Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 28 de novembro de 2020

2552 - Olha a festa no Urubu!

Adoro a movimentação intensa, o visual moderno, as facilidades materiais e as inúmeras opções de vida e prazer das metrópoles. Mas apenas por curtos momentos de viagens a passeio, pois nada é tão tranquilo e sossegado como a vida na zona rural, mais conhecida no nosso Sertão como "roça". Viver na "roça" é flutuar na paz. Se bem que tudo está mudando tão rapidamente que talvez minha visão sonhadora já esteja ultrapassada. Se temos como comemorar a chegada à roça de maravilhas modernas (nem tanto) como energia elétrica, água encanada e sinais de telefone e Internet, não temos como celebrar a perda da segurança e da tranquilidade de outrora, já que o consumo de drogas e a violência se espalharam por tudo quanto é canto deste nosso imenso país.
Em um tempo já distante na memória, quando ainda éramos jovens ingênuos, despretensiosos e um tanto irresponsáveis, adorávamos ir passear em um local com um apelo extremamente familiar, lá no Urubu. Esta pequena comunidade rural entre Espinosa e Mamonas era frequentemente visitada por nós, seja para jogos de futebol ou apenas para farrear e jogar sinuca no barzinho de Seu Zezé Xavier. 



O Urubu tinha entre seus dignos moradores a família Xavier, de Seu Normino e vasta prole. São filhos de Seu Zezé, infelizmente já falecido, os meus amigos-irmãos Tião e Dalton, o que nos levava a sempre estar por ali nos divertindo. 



Em uma dessas oportunidades nos reunimos, a Turma da Resina quase inteira, para comemorarmos os aniversários de Dalton e Daílson. Tomamos muita cerveja, jogamos muita sinuquinha no bar e no final da bebedeira nos metemos em uma guerra de lama no fundo do quintal, em que saímos todos vivos e íntegros, mas completamente enlameados. Coisas de jovens leves, livres e com espírito de criança!



Vale comentar aqui um pouco sobre o nome da localidade, para os moradores das metrópoles que o desconhecem. A comunidade de Urubu homenageia um dos animais mais importantes da nossa região sertaneja. Existem sete espécies de urubus no mundo, e cinco delas são encontradas no Brasil, que são urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus), urubu-rei (Sarcoramphus papa) e urubu-da-mata (Cathartes melambrotus). Os urubus são aves da família Cathartidae e são conhecidos por seu hábito alimentar na ingestão de carne em decomposição, o que é imprescindível para o planeta na limpeza do ambiente.



Este dia foi maravilhoso, a comemoração dos aniversários de Dalton e Daílson, um encontro que marcou para sempre nossas vidas. Um momento de tamanha confraternização que solidificou definitivamente nossa amizade. E o retorno ao passado através dessas imagens nos obriga a jamais deixar de agradecer de coração à família Xavier pela acolhida sempre terna e calorosa. 
São momentos tão maravilhosos que jamais saem das nossas memórias, ainda mais que foram registrados em algumas poucas imagens fotográficas. A saudade bate forte quando percebo a presença nas imagens de gentes tão queridas que já viajaram para outra dimensão, como Seu Normino, Seu Zezé, Jésus, Dalton, Jésus, Daílson e Gera. Enquanto estivermos vivos, eles nunca deixarão de ser lembrados com o maior carinho e consideração.
Um grande abraço espinosense. 



2551 - Novo álbum de Elba Ramalho: "Eu e Vocês"

Nesses novos tempos tecnológicos e céleres, a divulgação de um novo disco pelos artistas já não traz a mesma ansiedade ou provoca o mesmo impacto nos fãs. Nos bons tempos de outrora, a expectativa era grande nas visitas às lojas de discos para saber das novidades musicais. Agora é tudo tão rápido que nem dá tempo de saber dos lançamentos de discos, ou melhor, de singles, agora.



E foi por acaso, através do Facebook, que tomei conhecimento do lançamento de um novo álbum da cantora paraibana Elba Ramalho.
O álbum gravado no estúdio em sua casa, produzido por seu filho Luã Yvys e lançado pela Acauã Produtora,  chama-se "Eu e Vocês", dura 46 minutos e 6 segundos e traz 12 canções:
1) Maçã do Rosto (Djavan) - 4:03
2) O Inverno é Você (Dominguinhos) - participação Padre Fábio de Melo - 4:39
3) Sintonia (Moraes Moreira) - 4:00
4) Ainda Tenho Asas (Elba Ramalho e Luã Yvys) - participação Luã Yvys - 3:12
5) Pra Você Voltar Pra Mim (Dorgival Dantas) - 4:02
6) Eu Vou Chegar Chegando (Mestrinho) - participação Mestrinho - 3:14
7) Felicidade (Marcelo Jeneci e Chico César) - 4:01 
8) Seu Olhar Não Mente (Ilmar Cavalcante) - 3:43
9) Ter Você É Ter Razão (Dominguinhos e Climério) - 3:24
10) Já Com Saudade (Cezzinha Thomaz) - 3:24
11) De Onde Eu Vim (Luã Yvys) - 4:18
12) Eu e Vocês (Zélia Duncan e Juliano Holanda) - participação Luã Yvys, Maria Clara, Maria Paula e Maria Esperança - 4:00 



O disco de Elba traz lindas canções, xotes e baiões embalados pelo som inebriante da sanfona, tão característica do nosso lindo e rico Nordeste, com composições de Ilmar Cavalcante, Cezzinha, Dorgival e o inesquecível Dominguinhos, além de criações de destaques da nossa MPB como Zélia Duncan, Moraes Moreira, Djavan, Mestrinho, Chico César e Marcelo Jeneci. A participação da família também valoriza o trabalho, mostrando o talento nato da estirpe paraibana. O isolamento forçado em casa mostrou-se bom e produtivo para Elba, que fez um disco excelente. E, claro, para nós também que apreciamos boa música. Ela, feliz por estar mais próxima dos seus amados familiares, ainda teve a alegria de acompanhar em abril o nascimento da sua primeira netinha, a Esmeralda, filha de Luã.  
Um grande abraço espinosense.