Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

2273 - Parabéns pelo aniversário, Monte Azul!

A nossa querida cidade-irmã, Monte Azul, comemorou na última sexta-feira o seu aniversário de 132 anos de emancipação política. Foi no dia 4 de outubro de 1887 que, através da Lei Provincial nº 3.485, o então município de Boa Vista do Tremedal tornou-se finalmente cidade. O agrupamento humano que se iniciou com a senhora Maria Rosária da Rocha Pereira lá nos anos 1815, que passou a distrito com o nome de Tremedal e foi subordinado às cidades de Formiga, Grão Mogol e Rio Pardo de Minas, desligando-se desta última em 09-11-1881 com a denominação de Boa Vista do Tremedal, transformou-se novamente em Tremedal devido à Lei Nº 843 de 07-07-1923, perdendo os distritos de Espinosa, Santo Antônio de Mamonas e Itamirim para o recém criado município de Espinosa.
A cidade passou a se chamar Monte Azul por sugestão do seu grande líder político Coronel Levy, famoso e temido na região. A razão do nome é óbvia: o enorme e vistoso monte que embeleza a cidade com sua coloração azulada. Neste momento de sua história o município era formado por quatro distritos: Monte Azul, Gameleiras, Mato Verde e São João do Bonito. Hoje todos se transformaram em cidades distintas.


Um grande momento na história de Monte Azul certamente foi a chegada da ferrovia. Em 10-09-1947 era inaugurada a linha férrea que ligava Monte Azul a Belo Horizonte, com o nome de E.F.C.B. (Estrada de Ferro Central do Brasil). Logo depois viria a E.F.L.B (Estrada de Ferro Leste Brasileiro) ligando Monte Azul a Salvador. Unificadas mais tarde, elas se transformaram na R.F.F.S.A (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), que privatizada em 1996, tornou-se a F.C.A (Ferrovia Centro Atlântica). Se a chegada da ferrovia trouxe uma alegria imensa, com promessa de desenvolvimento para a cidade, o mesmo não se pode dizer do fim do chamado "Trem do Sertão" (ou Trem Baiano), o trem de passageiros que levava os viajantes mais pobres a Montes Claros. Uma tristeza enorme para o povo do Norte de Minas, que se deu no dia 4 de setembro de 1996, quando o amado e popular Trem do Sertão fez sua última viagem de Montes Claros à Monte Azul.
Parabéns a Monte Azul pelo aniversário!
Um grande abraço espinosense aos meus caros amigos da nossa querida Monte Azul.