Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

2879 - O que esperar de 2022?

Janeiro nem bem chegou e já está quase acabando, e as expectativas para o ano de 2022 são as mais altas dos últimos tempos para os clubes mineiros. 


O América se prepara para a sua primeira participação na Copa Libertadores da América, uma conquista de significativa importância, como também para repetir a boa performance no Campeonato Brasileiro da Série A, com a meta de permanecer por mais uma temporada na elite do futebol do país. Em 2021, o time alviverde terminou na oitava posição, com 53 pontos, garantindo assim a classificação inédita à Copa Libertadores de 2022. Claro que a conquista do título do Campeonato Mineiro não está fora dos planos. O clube teve algumas mudanças no elenco, com as saídas do destaque Ademir para o rival Atlético, do zagueiro Eduardo Bauermann para o Santos, além do adeus dos atletas Anderson, Alan Ruschel e Ribamar e mais a perda temporária do goleiro Matheus Cavichioli devido à uma cirurgia no coração e a devolução ao Mirassol do atacante Fabrício Daniel. Em compensação, o elenco ganhou novas caras no CT Lanna Drumond, como os zagueiros Gabriel Gomes, Éder, Germán Conti e Iago Maidana, o lateral-direito Raúl Cáceres, o atacante Everaldo e o meio-campista Índio Ramírez. A diretoria ainda busca mais alguns reforços, com negociações em curso com o veterano atacante Wellington Paulista, o goleiro Jaílson, ex-Palmeiras e o grande goleiro Fábio, ex-Cruzeiro. Se a contratação do Fábio realmente se confirmar, será ótimo para todo mundo. Para o Cruzeiro, que vê o seu ídolo Fábio continuar sua vitoriosa carreira; para o América, por se reforçar com um excelente profissional e ainda um ótimo arqueiro; e para o Fábio, que aos 41 anos, quase se aposentando, terá oportunidade de voltar às disputas da primeira divisão e da Libertadores da América. A permanência do meio-campista argentino Mauro Zárate ainda não está confirmada. A equipe americana de BH vai estrear na temporada de 2022 contra a Caldense, no Ronaldão, em Poços de Caldas, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, no dia 26 de janeiro. A estreia na segunda fase da pré-Libertadores, contra o Guaraní, do Paraguai, será realizada no dia 23 de fevereiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, com o jogo da volta ocorrendo no dia 2 de março, no estádio Rogelio Silvino Livieres, em Assunção.


O Cruzeiro aposta todas as suas fichas na conquista do retorno da equipe à elite do futebol brasileiro, com o sonho de deixar a Série B depois de três anos de permanência na segunda divisão. Agora transformado em SAF-Sociedade Anônima do Futebol, o clube mineiro comprado pelo ex-jogador Ronaldo Nazário luta contra as pesadas dívidas e as imensas dificuldades financeiras para a montagem de uma equipe competitiva com poucos recursos em mãos, apostando em jovens das categorias de base e alguns outros jogadores mais experientes. O time sofreu muitas mudanças, a principal delas a saída controversa do ídolo Fábio, dispensado após não acertar condições de renovação com a nova administração do clube. Outro que foi dispensado foi o treinador Vanderlei Luxemburgo, que deu lugar ao jovem técnico uruguaio Paulo Pezzolano. Também saíram Cáceres, Wellington Nem, Ariel Cabral, Sassá, Léo Santos, Keké, Rhodolfo, Joseph, Jean Victor, Norberto, Felipe Augusto, Marcinho e Rafael Sobis, este último encerrando a carreira e pendurando definitivamente as chuteiras. Foram incluídos no elenco os goleiros Rafael Cabral e Gabriel Brazão, o lateral-direito Gabriel Dias, os volantes Willian Oliveira, Fernando Neto e Pedro Castro, os zagueiros Maicon e Mateus Silva e os atacantes Edu e Waguininho. Com tanta mudança no clube, de administração, de visão de negócio, de orçamento, de comissão técnica e de jogadores, o Cruzeiro deixa apreensiva sua imensa e apaixonada torcida. Tudo é uma incógnita na Toca da Raposa. Só mesmo lá no final de dezembro é que saberemos se a temporada foi de sucesso ou de mais um fracasso retumbante na história do grande e glorioso clube brasileiro. O Cruzeiro iniciará a temporada no dia 26 de janeiro, quando recebe a URT, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. No final de fevereiro ou início de março, estreará na Copa do Brasil enfrentando o Sergipe, em jogo único disputado na casa do adversário. A estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, principal objetivo do ano, será no início de abril, ainda sem divulgação do adversário.


