Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

3265 - Ah, esse aleatório e apaixonante futebol!

No futebol, em cerca de 99% dos confrontos, a equipe mais qualificada fatalmente irá terminar com a vitória. A lógica prevalece sempre, ou melhor, quase sempre, já que em 1% dos casos essa afirmativa não se confirma, com as chamadas zebras aparecendo misteriosamente no campo de jogo. E talvez essa seja uma das razões para que o futebol seja tão apaixonante.



Agora mesmo na Copa do Mundo Feminina, o Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos, dando lugar a surpreendente Jamaica. E hoje, mais uma surpresa gigantesca. Com o empate com a Coreia do Sul em 1 x 1, a poderosa Seleção da Alemanha também está eliminada da Copa. Para espanto geral, a humilde equipe de Marrocos alcançou um feito memorável, vencendo por 1 x 0 a também classificada Colômbia, classificando-se para as oitavas de final da competição. O Canadá, outra grande força do futebol feminino, também ficou de fora, perdendo a vaga no grupo B para a Nigéria.
Assim ficaram os confrontos das oitavas da Copa do Mundo Feminina:

05-08 - Sábado - 2h - Suíça x Espanha
05-08 - Sábado - 5h - Japão x Noruega
05-08 - Sábado - 23h - Holanda x África de Sul
06-08 - Domingo - 6h - Suécia x Estados Unidos
07-08 - Segunda-feira - 4h30 - Inglaterra x Nigéria
07-08 - Segunda-feira - 7h30 - Austrália x Dinamarca
08-08 - Terça-feira - 5h - Colômbia x Dinamarca
08-08 - Terça-feira - 8h - França x Marrocos



No futebol brasileiro masculino, o Atlético continua seu calvário interminável, sofrendo mais uma derrota. E em casa, em pleno Mineirão. E na Copa Libertadores, competição em que o time jamais havia perdido um jogo eliminatório em casa. A fase é simplesmente terrível. Com o revés de ontem, derrota de 1 x 0 para o Palmeiras, completaram-se dez partidas sem vitória, nove delas sob o comando do novo treinador Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Como explicar fase tão negativa? Difícil pontificar completamente a situação catastrófica atual, mas certamente alguns fatos esclarecem o porquê de tamanha derrocada no desempenho da equipe. O primeiro fato é claro e indiscutível. A seguida troca de treinadores já se mostrou maléfica e ininteligente, dificultando sobremaneira a performance dos atletas em campo, submetidos a esquemas táticos completamente díspares em curto período. Outro fato inegável é a dissolução quase integral do qualificado e vitorioso elenco de 2021, quando o clube conquistou o triplete, as taças e títulos do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Poucos restaram daquela equipe maravilhosa que tanta alegria proporcionou à Massa Atleticana. Obviamente que as saídas de jogadores importantes eram inevitáveis, por conta da péssima situação econômica por que passa o clube. A reposição dos jogadores que saíram também não foi a mais adequada, sem a contratação de atacantes competentes e velozes e de um armador de talento como era o Nacho Fernández, o que enfraqueceu bastante a equipe. Tudo isso, somado a erros de arbitragem, à má fase de jogadores importantes e a um período de visível falta de confiança em campo, levou um dos favoritos ao título do Brasileirão a uma posição preocupante na tabela de classificação, no momento a 13ª, muito próxima da zona de rebaixamento. A necessidade de vitória e de recuperação é urgente, não só pelo cenário futebolístico, mas também pela questão financeira de premiações do campeonato. As desclassificações precoces na Copa do Brasil e a que fatalmente ocorrerá na próxima semana na Libertadores, significam perdas de valores de suma importância para o clube, que sofre há bom tempo com a seca nos cofres. A coisa está feia na Cidade do Galo! E a reação tem que vir logo, sob risco de mais uma queda para a segunda divisão.



E as surpresas no futebol continuam, com o surpreendente Botafogo mantendo uma performance arrasadora no Brasileirão, liderando com folga de 12 pontos sobre o segundo colocado. Outra surpresa é o Grêmio, muito bem colocado na quarta posição na tabela de classificação. Inesperado também é o desempenho pífio do América, que atualmente figura na penúltima posição, dentro da ingrata zona do rebaixamento. De resto, vai tudo acontecendo dentro da lógica, com os dois melhores times do país, Flamengo e Palmeiras, lá no topo, brigando forte pela conquista dos mais valiosos títulos.
Um grande abraço espinosense.