Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 11 de outubro de 2022

3048 - Teremos alguma reviravolta?

Mesmo sendo mundialmente conhecido como um dos mais surpreendentes e imprevisíveis esportes, o futebol quase sempre é decidido na simples lógica da vitória do melhor sobre o menos capacitado. Que zebras, resultados quase inacreditáveis, aconteçam, é uma verdade irrefutável, mas o poder da qualidade e da eficiência, na maioria absoluta das vezes, supera os esforços dos menos preparados.
Nesta temporada, esse exercício de análise fria de fatos e números é incontestável. Na Série B, o Cruzeiro de Ronaldo Nazário conquistou sem maiores dificuldades o retorno à elite do futebol brasileiro após três longos anos de desacertos e mau planejamento. Enfim, neste ano de 2022, com uma planificação criteriosa e de pés no chão, o clube mineiro conseguiu o objetivo de voltar à Série A e ainda conquistar com bastante antecedência o título, sob o comando de uma diretoria decidida, de uma comissão técnica competente e abnegada e de um elenco mediano, mas extremamente humilde e aplicado no projeto do clube. Deu a lógica, portanto.  
No Campeonato Brasileiro da primeira divisão, também a lógica parece não querer dar a mínima chance ao inesperado. Faltando apenas sete rodadas para o término da competição nacional, o time do estressado e encrenqueiro treinador português Abel Ferreira continua sua trajetória impecável em busca do seu 11º título no torneio nacional (1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018). Depois de 31 rodadas disputadas, o Verdão tem 67 pontos ganhos, com 19 vitórias, 10 empates e apenas 2 derrotas, com 53 gols marcados, 21 sofridos, saldo de 32, e um aproveitamento de 72%. São incríveis dez pontos de distância para o segundo colocado, o Internacional de Mano Menezes, que somou 57 pontos. Corinthians de Vítor Pereira em terceiro lugar com 54 pontos, Flamengo de Dorival Júnior em quarto com 52 pontos, Fluminense de Fernando Diniz em quinto com 51 pontos, Athletico de Luiz Felipe Scolari em sexto com 48 pontos e o Atlético de Cuca em sétimo com 47 pontos, são os demais colocados nas primeiras posições, lutando por uma vaga na Libertadores em 2023.



Na Copa do Brasil estão na final Corinthians e Flamengo, dois gigantes, as duas maiores torcidas do futebol brasileiro. A primeira partida será disputada nesta quarta-feira, 12 de outubro, na Neo Química Arena, às 21h45. A partida final será no Maracanã na quarta-feira, 19 de outubro, também às 21h45. Se a lógica prevalecer, a equipe rubro-negra será a grande campeã, já que é, indubitavelmente, muito mais qualificada.
Já na Copa Libertadores da América, estarão se confrontando em partida única as equipes de Athletico e Flamengo. A grande decisão ocorrerá na tarde do sábado, 29 de outubro, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, ou Banco Pichincha, em Guayaquil, Equador. Time por time, o Mengão é sem sombra de dúvidas o melhor, mas como a decisão se dará em jogo único, tudo poderá acontecer. Mas mantenho a opinião de que, se der a lógica, o time de Dorival Júnior irá comemorar a sua terceira conquista da taça Libertadores da América, com todo o mérito.
Quanto ao meu Atlético, o trem está feio neste ano. Quase nada funcionou, principalmente no Brasileirão. Perdemos a coesão, a alegria, a confiança, a força do jogo coletivo e rápido, sobretudo no Mineirão, onde éramos imbatíveis na temporada passada. Faz parte! Assim é o futebol, com situações inexplicáveis. Mas ainda confio que iremos abocanhar uma vaga na Libertadores. Lutaremos até o fim! Perder é normal, desde que seja lutando de pé, com ética, honestidade, respeito e humildade. 2023 será outro ano, quem sabe muito mais feliz e triunfante. Eu acredito!
Um grande abraço espinosense.