Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

2793 - Brasileirão entra na reta final, com muita emoção

Estamos felizes e confiantes, nós atleticanos? Claro que sim! E eufóricos como sempre, com a belíssima campanha do nosso Clube Atlético Mineiro na temporada, com o título do Campeonato Mineiro já conquistado; com ótima trajetória na Copa Libertadores da América (infelizmente findada nas semifinais, com dois empates, e nenhuma derrota na competição); com a classificação às semifinais da Copa do Brasil garantida e com a liderança isolada no mais importante torneio de clubes do país, o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. 
Podemos já comemorar alguma coisa então? Obviamente que não! Assim como a vida, o futebol é um negócio onde tudo pode acontecer, até o mais fraco derrotar o mais forte, algo assim como a história bíblica do pequeno Davi e do gigante Golias. Não, meus caros amigos, é preciso ter serenidade, paciência e muita, mas muita humildade. A situação do Atlético na tabela de classificação neste exato momento é super confortável, é verdade, mas a realidade dos números não é tão esplendorosa assim. Por conta da diferença de dez pontos sobre o segundo colocado, o Palmeiras, na tabela, alguns atleticanos bipolares mais afoitos já estão contando com o título do Brasileirão, uma temeridade. Mesmo que tenhamos passado por cerca de dois terços dos jogos do campeonato, ainda há muito o que acontecer nos gramados do país até a derradeira rodada lá em dezembro. O desempenho atleticano é auspicioso. Disputamos 22 rodadas (falta uma partida em casa contra o Grêmio, adiada da 19ª rodada) e conquistamos 49 pontos, com 15 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas, uma performance extraordinária de 74,2% de aproveitamento. Mantendo esse desempenho admirável, ninguém tira o título do Galo. Mas a questão é o tal do "se". Conseguimos uma distância relevante sobre um dos nossos dois maiores concorrentes, o Palmeiras, com dez pontos de vantagem, o que é excelente. Mas para o Flamengo, o nosso mais forte adversário na luta pelo título, a distância que hoje está em onze pontos, pode e deverá cair para apenas cinco, pois o Mengão ainda tem duas partidas adiadas para jogar e, fatalmente, irá vencê-las sem maiores dificuldades. O Flamengo irá enfrentar ainda pelo primeiro turno o Grêmio (fora de casa, pela 2ª rodada) e o Atlético-GO (em casa, pela 19ª rodada). Além disso haverá o confronto decisivo entre Flamengo e Atlético no Maracanã pela 29ª rodada. Se mantida a diferença até lá, uma derrota atleticana faz com que a distância entre os dois caia para apenas dois pontos. E o Galo ainda terá que enfrentar o Palmeiras em seus domínios, em confronto marcado para a 35ª rodada, outra tarefa dificílima. Teremos batalhas duríssimas pela frente, mas eu acredito no time comandado pelo Cuca.  



Conforme os cálculos estatísticos da ferramenta "Bola de Cristal do Brasileirão", do jornal O Globo, terminada a 23ª rodada e faltando ainda quinze rodadas, o líder Atlético tem 87,2% de chances de vencer o campeonato, enquanto o Flamengo, hoje na terceira posição na tabela, aparece com 8,9% de chances e o Palmeiras, atualmente na segunda colocação, apresenta apenas 2,7% de chances de levantar a taça de campeão do Brasileirão 2021. Assim como pesquisas eleitorais, são apenas números de momento. Se houver tropeços, uma ou mais derrotas e empates adiante, fatalmente haverá uma reviravolta incrível nos números, podendo mudar tudo completamente. Lesões e suspensões de atletas importantes podem causar estragos irreversíveis nos desempenhos das equipes. Outro fator que pode causar problemas aos times candidatos ao título são as convocações dos seus melhores jogadores para defender suas seleções nos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo. 

Caminho de Atlético, Flamengo e Palmeiras até o final do Brasileirão 2021:   
24ª rodada - Chapecoense x Atlético, Bragantino x Flamengo e América x Palmeiras 
25ª rodada - Atlético x Ceará, Fortaleza x Flamengo, Palmeiras x Bragantino
26ª rodada - Atlético x Santos, Flamengo x Juventude, Bahia x Palmeiras
27ª rodada - Atlético-GO x Atlético, Flamengo x Cuiabá, Palmeiras x Internacional
28ª rodada - Atlético x Cuiabá, Fluminense x Flamengo, Palmeiras x Sport
29ª rodada - Flamengo x Atlético, Grêmio x Palmeiras
30ª rodada - Atlético x América, Chapecoense x Flamengo, Santos x Palmeiras
31ª rodada - Atlético x Corinthians, Flamengo x Bahia, Palmeiras x Atlético-GO
32ª rodada - Bahia x Atlético, São Paulo x Flamengo, Fluminense x Palmeiras
33ª rodada - Athletico x Atlético, Flamengo x Corinthians, Palmeiras x São Paulo
34ª rodada - Atlético x Juventude, Internacional x Flamengo, Fortaleza x Palmeiras
35ª rodada - Palmeiras x Atlético, Sport x Flamengo
36ª rodada - Atlético x Fluminense, Flamengo x Ceará, Cuiabá x Palmeiras
37ª rodada - Atlético x Bragantino, Flamengo x Santos, Athletico x Palmeiras
38ª rodada - Grêmio x Atlético, Atlético-GO x Flamengo, Palmeiras x Ceará  
 
Na próxima rodada, nos jogos de quarta-feira, 6 de outubro, o Atlético jogará às 19 horas fora de casa contra a Chapecoense, hoje na lanterna, enquanto o Flamengo vai a Bragança Paulista enfrentar o Bragantino, às 20h30. Logo mais tarde, às 21h30, o Palmeiras mede forças contra o América.
As cartas estão na mesa e o jogo ainda não terminou, então nada de comemorações ou previsões mirabolantes sem a menor base de sensatez e modéstia. É hora de prudência, de paciência e de apoio total dos atleticanos ao time, pois resultados negativos fatalmente virão adiante, pois nenhum time, por mais forte, qualificado e competitivo que seja, não é imbatível. Temos é que acreditar, apoiar e saber entender as enormes dificuldades deste tão competitivo Campeonato Brasileiro da Série A.
Um grande abraço espinosense.