No dia 8 de dezembro de 1984, na Ilha de Whidbey, perto de Freeland, Washington, nos Estados Unidos da América, dezenas de policiais do FBI-Federal Bureau of Investigation cercaram uma casa na busca pelo líder de um radical, violento e perigoso grupo de supremacistas brancos intitulado "The Order"("A Ordem"). O terrorista neonazista americano chefe da gangue era o jovem de 31 anos Robert "Bob" Jay Mathews, que mesmo tendo nascido em um lar seguro e carinhoso, sob os cuidados dos pais sensatos e honrados Johnny e Una Mathews, converteu-se ao crime e ao extremismo. Desde a adolescência mostrou suas ideias inflexíveis do separatismo branco, fundando grupos reacionários como o "Sons of Liberty" ("Filhos da Liberdade") até que mais tarde fundou o grupo neonazista "The Order" ("A Ordem"), na companhia de outros desequilibrados mentais. Tendo como base os escritos terroristas do livro "The Turner Diaries", escrito por William Luther Pierce sob o pseudônimo Andrew Macdonald, que narra uma guerra racial para o extermínio sistemático de não-brancos e judeus, ele e seus sectários passaram a planejar ataques violentos ao governo dos EUA, iniciando com assaltos a bancos e carros-fortes e bombardeamentos de lojas para arrecadação de fundos. Alguns dos membros do grupo foram presos por compras realizadas com notas falsas de dólar que eles próprios fabricavam. Só em julho de 1984, eles arrecadaram uma fortuna, cerca de US $ 3.600.000, em um ousado assalto de um caminhão blindado da Brink's. Eles também assassinaram friamente o radialista judeu Alan Berg, crítico da extrema-direita. Infelizmente, para eles, um dos terroristas, Tom Martinez, foi preso ao passar adiante mais notas falsas, tornando-se informante do FBI, o que resultou na descoberta do local onde vivia o líder da seita.
Esta história verídica é contada no ótimo filme "A Ordem", disponível no catálogo da Amazon Prime Video. O filme de 2025 e com 118 minutos de duração, conta toda essa loucura que ameaça o mundo desde sempre: o ódio e a intolerância contra os diferentes. A direção é de Justin Kurzel e o roteiro é de Zach Baylin, baseado no livro "The Silent Brotherhood", de Kevin Flynn e Gary Gerhardt.
Elenco:
Jude Law - Terry Husk
Nicholas Hoult - Bob Mathews
Tye Sheridan - Jamie Bowen
Jurnee Smollett - Joanne Carney
Alison Oliver - Debbie Matheus
Odessa Young - Zillah Craig
Sebastian Pigott - Bruce Pearce
George Tchortov - Gary Yarbrough
Victor Slezak - Richard Butler
Phillip Forest Lewitski - David Lane
Matias Lucas - Tony Torres
Bradley Stryker - Sam Stinson
Morgan Holmstrom - Kimmy Bowen
Marc Maron - Alan Berg
Passa o tempo rápido e a evolução acontece, mas ainda temos gente no mundo com ideias supremacistas brancas, completamente racistas e odiosas, sempre mancomunando nos subterrâneos, inclusive do poder, planos de perseguição e extermínio de seres humanos de outros lugares, cores de pele e culturas. E, assustadoramente, tais absurdos são considerados normais e aceitáveis e até apoiados por gente próxima, estes insensatos atolados num fanatismo político-religioso exacerbado. Foi assim que a sociedade alemã se deixou corromper e fechou os olhos para a barbárie do Holocausto promovido pelo ditador sanguinário e genocida Adolf Hitler. Não podemos deixar o horror da História se repetir nunca mais!
Um grande abraço espinosense.