Já o multicampeão Atlético navega em águas menos turbulentas, diria muito serenas. Depois de uma temporada impecável, com a conquista do triplete Campeão Mineiro, Campeão da Copa do Brasil e Campeão Brasileiro e sendo eliminado da Copa Libertadores ainda invicto na semifinal contra o Palmeiras, o Galo conseguiu manter a base do time vencedor do ano de 2021 e ainda conseguiu alguns reforços importantes. A maior baixa no elenco foi a saída do excelente zagueiro, o xerife paraguaio Junior Alonso, titular absoluto de Cuca na temporada passada. Também deixaram a Cidade do Galo os meio-campistas Nathan (foi pro Fluminense), Alan Franco (foi pro Charlotte) e Hyoran (foi pro Red Bull Bragantino), e o atacante Diego Costa, que alegou problemas familiares de adaptação a Belo Horizonte para não permanecer no clube. As novidades no elenco são o veloz atacante Ademir, o veterano zagueiro Diego Godín e o atacante Fábio Gomes, contratados pelo clube. Também se integraram ao elenco o zagueiro Vitor Mendes e o meio-campista Guilherme Castilho, que estavam emprestados ao Juventude, além dos talentosos meninos da base Gabriel Delfim (goleiro), Rubens (meio-campista), Luiz Filipe e Felipe Felício (atacantes). Para comandar de forma positiva e vencedora este elenco bastante qualificado, o Atlético contratou, depois de tentativas frustradas de trazer Jorge Jesus, Carlos Carvalhal e Eduardo Berizzo, o treinador Antonio Ricardo Mohamed Matijevich, também conhecido como El Turco. O técnico argentino de 51 anos chegou à Cidade do Galo elogiando a grandeza do clube e prometendo muito trabalho, alegria e um time jogando para vencer, com muita raça, união e competitividade. O seu contrato com o Galo é de um ano, prorrogável por mais um. Com ele chegaram três auxiliares para integrar a nova comissão técnica do clube: Gustavo Lema (Assistente Técnico), Carlos Kenny (Preparador Físico) e Julio Hezze (Assistente Técnico). Antonio Mohamed era o técnico do Tijuana no ano de 2013, quando a equipe mexicana foi eliminada pelo Atlético na Libertadores naquela partida histórica do famoso "Milagre do Horto", em que o ex-goleiro Victor defendeu o pênalti cobrado por Riascos, nos acréscimos. Assim como o Hulk foi o grande destaque da equipe nesta temporada extremamente vitoriosa, tenho a impressão de que este ano será o ano do craque Nacho Fernández. Espero que eu esteja certo. O Atlético estreia no Campeonato Mineiro no dia 26 de janeiro, contra o Vila Nova, no Castor Cifuentes. Já no dia 20 de fevereiro, o Galo enfrentará o Flamengo, pela decisão da Supercopa, em local a ser definido, valendo o primeiro título da temporada.
Vamos então torcer para que os nossos representantes mineiros no futebol mundial sejam abençoados pelos deuses dos estádios e consigam atingir os seus objetivos nesta temporada que promete ser emocionante.
Um grande abraço espinosense.          

