Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

2352 - Vai começar o Mineiro 2020!

É hoje! Quando o relógio mostrar exatamente 20 horas no Estádio Independência no bairro do Horto em Belo Horizonte, as equipes do Coimbra e da URT darão início à 106ª edição do Campeonato Mineiro de Futebol. Mais uma vez com o regulamento modificado, o Ruralzinho, como parte dos torcedores tratam pejorativamente a disputa, terá a participação de 12 equipes que se enfrentarão em uma primeira fase, com classificação dos quatro primeiros colocados para a semifinal e com os vencedores desses confrontos protagonizando a grande final, em jogos de ida e volta. Os 12 concorrentes ao título são América Futebol Clube, Clube Atlético Mineiro, Boa Esporte Clube, Associação Atlética Caldense, Coimbra Sports, Cruzeiro Esporte Clube, Clube Atlético Patrocinense, Tombense Futebol Clube, Tupynambás Futebol Clube, Uberlândia Esporte Clube, URT-União Recreativa dos Trabalhadores e Villa Nova Atlético Clube. 
Esta é a primeira rodada:
21-01-2020 - Terça-feira - Independência - 20h - Coimbra x URT
21-01-2020 - Terça-feira - Parque do Sabiá - 21h30 - Uberlândia x Atlético
22-01-2020 - Quarta-feira - Municipal de Juiz de Fora - 20h - Tupynambás x Tombense
22-01-2020 - Quarta-feira - Independência - 20h30 - América x Caldense
22-01-2020 - Quarta-feira - Pedro Alves do Nascimento - 21h - Patrocinense x Villa Nova
22-01-2020 - Quarta-feira - Mineirão - 21h30 - Cruzeiro x Boa Esporte
Uma das novidades deste ano é a criação do Troféu Inconfidência, uma disputa que irá reunir do quinto ao oitavo colocado da primeira fase e será realizada paralelamente aos jogos das semifinais e finais do Campeonato Mineiro. Outra boa novidade é a disputa da Recopa, troféu que será disputado após o final do Mineiro com jogos de ida e volta e vai reunir o Campeão do Interior - melhor time na classificação geral entre aqueles fora de Belo Horizonte - e o vencedor do Troféu Inconfidência.


Como sempre na história, os times da capital Belo Horizonte largam como os favoritos à conquista do título. O América vem de uma boa campanha na Série B no ano passado, quando deixou se ascender à elite do futebol brasileiro por conta da falta de apenas um mísero gol, fatal para as suas pretensões. A equipe será comandada pelo técnico Felipe Conceição e terá como destaques os volantes Zé Ricardo e Juninho e o habilidoso atacante Matheusinho. 


O Atlético começa o ano de 2020 com uma reformulação significativa em seu elenco, com chegadas e saídas de atletas importantes. Entre os que deixaram o clube estão o ídolo Menino Maluquinho Luan (V-Varen Nagasaki), o volante Elias, o atacante Alerrandro (Bragantino Red Bull), o atacante Chará (Portland Timbers), o meia Vinícius (Ceará), o meia Terans (Peñarol), o lateral-esquerdo Hulk (Paraná), o meia Daniel Penha (Coimbra), o atacante Geuvânio e o zagueiro-capitão Leonardo Silva (aposentado). Foram contratados o lateral-direito Maílton (Operário), o meia-atacante colombiano Dylan Borrero (Independiente Santa Fé), o atacante Hyoran (Palmeiras), o volante Allan (Liverpool) e teve ainda os retornos de empréstimos dos atletas Edinho (Fortaleza) e Gabriel (Botafogo). Ainda negocia sua vinda para o Atlético o lateral-esquerdo Guilherme Arana (Sevilla). Quem pode ser negociado e dar adeus à Cidade do Galo é o craque meio-campista Cazares, que recebeu um ótima proposta do Al Ain, dos Emirados Árabes. Com tantas mudanças, é enorme a expectativa da Massa Atleticana quanto ao desempenho no ano da equipe agora sob o comando do treinador venezuelano Rafael Dudamel. A pressão será bem maior pela conquista do título deste ano, já que o clube perdeu as duas últimas finais do torneio para o arquirrival Cruzeiro, que este ano disputará a segunda divisão do futebol brasileiro. 


O Cruzeiro inicia o ano debaixo de uma enorme desconfiança de parte da torcida, angustiada e revoltada com a terrível situação econômica e administrativa em que o clube se meteu. São números absurdos de uma dívida astronômica que os dirigentes conseguiram criar em pouco tempo, colocando em risco a sobrevivência de um dos mais vitoriosos clubes do país. Por conta da situação caótica que vive o clube da Toca da Raposa, mudanças radicais foram e deverão ainda ser realizadas, especialmente no elenco. Com as dívidas em profusão, salários atrasados e diminuição das receitas, uma das medidas para tentar minimizar os estragos foi determinar um teto de salários e liberar os jogadores que recebem valores mais altos. Assim deixaram o clube o atacante Sassá (Coritiba), o meio-campista Éderson, o meia Thiago Neves, o atacante David, o atacante Pedro Rocha (Flamengo), o volante Jádson (Bahia), o lateral-esquerdo Egídio (Fluminense), o volante Henrique (Fluminense), o atacante Marquinhos Gabriel (Athlético), o lateral-direito Orejuela (Grêmio), o lateral-esquerdo Dodô e os zagueiros Dedé e Fabrício Bruno. Ainda podem sair o atacante Fred, o meia Rodriguinho e o volante Ariel Cabral. Até o momento chegaram jovens apostas do clube celeste como o lateral-esquerdo João Lucas (Ceará) e o volante Machado (Grêmio). É com esse cenário de reconstrução, a palavra mais usada atualmente no clube, que o técnico Adílson Batista começa a montagem do time que irá lutar pelo título do Campeonato Mineiro e pelo retorno à Série A do Campeonato Brasileiro neste ano de 2020.


Agora é acompanhar os jogos e as performances dos times e dos jogadores, torcendo para que o futebol mineiro se recupere de um ano de 2019 extremamente negativo e desalentador. Como sempre acontece, o título do Campeonato Estadual é ridicularizado pelas torcidas como o "Ruralzinho", quando não se consegue a conquista, mas quem ganha dá valor, zoa o rival e tem mais é que comemorar mesmo. Qualquer título é importante, até mesmo a Flórida Cup. A certeza é que a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro jamais se extinguirá, até mesmo em uma disputa de porrinha entre amigos no boteco da esquina. 
Vamos aguardar os acontecimentos e oxalá tenhamos uma competição equilibrada e com bom nível técnico, com boas surpresas e revelações de jovens jogadores nas equipes! Que comecem os jogos!
Um grande abraço espinosense.