Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 22 de março de 2024

3415 - Medalhas para os Campeões espinosenses

Hoje de manhã, os estudantes espinosenses que se sagraram Campeões nas disputas dos JEMG-Jogos Escolares de Minas Gerais foram homenageados em uma solenidade de entrega de medalhas realizada no Ginásio Poliesportivo que tem o nome do saudoso desportista Mateus Salviola Antunes, que por muito tempo esteve no comando da equipe do Cruzeirinho Esporte Clube.
O evento contou com a presença do prefeito Mílton Barbosa, do Secretário de Esportes Wagner Oliva, de diretores e professores de escolas locais e com autoridades da Polícia Militar, entre outras personalidades. Mas as estrelas do evento foram mesmo os medalhistas Campeões nas modalidades da 1ª etapa dos JEMG-Jogos Escolares de Minas Gerais.


Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira - Campeã do Basquete Módulo ll
 
Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira - Campeã do Handebol Masculino Módulo ll

Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira - Campeã do Voleibol 

Escola Estadual Joaquim de Freitas - Campeã Futsal / Vôlei Módulo ll



Imagens: Fidelino Fernandes


Parabéns a todos os envolvidos neste processo elogiável de apoio e valorização do esporte nas escolas da nossa cidade, transformando os nossos jovens estudantes em cidadãos cultos, clarividentes e saudáveis para sua atuação positiva em nossa comunidade.
E congratulações também aos valorosos Campeões das diversas modalidades disputadas, bem como a todos os demais que participaram das competições de forma ética, respeitosa e correta, seguindo as regras e aceitando serena e democraticamente os resultados.
Um grande abraço espinosense.

PS: Agradeço muito ao Fidelino Fernandes pela cessão das fotografias do evento. Valeu!

3414 - Os feitos futebolísticos de Arquimedes

Estive presente há poucos dias na minha amada terra natal Espinosa, nas festividades do seu Centenário de emancipação política, e o tempo acabou se tornando curto para tantos reencontros maravilhosos e tantos eventos realizados. Nos reencontros com alguns velhos e fiéis amigos, o tempo foi completamente insuficiente para uma conversa mais alongada sobre tantos assuntos importantes do passado, do presente e do futuro. Um dos grandes amigos que revi após algum tempo foi Arquimedes da Silva Dourado, funcionário da Codevasf-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, e adversário, jamais inimigo!, de ideias nos campos político e futebolístico.




Assim como aconteceu com outros amigos queridos que revi, Ernanni, Zé Lúcio, Jorjão, Alexandre, Palau, Cristiane, Marquinhos, Clemente, Walter Cangussu, Guim, Gibão, Juliano, Beá, D´Arc, Sé, Betânia, João Carlos, Cleonice, Joana, Wagner, Mazinho, Luiz, Eliane, Marinalva, Tinteco e tantas outras mais pessoas especiais, foi um enorme prazer o reencontro com meu amigo Arquimedes, que me presenteou com algumas velhas fotografias do tempo em que ele integrou os times de futebol de campo e de salão da Codevasf local.

Time da Codevasf: Jairo, Jorjão, Madeira, Edmilson, Isaías, Deli, Rosalvo (In memoriam) e Gera;
Fonso, Sula, Anselmo, Arquimedes, Luiz Alberto e Eduzinho

Time da Codevasf no Caldeirão: Fonso, Roberto Pé-Duro, Madeira, Eduzinho,
Jorjão, Valdelício, Almir, Gera, Luiz Alberto, Arquimedes e Isaías

 
Canhoto, rápido e habilidoso, com uma potência e pontaria excepcionais na perna esquerda, Arquimedes destacou-se no futebol espinosense, tanto no futebol de campo quanto no futebol de salão, jogando ao lado de grandes craques da nossa história, como Fonso, Roberto Pé-Duro e Tatuzinho.

Time de futebol de salão da Codevasf: Edmílson, Isaías, Tatuzinho, Arquimedes e Luiz Alberto

Isaías e Arquimedes campeões no futebol de salão


Agradeço ao amigo Arquimedes pela amizade e pela contribuição histórica dessas imagens que integram e eternizam a rica trajetória do futebol em terras espinosenses.
Um grande abraço espinosense.