Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 24 de abril de 2021

2669 - A força resiliente e restauradora do Amor

Quase a totalidade da população do esférico, rotatório, azul, estupendo e lamentavelmente devastado planeta Terra surgiu do milagre do Amor. Como toda e qualquer regra tem exceção, pode-se alegar que alguns seres humanos são fruto da violência e covardia dos estupros ou de relacionamentos tão somente carnais e desprovidos de sentimentos ou ainda de frígidas inseminações artificiais. Mas até estes últimos têm uma enorme quantidade de amor envolvido, mesmo que indiretamente. Nós, na imensa maioria, somos frutos do amor, gerados nos ventres sagrados e abençoados das nossas mãezinhas, a quem devemos retribuir com ele em potência máxima. Sim, ele é o Amor, o mais forte e poderoso sentimento humano. Não importa a forma, a condição, os personagens, o tempo, o lugar, a duração. "Qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar", já nos ensinaram em letra e música os poetas Caetano Emanuel Viana Telles Veloso e Milton Silva Campos Nascimento.
Se somos resultado do Amor, porque muitos de nós regam, pregam e espalham o ódio? Infelizmente temos pessoas que nasceram e cresceram em lares perversos, violentos e desestruturados, o que pode desencadear atitudes e comportamentos raivosos, intolerantes e vingativos. A estes devemos acolher com paciência, exemplos, ensinamentos e humanidade para que descubram a força positiva do Amor. E quantos aos que nasceram em lares estáveis, serenos, amorosos e aconchegantes, mas mesmo assim tornam-se revoltados, intolerantes e perversos?
Para procurar entender e aprender sobre os nossos sentimentos mais íntimos e compreender a imensidão do Amor que constrói relacionamentos duradouros e felizes, indico uma série maravilhosa atualmente disponível na plataforma de streaming Netflix. São seis episódios, cada um mostrando uma história real de amor sensível e reconfortante de seis países, gravadas durante um ano inteiro, nas quatro estações. A série chama-se "My Love: Six Stories of True Love" ("Meu Amor: Seis Histórias de Amor Verdadeiro"). Não deixem de ver, é muito alentador, ainda mais nesses tempos difíceis de preconceito e ódio exacerbados. 
São eles, na ordem:
Estados Unidos: Ginger e David - 66 minutos
Espanha: Nati e Augusto - 71 minutos
Japão: Kinuko e Haruhei - 74 minutos
Coreia: Saengja e Yeongsam - 73 minutos
Brasil: Nicinha e Jurema - 64 minutos
Índia: Satyabhama e Satva - 70 minutos
Em todos os episódios a câmera acompanha sem subterfúgios o cotidiano dos casais, todos já idosos e com relacionamentos de longa data, revelando suas relações afetivas na intimidade, suas dificuldades, suas divergências, suas diferenças, suas desavenças, mas admiravelmente sob um cenário de carinho emocionante, um amor descomedido e um bom humor contagiante. Amar é bom! Amar é necessário! Amar é substancial! Jamais deixe o ódio vencer o Amor. Ame o mais que puder, tudo e todos, inclusive os inimigos. É simplesmente o que Jesus Cristo nos ensinou, ou já se esqueceu?
Um grande abraço espinosense.


2668 - A piscina flutuante no céu

Ter dinheiro é bom, muito bom, aliás, estupidamente excelente. Com dinheiro no bolso e na bolsa, ou na conta bancária, fruto de herança ou do trabalho árduo de cada dia, é possível adquirir coisas e realizar sonhos de consumo, alguns supérfluos, outros razoáveis. E se o seu dinheiro foi conquistado de forma justa e honesta, nada contra aplicá-lo no que desejar, em prol do seu conforto pessoal. Então, que tal usufruir de uma piscina flutuante a 35 metros de altura?
É o que promete e entrega o Embassy Gardens, um empreendimento residencial de altíssimo nível às margens do Tâmisa e ao lado da Embaixada Americana em Londres, que oferece todo conforto para quem pode pagar, com cinema, academia, jardim, piscinas, restaurante e bar na cobertura à disposição dos afortunados clientes. Ele oferece ainda a Sky Pool, a primeira piscina flutuante do mundo, construída em acrílico, com 25 metros de comprimento, totalmente transparente e com a possibilidade de visualização total de usuários e espectadores, das alturas ao solo. Foi instalada entre os Edifícios Legados a 35 metros de altura, possibilitando aos membros do empreendimento exclusivo a se locomoverem entre os prédios através da piscina. 
A belíssima e moderna piscina de acrílico de 50 toneladas tem 3,2 metros de profundidade, laterais de 200 mm e fundo de 300 mm de espessura. Ela se estende por 14 metros entre os edifícios, com degraus e sistemas de filtração em cada extremidade e cinco modos de iluminação. Foi instalada no décimo andar dos dois blocos e comporta 148 mil litros de água. Assinam o sonho do empresário Terry Farrell, os arquitetos Hal Currey e Arup Associates e os engenheiros estruturais Eckersley O'Callaghan.
Na Londres gelada e cinzenta de quase todo o ano, pouco será usada, imagino, mas é, certamente, mais um belo cartão-postal para a já maravilhosa capital da Inglaterra.
Um grande abraço espinosense.