Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 2 de abril de 2018

1947 - Autismo: Conhecer para entender, entender para incluir

Hoje, 2 de abril, é o dia em que se celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi escolhida pela ONU - Organização das Nações Unidas em 2008, para chamar a atenção do mundo para o problema. Atualmente, todos os transtornos que causam alguma desordem no desenvolvimento do cérebro dos humanos são englobados sob a sigla TEA - Transtornos do Espectro Autista. 
De forma resumida, são três as características principais de quem sofre dessa espécie de pane neurofisiológica. Há muita dificuldade de as crianças estabelecerem contato visual ou físico; fica prejudicada a comunicação verbal ou não-verbal; e normalmente ocorrem gestos repetitivos, contínuos e estereotipados. Estudos revelam que esses sinais podem ser percebidos ainda antes dos 3 anos de idade e que 1 em cada 100 crianças no mundo são diagnosticadas com o distúrbio, o que pode significar a existência no Brasil de cerca de 2 milhões de autistas. Os meninos são mais afetados que as meninas, em uma proporção de 4 por 1. 
Os autistas, dependendo da situação individual de cada caso, podem ter dificuldades intelectuais, de coordenação motora, da fala, déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia, podendo desenvolver ainda quadros de ansiedade e depressão. Por outro lado, muitos deles apresentam uma inteligência acima do normal, com excelente capacidade de memória e facilidade em processos que envolvem a matemática, a arte e a música.
As crianças portadoras de TEA - Transtornos do Espectro Autista devem ter sua condição respeitada e serem tratados por uma equipe multiprofissional, com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e professores especializados em educação inclusiva, de modo que seu potencial individual seja trabalhado adequadamente para uma melhor adaptação ao ambiente escolar e social.
Para que se obtenha uma melhor relação com essas pessoas com dificuldades no convívio social, é preciso adotar algumas ações simples como criar situações de interação, respeitar o limite da criança autista, ser bastante claro nos recados dados a eles e sempre comunicar com antecedência quaisquer mudanças na rotina. Além disso tudo, nada de preconceito, só muito respeito, carinho, amor e paciência.  
Um grande abraço espinosense.



Fontes: institutopensi.org.br e g1.globo.com


1946 - Comemoração do aniversário de Zena

É interessante esse assunto. Existem pessoas que veem o aniversário como uma data a não ser festejada, já que significa um ano a mais que passou e a chegada da velhice cada vez mais visível no horizonte da vida. Por outro lado, existem aquelas, que como eu, entendem ser o aniversário um motivo de enorme alegria, necessariamente a ser comemorado, por se tratar de mais uma etapa vencida na vida. Entre estas está minha amiga Zenaide Alexandre, que enxerga o aniversário como uma oportunidade singular de congraçamento entre ela, seus familiares e amigos. E foi isso que aconteceu mais uma vez em sua residência, com a presença dos seus entes queridos para um festejo íntimo, como sempre caprichado e agradabilíssimo. 
Parabéns à guerreira Zena por mais um ano de existência como um belo exemplo de pessoa humana para todos nós. Que Deus continue a cobri-la de muita paz, ânimo e saúde para seguir adiante em sua caminhada terrena. 
Um grande abraço espinosense.