Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 7 de maio de 2022

2950 - A cidade no edifício

De acordo com dados do IBGE, existem no Brasil 1.257 cidades com menos de 5 mil habitantes, 22% do total de 5.570 municípios brasileiros, onde vivem 2% da população brasileira, entre elas nossas vizinhas Serranópolis de Minas, Juramento, Santa Cruz de Salinas, Glaucilândia e São Gonçalo do Rio Preto, por exemplo. Imaginem só esta população toda de uma cidade do interior morando em um único prédio? Loucura? Impossível? Inacreditável? Interessante? Pois é, isto é pura verdade e há 56 anos que este gigante prédio que abriga cerca de 5 mil pessoas se destaca na paisagem da maior metrópole do país, São Paulo.





Projetado pelo genial Oscar Niemeyer para ser um presente para São Paulo no seu aniversário de 400 anos, ocorrido em 1954, o Condomínio Edifício Copan que leva o nome da empresa Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, teve suas obras iniciadas em 1952 e foi terminado com algum atraso, sendo finalizado e entregue à população somente em 1966. O projeto original foi bastante modificado, o que irritou Niemeyer, que teve apenas mantidas suas curvas e sua fachada exterior mantidas. O edifício em forma de S é um gigantesco empreendimento privado e ainda se mantém como o maior conjunto de apartamentos residenciais da América Latina, título dado pelo Guiness Book (Livro dos Recordes). O prédio tem 120 mil metros quadrados de área construída totalizando 115 metros de altura, com 1.160 apartamentos que abrigam cerca de 5 mil moradores espalhados em 32 andares e seis blocos. Possui 221 vagas de garagem, disponíveis nos dois níveis abaixo da avenida Ipiranga. Existem nele desde apartamentos minúsculos, as chamadas quitinetes, com apenas 29m², até apartamentos de três quartos com 214m², utilizados na sua maioria por gente da classe média. No interior deste gigante existem ainda 72 lojas e um cinema, hoje desativado. A partir dos anos 80, o condomínio passou a ser administrado pelos próprios moradores, com eleição de um síndico. Em 2012, o Edifício Copan foi tombado como patrimônio da capital paulista.
É muito interessante e surreal imaginar que cidades inteiras, como Catuti, Leme do Prado, São João da Lagoa, Miravânia e Josenópolis, possam ter sua comunidade inteira residindo juntos em apenas um prédio! Coisa de louco!  
Veja abaixo o documentário "COPAN: Cidade Vertical", produzido pela Quebra Regras Produções e dirigido pelo Leandro Lemes, que conta um pouquinho da história desta verdadeira cidade incrustada em um edifício no centro de São Paulo.
Um grande abraço espinosense.