Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

3391 - Jogo-treino Cinfaabb 2024

Continuando com a nossa preparação para a disputa da 28º edição do Cinfaabb-Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil, a equipe de futebol society da AABB Montes Claros realizou mais um jogo-treino na noite chuvosa da quarta-feira, 7 de fevereiro. No gramado molhado do Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo, a equipe do hipersênior enfrentou e venceu o time dos colegas associados peladeiros pelo placar de 3 x 2, com gols de Eustáquio (dois) e Ivo a favor e de Marconi e Fabão contra. 
A competição que reúne atletas aposentados do BB de todo o país ocorrerá entre os dias 16 e 25 de abril na capital de Alagoas, Maceió.




Estiveram atuando pelo time do Cinfaabb o goleiro Helinho e os jogadores Tiãozinho, Fernando Zica, Miltinho, Deraldo, Nino, Eustáquio, Ivo e Damata. Pelo time dos sócios peladeiros jogaram o goleiro Orlando e os atletas Borracha, Longuinhos, Niélson, Fabão, Vovô, Gílson (Cumpádi), Marconi, Madeira e Wilson.
Como sempre acontece, após a partida amistosa, rolou uma animada e harmônica confraternização com um churrasquinho e uma boa cerveja gelada, com muito bom papo na resenha. Após o Carnaval, pelo menos outros três jogos-treinos serão realizados até a chegada da data do evento esportivo.
Um grande abraço espinosense.

Centenário de Espinosa - Postagem 63

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Quando me tornei, inesperada e involuntariamente, presidente da AABB de Espinosa, tive o orgulho de participar da criação de um projeto simples e nada ambicioso, imaginado apenas como um incentivo à prática de esportes pela garotada espinosense, nossos filhos incluídos. O idealizador da empreitada foi o atual prefeito da cidade, meu amigo-irmão Mílton Barbosa Lima. Juntei-me a ele na excelente ideia de criar um plano que proporcionasse à meninada a oportunidade de jogar bola e quem sabe, destacar-se como uma promessa de craque, tornando-se futuramente atleta profissional de futebol. Decisão acertada, saímos pela cidade, contatando membros da sociedade com filhos pequenos tentando convencê-los e atraí-los para apoiarem o nosso projeto denominado Escolinha de Futebol Projeto Tatu, nome que homenageava o nosso maior craque do futebol. A adesão ao projeto foi bastante positiva, com a aceitação de todos em pagar uma mensalidade de valor ínfimo, à época R$ 5,00. Outro passo importante foi conseguir patrocínio para bancar as despesas com a aquisição de bolas e outros materiais esportivos e mais o pagamento do salário do professor Elton Gomes, o Tatuzinho. Conseguimos o apoio fundamental  dos amigos Edmar Barbosa Lima (Drogaria União), Florival Rocha Júnior (Empório Rocha), José "Deca" Leão Pereira (Dejan Gráfica) e Maurício Demétrius Grama Tupy (Banco do Brasil). A AABB cedeu o campo para os treinamentos e conseguiu com a FENABB-Federação Nacional das AABBs a doação de um jogo de camisas amarelas. Com o dinheiro arrecadado mandamos confeccionar outro jogo de camisas na cor azul. Os meninos também utilizaram o campo do Estádio Caldeirão para alguns jogos, com apoio da administração municipal, a quem agradecemos. 







Infelizmente, nosso sonho realizado não durou muito tempo, pois após eu e Mílton nos afastarmos do projeto, Tatuzinho não pôde continuar por falta de tempo em sua agenda pessoal de trabalho. Também infelizmente, nenhum dos nossos atletas, apesar de muitos serem bons de bola, conseguiu realizar nossa expectativa de se tornar um jogador profissional de futebol, mas o nosso maior objetivo foi plenamente alcançado: o de contribuir para a formação de cidadãos sérios, íntegros e comprometidos com a retidão na sociedade. Hoje todos esses garotos estão bem encaminhados na vida, com suas mais diversas profissões e alguns já com famílias criadas e filhos gerados, o que só nos enche de orgulho e alegria.
Só para constar, para não gerar quaisquer dúvidas, eu e Mílton participamos do projeto sem nenhuma remuneração.   
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 64

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Espinosa, com sua temperatura quase sempre abrasadora e fumegante, tem nos seus muitos rios alguns lugares formidáveis para o usufruto e a diversão, propícios para a realização de passeios, piqueniques e confraternizações com amigos e familiares. Um destes locais irresistíveis para quem ama a Natureza e quer fugir momentaneamente do calor absurdo que nos esquenta os miolos nestes tempos de aquecimento global extremo, é o Rio São Domingos, no espaço do pequeno açude de Clóves Cruz. Ali entre grandes, frondosas e belas árvores ainda intocadas pelos insensatos destruidores do Meio Ambiente, corre em limitada parte do ano as águas serenas do rio, um pouco represadas pela pequena parede de concreto construída sobre as pedras do local. Logo abaixo, um poço de alguma profundidade torna-se um aprazível lugar para se tomar um relaxante banho de água doce, sobre a areia fina e sob a sombra das muitas árvores dispostas na beira do rio.










O Açude de Clóves, como é conhecido o lugar, foi por longo tempo o nosso local preferido para a realização de farras da Turma da Resina. Isso, obviamente, nas épocas em que o rio tinha água corrente, normalmente no período das chuvas entre novembro a março. É um local não muito distante, com acesso relativamente fácil e um recanto deveras aprazível, onde pode-se chegar bem próximo, de carro. Por vezes fomos até lá pedalando de bicicleta ou até a pé, catando umbus pelos muitos umbuzeiros da região. É bem possível que ainda possam ser encontradas, nos troncos das árvores mais antigas, algumas inscrições feitas por nós naqueles tempos em que íamos ali tomar banho, farrear e namorar.
Há algum bom tempo não pude ir até lá. Espero poder voltar ao açude de Clóves ainda neste ano para poder tomar um refrescante banho de rio. Se Deus quiser! 
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.