Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 11 de julho de 2020

2450 - Arte na Praça

O mesmo local em que décadas e décadas atrás se iniciou efetivamente o Arraial de Nossa Senhora de Conceição e São José de Formigas até se tornar hoje a grande Princesinha do Sertão Norte-Mineiro, a cidade de Montes Claros, está mais uma vez em reforma, em mais uma importante obra da administração do prefeito Humberto Souto. A Praça que homenageia o advogado e político Doutor Antônio Gonçalves Chaves, mais conhecida como Praça da Matriz, já sofreu várias reformulações durante todo o tempo de sua existência, com amplas mudanças na sua estrutura e no seu traçado.
Além de abrigar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, ela ainda acolhe em suas redondezas três prédios históricos da cidade, o sobrado da família Versiani-Maurício, de 1812; o solar da família Oliveira, da década de 1850, e o Palácio Episcopal, construído em 1914, todos tombados pelo patrimônio municipal.
A praça ganhou uma estátua do governador Benedito Valadares em 1939. E na comemoração do centenário da cidade, durante a gestão do prefeito Geraldo Athayde (1957-1958), a praça ganhou uma grande reforma. Tempos mais tarde, outras vieram. Agora, mais uma.




Para concretizar a reforma, a empresa responsável pela obra colocou tapumes cercando toda a área da praça. Em uma brilhante ideia, os responsáveis pela Secretaria de Cultura resolveram convidar artistas locais para preencher os espaços vazios dos tapumes com sua arte. Caso parecido ocorre em Belo Horizonte, na obra de construção do estádio do Atlético. A ideia é ótima, mas não é nova. Em Espinosa mesmo, servidores da Escola Estadual Dom Lúcio realizaram um maravilhoso trabalho com poemas pintados no muro do educandário. Assim, em Montes Claros, dezenas de artistas pintaram ali suas obras, seus desenhos, suas poesias, seus sentimentos para com sua cidade. O resultado são obras simples e diretas, lindas e interessantes. Nos vários painéis ao redor da praça estão representados o pequi, os catopês, o amor por Montes Claros, o desejo de Paz e Liberdade. E tem um painel que me fascinou deveras: a belíssima caricatura de uma artista de Taiobeiras que eu aprendi a admirar, a jovem cantora e compositora Marina Sena.




Merecem aplausos entusiasmados os idealizadores do projeto, como também todos os artistas participantes. A arte embeleza a cidade e nos traz um pouco de alento nesses tempos difíceis e obscuros que estamos vivenciando.
Um grande abraço espinosense.



2449 - 80 anos de vida de Ringo, 30 anos da morte de Cazuza

Esta semana foi bastante agitada, com tanta atribulação acontecendo que acabou faltando tempo para comemorar a vida de um e lamentar a morte do outro, dois grandes nomes da música mundial: Ringo Starr e Cazuza.




