Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

3324 - "Mama", do Genesis, em versão do Synthwave Dave

Normalmente ou quase sempre, eu aprecio muito mais as versões originais das canções que me tocam a alma, o coração e os ouvidos de forma irreversível, que as eventuais versões moderninhas. Mas existem boas exceções e às vezes aparecem umas versões muito interessantes e até melhores que as gravações originais. É bastante raro, mas acontece. É o caso desta versão com o uso de sintetizadores realizada pelo artista Dave, do Canal Synthwave Dave no YouTube, da música "Mama", do Genesis, de autoria do trio Anthony Banks, Phil Collins e Michael Rutherford. Ficou muito legal, realmente. Gostei.
Desde a minha linda juventude lá na minha amada e inesquecível Rua da Resina, "página de um livro bom" como bem disseram Flavio Hugo Venturini e Marcio Hilton Fragos Borges na bela canção "Linda Juventude", que aprecio o trabalho musical do Genesis, especialmente após a saída do Peter Gabriel e o abandono da visão progressiva e a posterior liderança mais Pop do meu ídolo Phil Collins. O que não significa que também não curta muito o som progressivo da banda na era Peter Gabriel. É que vivi mais profundamente o som da banda a partir dos anos 80, quando, ainda jovem, a descobri, infelizmente com imenso atraso naqueles tempos ainda sem Internet e de difícil acesso à Cultura. Mas me apaixonei pelo talento dos caras, sobretudo do baterista carequinha que arrebenta nas baquetas na música "In the Air Tonight" na sua paralela carreira solo, álbum "Face Value", de 1981. O tempo passou, a banda se separou e se reuniu depois de um certo tempo, fez turnês mundiais e finalmente deu adeus aos palcos em uma última apresentação em Londres, em 26 de março de 2022. O meu ídolo Phil Collins, já idoso com seus 72 anos de estrada e afetado por problemas de audição e na coluna que o forçam a cantar sentado em uma cadeira de rodas, decretou o fim da banda. Mas a música do Genesis continua viva, firme, qualificada e maravilhosamente gostosa de ouvir, mesmo em boas versões.
E não só musicalmente, mas esta versão criada pelo Dave no vídeo é espetacular também na parte visual, com incríveis imagens criativas e lindas. Merece aplausos em profusão o trabalho do cara!
Um grande abraço espinosense.