Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 31 de outubro de 2021

2813 - Perdemos uma partida importante, mas ainda não o campeonato

O jogo mais badalado e ansiosamente aguardado do Campeonato Brasileiro de 2021 não teve o resultado esperado pelos apaixonados torcedores atleticanos. Para tristeza de milhões, o Atlético foi batido pelo arquirrival Flamengo no gramado do Maracanã na noite deste sábado, 30 de outubro, pela 29ª rodada. Em uma partida bastante truncada e nervosa, o Flamengo venceu com eficiência máxima e placar mínimo de 1 x 0, gol do atacante Michael, que passa por uma fase abençoada. Com este resultado que nada tem de surpreendente, o Flamengo diminuiu a diferença para o líder do campeonato de 13 para 10 pontos, lembrando que esta diferença pode ser ainda menor, de 4 pontos, se o rubro-negro carioca vencer seus dois jogos adiados, contra Athletico e Atlético-GO, o que é bastante provável.
Tivesse vencido este grande confronto, o Atlético teria dado um passo extraordinário na busca do bicampeonato nacional, mas o time não teve a competência necessária para bater o poderoso Flamengo, mesmo com o time carioca sofrendo algumas importantes baixas no elenco, principalmente de Giorgian Daniel De Arrascaeta Benedetti, cérebro do time. O Galo, com todos os jogadores à disposição, não fez uma partida ruim, mas esteve bem distante de ser um time avassalador como em outras oportunidades. Mas em momento nenhum deixou de fustigar o adversário, sempre na busca da vitória, o que alegra e enche de orgulho o torcedor alvinegro. O Flamengo, por seu lado, adotou uma estratégia diferente da rotineira, apostou na defensiva, fechando-se muito bem atrás e resistindo bem às seguidas investidas do adversário, chegando a fazer cera nos minutos derradeiros, com a complacência do árbitro Anderson Daronco. E foi feliz na decisão, vencendo partida de fundamental importância na caminhada em busca do tricampeonato brasileiro consecutivo. Quanto ao Atlético, a derrota, apesar de indigesta, não pode ser considerada uma tragédia, já que o time continua isolado na liderança do campeonato, com uma boa distância dos demais perseguidores como Palmeiras, Bragantino e Fortaleza. Mas se não é uma catástrofe, a situação tornou-se ainda mais complicada e desafiadora para o Atlético, que precisa escapar da desconfiança de críticos e de boa parte da sua própria torcida, assombrada por insucessos ocorridos em momentos decisivos no passado. 



A realidade é que nada está decidido no Campeonato Brasileiro. Ainda restam nove rodadas em que tudo pode acontecer. A história nos mostra que resultados inesperados e surpreendentes sempre acontecem nas rodadas finais da competição, quando equipes em desespero, estacionadas na temida zona do rebaixamento, se superam, vencendo equipes muito mais poderosas posicionadas no topo da tabela de classificação. A única certeza é que teremos rodadas emocionantes até o encerramento do Brasileirão, com possíveis reviravoltas que poderão trazer surpresas boas e ruins.
Espero que o meu Atlético mantenha a boa performance, sobretudo dentro de casa, nas partidas que ainda restam, conquistando vitórias e pontos de extrema importância para que possamos finalmente soltar o grito de Campeão Brasileiro entalado na garganta há tanto tempo. Vamos, Galo!
Um grande abraço espinosense.