Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 11 de julho de 2020

2450 - Arte na Praça

O mesmo local em que décadas e décadas atrás se iniciou efetivamente o Arraial de Nossa Senhora de Conceição e São José de Formigas até se tornar hoje a grande Princesinha do Sertão Norte-Mineiro, a cidade de Montes Claros, está mais uma vez em reforma, em mais uma importante obra da administração do prefeito Humberto Souto. A Praça que homenageia o advogado e político Doutor Antônio Gonçalves Chaves, mais conhecida como Praça da Matriz, já sofreu várias reformulações durante todo o tempo de sua existência, com amplas mudanças na sua estrutura e no seu traçado.
Além de abrigar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, ela ainda acolhe em suas redondezas três prédios históricos da cidade, o sobrado da família Versiani-Maurício, de 1812; o solar da família Oliveira, da década de 1850, e o Palácio Episcopal, construído em 1914, todos tombados pelo patrimônio municipal.
A praça ganhou uma estátua do governador Benedito Valadares em 1939. E na comemoração do centenário da cidade, durante a gestão do prefeito Geraldo Athayde (1957-1958), a praça ganhou uma grande reforma. Tempos mais tarde, outras vieram. Agora, mais uma.




Para concretizar a reforma, a empresa responsável pela obra colocou tapumes cercando toda a área da praça. Em uma brilhante ideia, os responsáveis pela Secretaria de Cultura resolveram convidar artistas locais para preencher os espaços vazios dos tapumes com sua arte. Caso parecido ocorre em Belo Horizonte, na obra de construção do estádio do Atlético. A ideia é ótima, mas não é nova. Em Espinosa mesmo, servidores da Escola Estadual Dom Lúcio realizaram um maravilhoso trabalho com poemas pintados no muro do educandário. Assim, em Montes Claros, dezenas de artistas pintaram ali suas obras, seus desenhos, suas poesias, seus sentimentos para com sua cidade. O resultado são obras simples e diretas, lindas e interessantes. Nos vários painéis ao redor da praça estão representados o pequi, os catopês, o amor por Montes Claros, o desejo de Paz e Liberdade. E tem um painel que me fascinou deveras: a belíssima caricatura de uma artista de Taiobeiras que eu aprendi a admirar, a jovem cantora e compositora Marina Sena.




Merecem aplausos entusiasmados os idealizadores do projeto, como também todos os artistas participantes. A arte embeleza a cidade e nos traz um pouco de alento nesses tempos difíceis e obscuros que estamos vivenciando.
Um grande abraço espinosense.



Nenhum comentário: