Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

2231 - As corridas de rua em Espinosa

Aqui em Montes Claros, há uma longa tradição na realização de corridas de ruas que é bastante elogiável. Durante todo o ano são promovidos vários eventos de grande porte com corridas de rua intercaladas com caminhadas, com participação maciça de gentes de todas as idades e condições físicas. Participam, entusiasticamente, desde crianças até idosos e deficientes físicos, todos irmanados na paz, na harmonia e no amor ao esporte.
Em nossa Espinosa já tivemos eventos do tipo em meados dos anos 90. Em menor tamanho, participação e organização, obviamente, tivemos corridas de ruas recheadas de emoção e apoio popular. Algumas foram organizadas pela Secretaria de Esportes da Prefeitura e outras pelo Banco do Brasil, com o funcionário Francelino Giordani, irmão de Alair do Lojão das Novidades, como hábil coordenador. 
Lembro-me de algumas delas em que os maiores destaques eram Quelé e Neguinho, dois especialistas nas provas que exigiam muita resistência e velocidade. Gostaria de ver novamente em Espinosa essas competições de atletismo, em que são possibilitadas as participações de grande número de atletas e com média dificuldade de realização. Eis uma dica para o nosso vibrante e batalhador Wagner Oliva colocar em prática em breve. 
Na primeira fotografia abaixo, aparecem os saudosos Nivaldo Faber, Luiz da Acar e Dédico Borborema, além do grande vencedor de provas, o Quelé, com seu troféu e seu rádio portátil de prêmio, e mais um rapaz e uma menina também vencedores, mas que infelizmente não consegui identificar. Na segunda imagem, à direita, aparece o Neguinho, um dos grandes atletas de corrida da nossa cidade. Onde estarão eles hoje? 
Um grande abraço espinosense.