Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 13 de junho de 2024

3484 - André Águia segue alçando voo em céu musical

Coisa mais linda é a música, nas suas mais variadas e incríveis vertentes, sempre encantando, emocionando e divertindo gente de todos os cantos, idades e preferências musicais.
E foi a música boa, linda e saborosa quem brilhou na noite do dia 7 de junho de 2024 nas instalações do Museu Regional do Norte de Minas/Unimontes, local impregnado de arte e cultura do nosso Sertão Norte-Mineiro, atualmente muito bem comandado pelo Georgino Neto. Em um evento intimista e acolhedor, subiu ao palco o músico, cantor e compositor André Águia, para apresentar ao público o seu novo álbum "Carnaval de um Futuro Real". 
Para quem desconhece o artista, André Águia Coimbra nasceu em Belém, Pará, e chegou nas Minas Gerais ainda criança, aos 5 anos de idade, para se estabelecer com a família na cidade de Porteirinha. Por lá, influenciado pelos pais amantes da música, descobriu seu amor pela arte e aos 14 anos iniciou seu ofício de compositor. Montou ali sua primeira banda, intitulada "Carro Tanque" e viu desabrochar seu deslumbramento pelo Rock and Roll. Depois, em Montes Claros, começou sua caminhada como profissional da música integrando a banda "Zona Proibida", lá pelo final dos anos 80. Mais adiante, já residindo em Belo Horizonte, integrou duas outras bandas, "O Verso" e "Ozorríveis". Transitando entre o seu apreciado Rock e outras vertentes musicais, lançou vários discos com músicas autorais e uns poucos com canções de outros compositores, sempre na cena independente. Fincou moradia em Montes Claros por volta de 2010, onde trabalha como professor e produtor de mídia, mas sem deixar de lado a paixão pela música.
André Águia compôs e gravou músicas para um disco que seria lançado dez anos atrás, com produção dos talentosos irmãos Warleyson e Wanderson Almeida. Mas o projeto foi engavetado à época, por conta das mudanças estruturais no cenário comercial musical. Agora em 2024, por influência da filha Luiza Clara, ele resolveu finalmente mostrar o seu trabalho, disponibilizando o disco "Carnaval de Um Futuro Real" nas plataformas de streaming e em um show especial realizado no Museu Regional do Norte de Minas/Unimontes.


 
Sua apresentação aconteceu na noite da sexta-feira, 7 de junho, e contou com a participação dos habilidosos músicos Warleyson Almeida na guitarra, Marco Neves na bateria, João Ícaro nos teclados, Pedro Kundera no baixo, Marcelo Andrade no sopro e Cláudio Mineiro na percussão. Ainda teve as ilustres participações do artista Chico Mineiro na música roqueira "Boneco na Guarita" e do filho Lucas Coimbra na música "O Balão". A filha Luiza Clara o acompanhou o tempo inteiro no palco, cantando e encantando a plateia de cerca de 200 pessoas presentes no espaço cultural do Museu.
Foi uma experiência bastante gostosa vivenciar uma apresentação tão pulsante e convidativa, juntando no palco artistas de tamanha criatividade em um cenário aconchegante e hospitaleiro. E ainda tive o prazer de reencontrar meu amigo Sidney e sua esposa Renata, além de conhecer o casal de artistas Andréa Goulart e Cristiano Henrique (Cris Vox).
André Águia iniciou sua performance com a canção "Cinco Sentidos", composição sua em parceria com o compositor mineiro Murilo Antunes. Em seguida apresentou ao público as demais 13 músicas do álbum, sempre com aplausos eufóricos da plateia amante da boa música.



Músicas do disco "Carnaval de Um Futuro Real":
1) "Cinco Sentidos" - 4:30 (André Águia e Murilo Antunes)
2) "Carnaval de Um Futuro Real" - com Bete Antunes - 4:34 (André Águia)
3) "Anjos Aloprados" - 5:41 (André Águia)
4) "Avenida América" - 4:11 (André Águia e Christian Maia)
5) "Boneco da Guarita" - com Chico Mineiro e Césanegaum - 3:15 (André Águia)
6) "Kamicase Rumo ao Caos" - 3:15 (André Águia)
7) "Dia de Outono" - 3:30 (André Águia)
8) "O Balão" - 2:49 (André Águia)
9) "Todo Dia Toda Hora Todo Mês Todo Lugar" - com Fabiana Lima - 4:20 (André Águia)
10) "O Canto de Um Mundo Só" - 3:23 (André Águia)
11) "Perto de Você, Uai" - 3:30 (André Águia)
12) "Porque" - 3:58 (André Águia)
13) "I Love You" - 4:15 (André Águia)
14) "A Flor do Rio" - 2:39 (André Águia)

Atualmente André se apresenta com sua banda ElNinho, tocando e cantando ao lado dos seus filhos Luiza Clara e Lucas Coimbra, também talentosos e apaixonados por música.
Sucesso e gratidão ao André Águia por suas belas composições que tanto nos dão prazer de escutar.
Um grande abraço espinosense.