Há exatamente 30 anos, completados agora no dia 7 de julho de 2020, o cantor, compositor e poeta carioca Cazuza morria, aos 32 anos de idade, em decorrência da AIDS. Agenor de Miranda Araújo Neto nasceu no dia 4 de abril de 1958 e, mesmo morrendo jovem, com apenas 32 anos, deixou uma obra de raro e expressivo valor, com dezenas de composições maravilhosas. 
O irrequieto e rebelde Cazuza viveu algo como o lema de JK, 50 anos em 5, talvez até 100 em 10 ou até mesmo 1.000 em 32. Sua vontade de viver intensamente, de experimentar tudo sem medo algum das consequências, infelizmente sim, trouxe consequências. O poeta se utilizou do Rock and Roll para extravasar toda sua criatividade, integrando inicialmente a banda Barão Vermelho ao lado de Roberto Frejat, Dé Palmeira, Maurício Barros e Guto Goffi, mas sua imensa e ampla inspiração extrapolava qualquer limite musical. Cazuza e seus amores exagerados, suas paixões incandescentes, seu amor irreprimido por gente, pela coletividade, pela Democracia, pela Liberdade, deixou canções e versos eternamente marcantes em vários estilos, do Rock à Bossa Nova. Brilhantes versos que nunca serão esquecidos nem tampouco ignorados, certamente: 
"Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades..."
"Exagerado, jogado aos teus pés, eu sou mesmo exagerado..."
"A tua piscina tá cheia de ratos, tuas ideias não correspondem aos fatos, o tempo não para..."
"Os meus sonhos foram todos vendidos tão barato que eu nem acredito..."
"Enquanto houver burguesia não vai haver poesia. A burguesia não repara na dor da vendedora de chicletes. A burguesia só olha pra si..."
"Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder..."
"Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro, transformam um país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro..."
"Reparou como os velhos vão perdendo a esperança, com seus bichinhos de estimação e plantas?
Já viveram tudo e sabem que a vida é bela..."
"Às vezes te odeio por quase um segundo, depois te amo mais..."
"Pra que usar de tanta educação pra destilar terceiras intenções..."
"Eu sou um cara cansado de correr na direção contrária, sem pódio de chegada ou beijo de namorada..."
"Essa é a vida que eu quis: o mundo inteiro acordar e a gente dormir..."
Viva Cazuza!






Sir Richard Starkey, o astro Ringo Starr, conhecido mundialmente como o baterista da maior banda de Rock de todos os tempos, "The Beatles", completou 80 anos de existência no recente dia 7 de julho de 2020. Nascido em Liverpool, na Inglaterra, no ano de 1940, Ringo Starr entrou nos Beatles para substituir o então baterista Pete Best e conquistou o paraíso, ao se juntar a gênios da canção como John Lennon, Paul McCartney e George Harrison. Mesmo sendo considerado por muitos o menos talentoso do grupo, Ringo Starr é respeitado no mundo da música, tendo sido eleito pelos leitores da prestigiada revista Rolling Stone como o quinto maior baterista de todos os tempos. Ele está incluído no Rock and Roll Hall of Fame como Beatle e como artista solo, e foi agraciado pela realeza britânica com os títulos de Membro da Ordem do Império Britânico (1965) e Cavaleiro Celibatário do Império Britânico (2018).
Na discografia dos Beatles, Ringo Starr foi o intérprete das canções "Yellow Submarine", "With a Little Help From My Friends" e "Good Night", além das suas composições "Don't Pass Me By" e "Octopus's Garden". Após o término dos Fab Four ele também se enveredou na carreira solo, com alguns sucessos como "It Don’t Come Easy" (1971), "Back Off Bugaloo" (1972), "Photograph" e "You’re Sixteen" (ambos de 1973). 
Ringo, além de sua carreira solo de muitos álbuns gravados, também se aventurou no cinema, atuando como ator, e na literatura, lançando livros de fotografia.
Ringo Starr está em plena forma, ainda trabalhando vigorosamente e apresentando-se pelos palcos do mundo, levando boa música para encantar os corações sensíveis, sempre espalhando sua mensagem de paz e amor aos fãs. 
Para marcar seu aniversário, desta vez isolado socialmente por conta da pandemia, antes geralmente comemorado com festa, presença e abraços de inúmeros amigos, ele participou de uma live com participação de artistas amigos e com arrecadação de fundos para organizações de ajuda humanitária, educação e defesa dos direitos humanos como Black Lives Matter, The David Lynch Foundation e MusiCares and WaterAid. Paul McCartney, Joe Walsh, Ben Harper and Dave Grohl, Gary Clark Jr., Sheila E. e Sheryl Crow, entre outros amigos íntimos, lhe mandaram vídeos, alguns com performances musicais. 
Ringo é um cara sensível, talentoso, gentil e possuidor de uma capacidade incrível de angariar amizades leais e carinhosas. Ele é realmente uma figura extrardinária, ou simplesmente um cara legal. Viva Ringo!
Um grande abraço espinosense.