Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 13 de junho de 2020

2427 - AABB Montes Claros constrói novo campo de futebol

O mundo inteiro está, ou esteve, praticamente parado por conta de uma das mais devastadoras pandemias da história. O Coronavírus, o Covid-19 ou o Sars-CoV-2, como a doença é conhecida pela população, apareceu inicialmente na cidade chinesa de Wuhan, alastrando-se rapidamente para todas as regiões do mundo e ceifando milhares de vidas. Neste exato momento, as informações disponibilizadas pelo site da Johns Hopkins University mostram que no mundo inteiro já são 7.682.831 casos confirmados e 426.696 mortes ocorridas. Estados Unidos e Brasil lideram os casos de contaminação no mundo, com 2.053.606 e 828.810, respectivamente. No número de mortes, os EUA lideram a terrível estatística, com 114.784 perdas humanas e na segunda posição vem o Brasil, com 41.828. E, infelizmente, a pandemia ainda não atingiu o pico por aqui e não tem data prevista para acabar ou que seja descoberta uma vacina. O cenário é desolador e preocupante, mas muita gente ainda continua minimizando a tragédia, relativizando o alcance da enfermidade e não protegendo a si e aos seus como deveriam.
Por conta da pandemia, as autoridades tomaram medidas drásticas em decretos que proibiram a abertura da maioria dos estabelecimentos comerciais, com exceção aberta aos considerados serviços essenciais, como hospitais, farmácias, supermercados, padarias, postos de gasolina etc. Neste cenário, os clubes sociais e esportivos tiveram que se adequar à situação e suspender suas atividades. Os aficionados pelo esporte tiveram que dar um tempo e se contentar em ficar em casa, ansiosos pela volta à normalidade. Nós, os peladeiros amantes da bola, fomos necessariamente afastados dos campos e das quadras, deixando de fazer o que mais gostamos: jogar futebol. 








Porém, para nossa alegria, boas notícias estão em andamento. Assim como os apaixonados torcedores do Clube Atlético Mineiro estão eufóricos com a construção do seu estádio em Belo Horizonte, também os associados peladeiros da Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros estão em situação de grande expectativa pela liberação do novo campo de futebol, que está em fase final de construção nas instalações do clube atualmente administrado pelo dinâmico presidente Silvano Tolentino, coadjuvado pela sua competente e ativa diretoria. 
O novo campo de futebol é uma reivindicação de muitos associados do clube abebeano e, quando finalizado, terá gramado de excelente qualidade com sistema de drenagem e irrigação de última geração. Terá ainda dois bancos de reservas com cadeiras confortáveis, arquibancada coberta com geração de energia solar e alambrado em torno de toda a área do campo. Além do uso da área gramada como campo de futebol, ela também será utilizada como dois campos de futebol society, um em cada metade da área total, com separação por uma rede plástica, quando das disputas de campeonatos.
Na semana passada foi finalizada a colocação dos tapetes de grama e agora, nesta e nas próximas semanas, haverá a passagem do rolo para compactação do gramado, a instalação da tela do alambrado, a continuação da construção dos bancos de reserva e da arquibancada e, posteriormente, a instalação da iluminação. 
No filme abaixo aparecem, além das imagens em foto e vídeo captadas por mim durante as obras, cenas de um avião pousando no Aeroporto Mário Ribeiro e de uma importante conquista da equipe de futebol da AABB Montes Claros na disputa da XIV JESAB no ano de 1993, com uma vitória nos pênaltis sobre a equipe de Sete Lagoas. As imagens conseguidas através do amigo e colega Élcio Alves Alencar mostram como era o campo antigamente e a formação do time de Montes Claros à época, com a presença de grandes nomes como Albano, Hernan, Denarte, Bispo, Miltinho, Tiãozinho, Damata, Élcio e o saudoso colega e zagueiro Luiz Carlos. No vídeo pode-se ver as cobranças de pênalti de Luiz Carlos e Hernan e a defesa de Albano que deu o título ao time montes-clarense. Essas imagens iniciais são da JL Produções e da Joka Vídeo.   
Faz-se necessária aqui a menção e agradecimento ao gerente Ildefonso e aos dedicados funcionários da AABB MOC e demais trabalhadores que se desdobraram diariamente, mesmo em tempos de pandemia, na construção do novo campo.  
Nós, peladeiros da AABB MOC, esperamos ansiosamente a descoberta rápida de uma vacina para o Covid-19 e o consequente retorno à normalidade no mundo, para que possamos retornar o quanto antes à nossa prática harmoniosa, feliz e saudável do futebol ao lado dos amigos e companheiros, ainda mais agora que teremos mais um espaço amplo, bonito e moderno para usufruir. Que a volta das nossas peladas aconteça muito em breve! Amém!
Um grande abraço espinosense.