Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 20 de junho de 2019

2210 - É São João em Espinosa e Mamonas!

Mês de junho chegou com aquele friozinho gostoso e trazendo a animação do intrépido povo nordestino com suas festas religiosas, louvando São Pedro, Santo Antônio e São João. Na região Norte de Minas, a população comemora com muito fervor essas datas, com feriados em muitas cidades, inclusive em Espinosa. 
Por conta do progresso, a tradição perdeu um pouco da sua força e do espírito popular. Hoje em dia, as festas são mais profissionais, com artistas famosos contratados e shows em praça pública promovidas pelas administrações municipais. 
Lembro-me com saudade das noites de São João em que a cidade ficava iluminada pelas chamas das fogueiras dispostas em frente das casas nas ruas, um espetáculo brilhante e entusiasmador, sobretudo para as crianças, que ali, ao lado dos familiares e amigos, tinham à disposição comida típica farta e oportunidade de soltar livremente seus traques, estalos de salão, bombas e chuvinhas. Sem esquecer das batatas assadas nas brasas das fogueiras. Nos sítios então, a coisa era muito mais animada, geralmente com famílias inteiras reunidas, muito bem agasalhadas, dispostas em torno de uma enorme mesa recheada de comes e bebes especiais, com muito quentão, milho, pipoca, canjica, bolo de fubá, arroz-doce, amendoim. Em muitos desses encontros, uma quadrilha junina era o espetáculo maior de confraternização e prazer, com muita música executada por entusiasmados sanfoneiros, zabumbeiros e tocadores de triângulo.  


O site calendarr.com lista as principais festas do período junino:

Santo Antônio: 13 de junho
Santo Antônio, popularmente chamado de “santo casamenteiro”, é comemorado no dia 13 de junho, dia da sua morte. Na véspera, dia dos namorados, as moças que querem casar fazem simpatias e orações ao santo.

São João: 24 de junho
São João, o “santo festeiro”, é comemorado no dia 24 de junho, dia do seu nascimento. Além de ter batizado Jesus, São João era seu primo e o primeiro a reconhecer Jesus como o Messias.

São Pedro: 29 de junho
São Pedro é comemorado no dia 29 de junho, data da sua morte. Pescador, foi discípulo e o primeiro Papa da Igreja. Também é conhecido como o dia de São Pedro e São Paulo por essa ser a data da morte dos dois santos.

Para animar os apreciadores de uma boa festa junina, estarão sendo realizadas em Espinosa e Mamonas alguns eventos imperdíveis. Em Mamonas haverá a Festa de São João, realizada na Quadra Poliesportiva da nossa querida cidade-irmã, com muitas atrações, inclusive Frank Aguiar e Ralyson e Robson.  



Em Espinosa, a população terá como ótima opção o Arraiá na Praça, promovido pela administração municipal, com dois finais de semana de muita festa na Praça Geraldo Ramos de Oliveira (Praça da Meteorologia). Haverá apresentação de quadrilhas juninas, barraquinhas de comidas típicas e vários shows musicais, entre eles os d´Os Cardeais, da dupla Judson Monteiro e Marcos Rodrigues e da Banda Seu Binha.


Outra excelente opção será o São João no Maestro, um evento de grandes proporções promovido pela ampla, bonita e nobre casa de eventos capitaneada pelo dinâmico empresário Valdeí Dantas de Aguiar, o conhecido Bezoro. A festa terá a participação especial da famosa dupla Teodoro e Sampaio, com apresentação da banda Balanço Swingado e do cantor Zé Felipe. 
Aos animados forrozeiros de Mamonas e Espinosa, o desejo de que se divirtam bastante nas festas juninas, sempre prezando pela paz, harmonia e cuidado com suas preciosas vidas.
Um grande abraço espinosense.