Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 9 de abril de 2020

2391 - O "Milagre na Cela 7"

Algumas coisas me incomodam profundamente. A indiferença, a hipocrisia e a falta de empatia com a dor alheia me angustiam. A violência me dilacera o coração. A injustiça me estraçalha a alma. E hoje tive que me defrontar com essas lamentáveis atitudes humanas e conviver com as emoções advindas delas. Felizmente, apenas na ficção, no filme "Milagre na Cela 7", disponível na grade da Netflix. O filme turco do diretor Mehmet Ada Öztekin não é inédito, mas uma adaptação do original sul-coreano de 2013, como outras mais. 
A comovente obra cinematográfica de 132 minutos conta a história de um jovem pai com deficiências intelectuais que é acusado, condenado e preso injustamente por um crime que não cometeu, o assassinato da filhinha de um arrogante e vingativo chefão da Polícia local. O drama acompanha a saga dolorosa do bom e ingênuo rapaz preso e afastado da sua filhinha Ova, até um final surpreendente. Ressalte-se que o filme não é nenhuma obra-prima construída com a qualidade impecável das produções hollywoodianas, mas atinge em cheio os corações dos que possuem alguma sensibilidade com o sofrimento alheio. Merece destaque a atuação competente do ator Aras Bulut Iynemli, que dá vida ao cativante personagem Memo. Agradam muito também, a formosura e a candura da Ova, personagem da jovem atriz Nisa Sofiya Aksongur. Interessante é observar a maneira turca de fazer cinema, não muito diferente do que se faz em outros países, mas uma boa oportunidade de conhecer as tradições e cenários de um lugar tão sedutor como a Turquia.


Elenco de "Milagre na Cela 7"
Mehmet Koyuncu (Memo) - Aras Bulut Iynemli
Ova - Nisa Sofiya Aksongur 
Fatma - Celile Toyon Uysal
Askorozlu - Ilker Aksum
Yusuf - Mesut Akusta
Hafiz - Yildiray Sahinler
Comandante - Yurdaer Okur
Diretor Nail - Sarp Akkaya
Professora Mine - Deniz Baysal
Capitão Faruk - Deniz Celiloglu
Ali - Ferit Kaya
Tevfik - Dogukan Polat
Ayna - Emre Yetim
Meydanci Selim - Serhan Onat
Hatice - Gülçin Kültür Sahin 
Cengiz - Serdar Akülker
Ova adulta - Hayal Köseoglu
Guarda Seref - Nadi Güler
Guarda Ahmet - Özgür Dereli
Desertor - Cankat Aydos

Confesso que me peguei em lágrimas em vários momentos do filme. Talvez as vicissitudes da vida e a descrença atual em muitos humanos venham me fazer sentir como nos versos do criativo cantor e compositor Zeca Baleiro, autor da canção "Flor da Pele":
"Ando tão à flor da pele
Qualquer beijo de novela me faz chorar
Ando tão à flor da pele
Que teu olhar flor na janela me faz morrer..."
A história do Memo e da Ova pode até ser simples ficção, mas a triste verdade é que muita gente em todo este vasto mundo sofre injustiças análogas, por conta da nefasta maldade humana. Mas a esperança nunca deve morrer. A atitude clemente e solidária dos piores elementos encarcerados na prisão, para com Memo e sua filha, nos dá a perspectiva de que ainda podemos mudar positivamente o mundo, através de uma transformação radical de ideias e atitudes para com o próximo. Amém!  
Um grande abraço espinosense.