2878 - Robert Lewandowski é o melhor jogador de futebol do mundo pela segunda vez consecutiva

Finalizando a temporada de premiações de 2020/2021, o eficiente e especialista em colocar a bola dentro das redes adversárias, o atacante alemão do poderoso Bayern de Munique Robert Lewandowski, foi premiado pela FIFA como o melhor jogador de futebol do mundo em cerimônia realizada ontem na Suíça. O competente artilheiro suplantou na votação os craques Lionel Messi, do Paris Saint-Germain, e Mohamed Salah, do Liverpool, e ganhou pela segunda vez consecutiva o Prêmio The Best. De forma incontestável, o goleador alemão se destacou de maneira especial, tornando-se o maior artilheiro da Europa nos três últimos anos. Na última temporada, marcou 69 gols em 69 jogos pelo Bayern e pela Seleção da Polônia, média espetacular de um gol por partida. Pelo Bayern, foi campeão alemão e da Supercopa da Alemanha no ano. 
A melhor jogadora de futebol do mundo é a Alexia Putellas Segura, meio-campista espanhola que atua no Barcelona, onde ganhou a tríplice coroa nesta temporada, os títulos da Liga dos Campeões, da Copa da Rainha e do Campeonato Espanhol. A craque da Seleção Espanhola também foi premiada com a Bola de Ouro, em novembro do ano passado. O prêmio masculino de melhor do mundo entregue pela revista France Football foi para Lionel Messi. 



Todos os premiados no The Best:
Melhor jogadora: Alexia Putellas (Barcelona)
Melhor goleiro: Edouard Mendy (Chelsea)
Melhor goleira: Christiane Endler (Lyon)
Prêmio Puskás de gol mais bonito: Erik Lamela (Tottenham, atualmente no Sevilla)
Melhor treinador: Thomas Tuchel (Chelsea)
Melhor treinadora: Emma Hayes (Chelsea)
Fan Award: torcedores da Dinamarca e da Finlândia, por homenagem a Eriksen
Fair Play: seleção e médicos da Dinamarca, por atendimento a Eriksen
Prêmios especiais: Cristiano Ronaldo e Christine Sinclair



Apesar de receber votos de Messi, Thiago Silva e do treinador da seleção do Laos, Selvaraj Vengadasalam, para melhor do mundo, o craque brasileiro Neymar repete anos anteriores e fica de fora da disputa pelo tão cobiçado prêmio individual, nunca conquistado por ele. É o quarto ano seguido que o atacante brasileiro não chega entre os três melhores. Ele ficou na terceira posição em 2015 e 2017, na quarta posição em 2016, na nona posição em 2020 e nem entrou entre os dez primeiros em 2018 e 2019. Nesta temporada ele ficou na 10ª posição após os votos dos capitães e treinadores de seleções e dos jornalistas. Para efeito de comparação do prestígio, o meio-campista brasileiro Jorginho, do Chelsea, teve 41 votos para melhor jogador do mundo, enquanto Neymar levou apenas três. Esse fracasso desanimador do maior craque brasileiro da atualidade, deve-se às suas seguidas lesões, à sua limitada presença em campo de jogo e ao seu péssimo e comprometedor comportamento na vida privada. O atleta está perto de completar 30 anos de idade e o tempo está se esgotando para que ele consiga deixar seu nome registrado no panteão dos melhores jogadores do mundo. Este ano ele terá uma ótima oportunidade de, finalmente, se destacar fazendo o que mais sabe, jogando bola defendendo o PSG na Champions League e a Seleção Brasileira na Copa do Qatar.  
Os ganhadores do prêmio The Best foram Lionel Messi (6 vezes: 2009-2010-2011-2012-2015-2019), Cristiano Ronaldo (5 vezes: 2008-2013-2014-2016-2017), Ronaldo (3 vezes: 1996-1997-2002), Zinedine Zidane (3 vezes: 1998-2000-2003), Ronaldinho Gaúcho (2 vezes: 2004-2005), Robert Lewandowski (2 vezes: 2020-2021), Lothar Matthaus (1991), Marco Van Basten (1992), Roberto Baggio (1993), Romário (1994), George Weah (1995), Rivaldo (1999), Luís Figo (2001), Fabio Cannavaro (2006), Kaká (2007) e Luka Modric (2018).
Um grande abraço espinosense.