Nesta sexta-feira, 17 de maio de 2024, a poderosa FIFA-Fédération Internationale de Football Association, através do presidente Gianni Infantino presente no 74º Congresso da entidade realizado em Bangkok, na Tailândia, anunciou o país que irá sediar e promover a 10ª Copa do Mundo de Futebol Feminino no ano de 2027. Com 119 votos a 78, a candidatura brasileira venceu a adversária que unia três países europeus, Bélgica, Alemanha e Holanda. Esta será a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul.
A candidatura brasileira prevê o uso de 10 estádios da Copa de 2014, com abertura e final no Estádio do Maracanã. São eles:
1) Maracanã (Rio de Janeiro)
2) Neo Química Arena (São Paulo)
3) Mineirão (Belo Horizonte)
4) Mané Garrincha (Brasília)
5) Arena Pantanal (Cuiabá)
6) Arena Castelão (Fortaleza)
7) Arena da Amazônia (Manaus)
8) Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
9) Arena de Pernambuco (Região de Recife)
10) Arena Fonte Nova (Salvador)
A mais recente Copa do Mundo foi disputada nos países Austrália e Nova Zelândia, em 2023, com a Espanha sagrando-se a grande Campeã. As outras oito edições foram realizadas em 1991 na China (Campeão: Estados Unidos), em 1995 na Suécia (Campeão: Noruega), em 1999 nos Estados Unidos (Campeão: Estados Unidos), em 2003 nos Estados Unidos (Campeão: Alemanha), em 2007 na China (Campeão: Alemanha), em 2011 na Alemanha (Campeão: Japão), em 2015 no Canadá (Campeão: Estados Unidos), em 2019 na França (Campeão: Estados Unidos).
A conquista da sede pelo Brasil deve ser muito comemorada mesmo, pois um evento desta magnitude traz enormes ganhos em vários aspectos para o país, desde o econômico, com investimentos públicos e privados, incremento da Economia e criação de empregos formais, até o esportivo, com incremento e valorização do futebol feminino por uma parcela maior da população.
Que no final, quem sabe, possamos comemorar também o primeiro título da nossa Seleção Brasileira de Futebol Feminino! Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.