Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 93

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

De tempos em tempos, a nossa calorosa cidade de Espinosa, sempre implacavelmente massacrada pela seca, vê um cenário diferente no seu lindo céu azul, com nuvens carregadas e benditas chuvas abundantes caindo sobre o solo antes esturricado. Com chuvas em profusão, os rios, córregos e lagoas se enchem, transbordando dos seus leitos e invadindo áreas próximas mais baixas, causando prejuízos e incômodo para parte da população. Mas, como sertanejos maltratados pelas longas estiagens, devemos mais é que agradecer muito ao Criador pelas abençoadas águas que nos trazem fartura, alegria e esperança.












As enchentes em Espinosa transformam-se em um espetáculo belo e gratuito da Natureza, atraindo a atenção e curiosidade de boa parte da população, que sai de casa para apreciar de cima das pontes a maravilhosa demonstração de força das águas. Essas aglomerações favorecem o diálogo entre as pessoas, resultando em papos saborosos e lembranças de outras cheias ocorridas em tempos pretéritos, especialmente da famosa e destruidora enchente de 1968 que devastou várias partes da cidade.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.