Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 12 de outubro de 2025

3875 - 80 Girassóis de Alceu Valença

O senhor Alceu Paiva Valença, que veio ao mundo na cidade de São Bento do Una lá em Pernambuco ao 1º dia de julho de 1946, estará celebrando seus 80 anos de vida, música e arte no ano que vem. E com toda aquela aura brilhante, prazenteira e bem-humorada do artista que desde a minha adolescência me diverte e alegra com sua qualificada capacidade de fazer esta música gostosa que me invade a mente como uma estação da luz e sacode o meu coração bobo como em um mágico espelho cristalino debaixo de Sol e chuva.
O futuro octogenário senhor nordestino, pernambucano com orgulho, animou e alegrou muitos dos meus melhores momentos na vida e por ele tenho reconhecimento, respeito, carinho e, acima de tudo, gratidão. Alceu consegue trazer a nós, com sua música pulsante e brasileiríssima, um encantamento que nos acalma, apaixona e anima. Nesta longa caminhada de décadas levando sons e regozijo ao povo do mundo inteiro, Alceu jamais perdeu a fé e a verve afiada que sempre lhe caracterizou. Agora, depois da longa jornada pelos palcos do planeta, o eterno menino travesso estará comemorando seus 80 anos com uma nova turnê, "80 Girassóis", que acontecerá entre março e junho de 2026, passando por dez capitais brasileiras: Rio de Janeiro (Farmasi Arena - 14 de março de 2026), Porto Alegre (Local a confirmar - 21 de março de 2026), São Paulo (Parque Villa Lobos - 28 de março de 2026), Salvador (Concha Acústica - 10 de abril de 2026), Curitiba (Igloo - 25 de abril de 2026), Brasília (CCBB - 09 de maio de 2026), Recife (Classic Hall - 15 maio de 2026), Fortaleza (CFO - 23 de maio de 2026), Belém (Náutico Marine - 30 de maio de 2026) e Belo Horizonte (Mineirão 13 de junho de 2026). A banda que o acompanhará na turnê terá Tovinho (teclados e direção musical), Cássio Cunha (bateria), Zi Ferreira (guitarra), Nando Barreto (baixo), André Julião (sanfona), Costinha (flautas) e a participação de Lui Coimbra (violas e violoncelo) e Natalia Mitre (percussão). Os ingressos já estão disponíveis para compra no site do artista: www.alceuvalenca.com.br.





Alceu Valença é a genuinidade, autenticidade, legitimidade, originalidade verdadeiramente brasileira até o último poro, marcando posição firme e acertada nos caminhos tortuosos da nossa Terra, entre maracatus, batuques e ladeiras sem nunca parar de andar e andar em direção ao futuro. Como é prazeroso vê-lo aos 80 anos com plena saúde e esta paixão interminável pela construção cotidiana da arte e da beleza musical. Saúde e vida longa, Mestre Alceu Valença!
Principalmente aos que reclamam que não há música boa na atualidade, não deixem de assistir a esta apresentação maravilhosa de Alceu junto com a excelente Orquestra Ouro Preto.
Um grande abraço espinosense.