Neste domingo confirmou-se o que já era esperado. Com uma vitória sobre o time brasileiro do Santos, o Barcelona tornou-se o melhor time do mundo, pela segunda vez, ao vencer o título do Campeonato Mundial de Clubes, disputado agora há pouco em Yokohama, no Japão.
Santos e Barcelona já se enfrentaram em seis confrontos na história. O time brasileiro conseguiu vencer apenas uma vez, no dia 29 de junho de 1959 por 5 x 1, em amistoso disputado na Espanha. O Barcelona venceu três partidas e, na última, disputada em 1998, deu empate por 2 x 2.
Os times entraram em campo escalados com os seguintes jogadores:
Santos: Rafael; Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Danilo, Henrique, Arouca, Paulo Henrique Ganso e Léo; Neymar e Borges.
Barcelona: Valdés; Daniel Alves. Puyol, Piqué e Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta e Thiago Alcântara; Fábregas e Messi.
O Santos entrou com uma formação de três zagueiros e forte marcação, até na saída de bola do Barcelona, que mantinha o seu conhecidíssimo estilo de jogo de muitos passes e grande posse de bola. A primeira chance de gol apareceu aos 12 minutos com um chute de Messi que Rafael defendeu parcialmente. No rebote, Thiago chutou para nova defesa do goleiro santista. Aos 16 minutos, saiu o gol do Barcelona. Depois de uma tabela característica do time catalão, Messi recebeu passe de Xavi e, dentro da área, com uma tranquilidade impressionante, deu um toque sutil por cima do goleiro Rafael, abrindo o placar. O Barcelona mantinha a espetacular marca de 71% de posse de bola. Aos 23 minutos Xavi faria o segundo, depois de receber um ótimo passe de Daniel Alves e tirar da jogada o zagueiro Bruno Rodrigo, batendo forte no gol santista. Aos 26 minutos o Santos teve uma boa chance com Borges chutando para a defesa de Valdés. Aos 28, Fábregas recebeu passe primoroso de Xavi e acertou a trave. E a posse de bola espanhola continuava inacreditável: 74%. Perdendo o jogo, o técnico Muricy resolveu mudar e colocou o meio-campista Elano no lugar de Danilo, aos 30 minutos, tentando reverter a situação da partida e para tentar aumentar a posse de bola do time para criar alguma chance de gol. Mas nada mudou, com total controle da partida pelo Barcelona, que, aos 44 minutos, fez o terceiro gol através de Fábregas, depois de duas defesas parciais seguidas do goleiro Rafael. Como é difícil segurar esse time do Barça! E terminou assim o primeiro tempo: 3 x 0 para o Barça e com Neymar bastante sumido no jogo.
O segundo tempo começou em rítmo acelerado e o Barcelona teve uma nova chance de marcar antes do primeiro minuto, com Fábregas, depois de bela jogada de Messi e boa defesa de Rafael. Logo após, o Santos encaixou um bom contra-ataque mas Neymar tocou para fora, sem perigo. Aos 8, Rafael se destacou novamente ao impedir o gol de Messi, que ficara cara a cara com ele. Um minuto depois, Valdés fez ótima defesa em perigoso ataque santista. Em seguida Iniesta chutou para fora, perigosamente. 10 minutos: entra Mascherano no lugar de Piqué. O jogo estava a mil por hora. Neymar perdeu gol frente a frente com o goleiro Valdés. O Santos melhorou o seu rendimento no jogo e começou a criar algumas boas chances. Mas o Barça ainda mandava no jogo. Mudanças nos dois times aos 33 minutos: sai Thiago Alcântara e entra Pedro no Barcelona; no Santos entra Alan Kardec no lugar de Borges. Daniel Alves acerta a trave do Santos aos 34 minutos. Messi, aos 36, faz mais um belo gol, depois de receber de Daniel Alves, driblar o goleiro Rafael e tocar para o fundo das redes alvinegras. Estava decidido o jogo! Sai Ganso e entra Íbson no Santos. Sai Puyol e entra Fontàs no Barcelona. Algumas chances ainda foram criadas mas nada mudou. A goleada só veio confirmar a imensa superioridade do clube espanhol.
Barcelona 4 x 0 Santos. Final de jogo e o melhor time do mundo, com seu futebol encantador de habilidade e técnica apurada, é novamente campeão. Interessante é perceber que o Barbelona de Messi, Iniesta e Xavi conseguiram abolir do futebol o famoso chutão, também conhecido nas terras brasileiras como "bico pro mato". É gratificante acordar cedo no domingo e assistir a uma aula de futebol apresentado por este time fantástico do Barcelona.
Quem dera se o futebol brasileiro atual copiasse essa maravilhosa forma de praticar o futebol. É bonito demais! Barça, o melhor do mundo!