fizeram bonito e venceram nas três categorias: 2 x 1 no Sênior, 1 x 0 no Máster e 3 x 0 no Aberto.
Como sempre, após a sagrada corrida atrás da bola, veio a resenha com a confraternização com comes e bebes e muitas histórias do futebol.
Um grande abraço espinosense. 

Imagens: Longuinhos






3120 - Uma bela ação beneficente

Na manhã deste domingo, 15 de janeiro de 2022 em Montes Claros, uma turma de veteranos aficionados pelo futebol, formada por ex-jogadores amadores e varzeanos da cidade, reuniu-se para protagonizar uma louvável ação solidária, com a realização de uma partida amistosa com o intuito de arrecadar alimentos e materiais para doação a uma instituição beneficente. Entre eles estavam meus amigos e companheiros de AABB MOC: Russo, Piti, Batatinha, Dil e Vovô.  
Divididos entre duas equipes formadas na sua maioria por torcedores atleticanos e cruzeirenses, os peladeiros participaram de uma festiva partida no gramado encharcado do Estádio João Botelho, próximo ao Parque das Mangueiras. Devido a um problema na confecção das camisas que não foram disponibilizadas a tempo, os atleticanos tiveram que utilizar camisas emprestadas na cor azul, o que virou motivo de brincadeiras. Já os cruzeirenses jogaram com camisas vermelhas. O placar repetiu os números da maior goleada da história do clássico mineiro, com a vitória da turma do Atlético por 9 x 2 sobre o time do Cruzeiro. 
Terminada a partida, com uma boa quantidade de alimentos e materiais arrecadados, a galera altruísta se dirigiu a um barzinho nas proximidades para uma merecida confraternização, em clima de muita alegria, animação e amizade. Os alimentos arrecadados foram destinados à Casa de Apoio Santa Bernadete.
Parabéns a todos esses esportistas que, além de manterem firme o entusiasmo para a prática do futebol, ainda se unem para praticar uma bela ação beneficente em prol dos irmãos necessitados de ajuda, especialmente seu parceiro Ronaldo, que está internado com câncer. Que Deus os recompense em abundância pela bela atitude!
Um grande abraço espinosense. 

Imagens: Reginaldo PM




3119 - 38 anos do retorno da Democracia ao Brasil

Nas diversas nações do mundo, vigoram os mais diferentes processos de administração política, social e econômica. Existem os países em que vigoram sistemas autoritários, com o poder sendo exercido por um dirigente poderoso apoiado por seus sectários, geralmente sob o terrível manto da repressão e do medo da população, sem liberdade. Existem os países governados por lideranças religiosas, também autoritárias e repressivas, também cerceadoras da liberdade da população. Existem os países em que exercem o poder figuras da realeza concomitantemente com políticos eleitos democraticamente, e existem os países democráticos, com o poder sendo exercido por representantes eleitos diretamente pelo povo através do voto secreto, livre e democrático em eleições regulares. Há muitos outros, com suas características próprias. Todos esses sistemas de comando nos países têm suas faces positivas e negativas, pois não há perfeição na vida humana. O que se percebe claramente, entretanto, após anos e anos de estudos dos maiores especialistas no assunto, é que a Democracia, nascida na Grécia, é o sistema de governo que mais pontos positivos apresenta, visto que nela o povo pode opinar e decidir individualmente e em grupo pelas suas preferências, com a vitória da maioria deliberada na livre e espontânea decisão eleitoral. A base deste regime democrático é o respeito à Lei e às decisões populares, com instituições sólidas e equilibradas entre si no comando da Nação. Imperfeita, a Democracia caminha aperfeiçoando-se durante as tempestades e sob os ataques constantes e pusilânimes dos seus inimigos. 




O dia 15 de janeiro de 1985 é uma data de suma importância para a História da nossa tão ultrajada Democracia Brasileira. Foi neste dia em que, após 21 anos da maldita, violenta e assassina ditadura militar, o Brasil finalmente retornou a um processo minimamente democrático, com a eleição, ainda que indireta, do presidente civil Tancredo Neves. O candidato da Aliança Democrática, o ex-governador de Minas Gerais Tancredo de Almeida Neves, venceu o candidato apoiado pelos militares, Paulo Maluf do PDS, por 480 contra 180 de um total de 686 votos do Colégio Eleitoral. Foram 21 anos de governos militares autoritários, sem direito de escolha da população. O último presidente civil havia sido o então vice de Jânio Quadros, que deixou o cargo em renúncia, o gaúcho João Goulart, deposto do poder no golpe de 1964. Tancredo iria tomar posse em 15 de março de 1985, mas uma grave enfermidade não lhe permitiu assumir o cargo subindo a rampa e recebendo a faixa presidencial, tirando sua vida em 21 de abril, para consternação nacional. O vice-presidente José Sarney assumiu e governou até a primeira eleição verdadeiramente livre e democrática em 1989, quando o candidato Fernando Collor de Mello venceu o operário Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. A Democracia finalmente estava de volta ao Brasil!


Presidente Tancredo Neves e sua esposa com raízes espinosenses, Risoleta Tolentino Neves

Que a Democracia, mesmo com suas imperfeições, jamais seja novamente atacada e sepultada, trazendo de volta a repressão, a truculência, a violência, o ódio, o autoritarismo. Viva a Democracia, com Liberdade, Paz, Harmonia e Justiça! Conhecer a nossa História é imprescindível! Ditadura, nunca mais!
Nesta data, 15 de janeiro, também merecem registro o nascimento da lendária Maria Lenk, pioneira da natação feminina no Brasil (1915), o covarde assassinato da ativista Rosa Luxemburgo (1919), o nascimento do gigante ativista negro estadunidense Martin Luther King Jr. (1929) e o lançamento da tão importante enciclopédia popular Wikipédia (2001).
Um grande abraço espinosense.