Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

2607 - O Milionários em Espinosa

Grandes jogadores de futebol campeões do mundo, como o endiabrado e genial ponta-direita Garrincha, o lendário lateral-direito Djalma Santos e o célebre zagueiro capitão da Seleção Brasileira Campeã do Mundo em 1958 Bellini, participaram de um time de veteranos chamado Milionários nas décadas de 70 e 80 no Brasil, viajando pelo interior do país e realizando amistosos com times e selecionados das cidades, encantando as plateias por onde passavam. A presença em campo de um ídolo mundial como Garrincha deixava todo mundo extasiado. Além do "Anjo das Pernas Tortas", muitos outros craques e outros jogadores menos talentosos, mas bastante conhecidos, fizeram parte daquele time. Desde o início, vestiram a camisa do Milionários craques e bons jogadores como Ademir da Guia, Rivelino, Nílton Santos, Vavá, Pepe, Djalma Dias, César Maluco, Dudu, Oreco, Paulo Borges, Ademar Pantera, Careca, Dadá Maravilha, Fio Maravilha, Zenon, Amaral, Serginho Chulapa, Basílio, Edu, Aílton Lira e Félix, entre outros.    
O idealizador da reunião desses atletas aposentados para se apresentarem em datas festivas nas cidades do Sudeste do Brasil, especialmente, foi um senhor de nome João Mendes Toledo, morador do Rio de Janeiro que posteriormente mudou-se para São Paulo, onde trabalhava como porteiro da TV Bandeirantes. Seu João morreu em 13 de abril de 1999. Com seu falecimento, o irmão do lateral-direito Zé Maria, o também ex-jogador Marco Antônio Rodrigues Alves, assumiu o comando do time que contava com cerca de 80 integrantes para a formação da equipe que se apresentava nos finais de semana, quando estavam disponíveis. 
Em agosto de 1986, durante a administração do prefeito Alvacy de Freitas (Preto), o time do Milionários se apresentou na cidade de Espinosa no Estádio Caldeirão ainda sem gramado em uma partida festiva. Não me recordo qual o time que nos representou, mas imagino que tenha sido um selecionado da cidade. Nesta ocasião o Milionários tinha como jogadores mais conhecidos, o goleiro Tricampeão Mundial de 1970 Félix, o vigoroso lateral-direito Zé Maria e o goleador centroavante Dario, o Dadá Maravilha. Este último marcou gol na partida e antes do jogo tirou uma fotografia segurando o ainda criança Bruno, filho de Tina de Zé Patim e Cláudio Renault do BB. A fotografia do Milionários em Espinosa eu surrupiei desavergonhadamente da excelente página criada pelo meu amigo Rogério Souza no Facebook, denominada "Fatos e Fotos Antigas de Espinosa", a quem peço clemência pelo juvenil ato infracional.
Um grande abraço espinosense.


Milionários em Espinosa: o goleiro é Félix, o primeiro à esquerda agachado é Zé Maria e o terceiro entre os agachados é o artilheiro Dario Maravilha

Dadá Maravilha com Bruno Tolentino Grossi

Milionários de camisa branca em amistoso na cidade de Videira (SP)

Milionários em amistoso na cidade de São João da Boa Vista (SP)