Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 18 de dezembro de 2011

298 - Não há mais dúvidas, o Barcelona é o melhor do mundo

Neste domingo confirmou-se o que já era esperado. Com uma vitória sobre o time brasileiro do Santos, o Barcelona tornou-se o melhor time do mundo, pela segunda vez, ao vencer o título do Campeonato Mundial de Clubes, disputado agora há pouco em Yokohama, no Japão.
Santos e Barcelona já se enfrentaram em seis confrontos na história. O time brasileiro conseguiu vencer apenas uma vez, no dia 29 de junho de 1959 por 5 x 1, em amistoso disputado na Espanha. O Barcelona venceu três partidas e, na última, disputada em 1998, deu empate por 2 x 2.
Os times entraram em campo escalados com os seguintes jogadores:
Santos: Rafael; Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Danilo, Henrique, Arouca, Paulo Henrique Ganso e Léo; Neymar e Borges.
Barcelona: Valdés; Daniel Alves. Puyol, Piqué e Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta e Thiago Alcântara; Fábregas e Messi.
O Santos entrou com uma formação de três zagueiros e forte marcação, até na saída de bola do Barcelona, que mantinha o seu conhecidíssimo estilo de jogo de muitos passes e grande posse de bola. A primeira chance de gol apareceu aos 12 minutos com um chute de Messi que Rafael defendeu parcialmente. No rebote, Thiago chutou para nova defesa do goleiro santista. Aos 16 minutos, saiu o gol do Barcelona. Depois de uma tabela característica do time catalão, Messi recebeu passe de Xavi e, dentro da área, com uma tranquilidade impressionante, deu um toque sutil por cima do goleiro Rafael, abrindo o placar. O Barcelona mantinha a espetacular marca de 71% de posse de bola. Aos 23 minutos Xavi faria o segundo, depois de receber um ótimo passe de Daniel Alves e tirar da jogada o zagueiro Bruno Rodrigo, batendo forte no gol santista. Aos 26 minutos o Santos teve  uma boa chance com Borges chutando para a defesa de Valdés. Aos 28, Fábregas recebeu passe primoroso de Xavi e acertou a trave. E a posse de bola espanhola continuava inacreditável: 74%. Perdendo o jogo, o técnico Muricy resolveu mudar e colocou o meio-campista Elano no lugar de Danilo, aos 30 minutos, tentando reverter a situação da partida e para tentar aumentar a posse de bola do time para criar alguma chance de gol. Mas nada mudou, com total controle da partida pelo Barcelona, que, aos 44 minutos, fez o terceiro gol através de Fábregas, depois de duas defesas parciais seguidas do goleiro Rafael. Como é difícil segurar esse time do Barça! E terminou assim o primeiro tempo: 3 x 0 para o Barça e com Neymar bastante sumido no jogo. 
O segundo tempo começou em rítmo acelerado e o Barcelona teve uma nova chance de marcar antes do primeiro minuto, com Fábregas, depois de bela jogada de Messi e boa defesa de Rafael. Logo após, o Santos encaixou um bom contra-ataque mas Neymar tocou para fora, sem perigo. Aos 8, Rafael se destacou novamente ao impedir o gol de Messi, que ficara cara a cara com ele. Um minuto depois, Valdés fez ótima defesa em perigoso ataque santista. Em seguida Iniesta chutou para fora, perigosamente. 10 minutos: entra Mascherano no lugar de Piqué. O jogo estava a mil por hora. Neymar perdeu gol frente a frente com o goleiro Valdés. O Santos melhorou o seu rendimento no jogo e começou a criar algumas boas chances. Mas o Barça ainda mandava no jogo. Mudanças nos dois times aos 33 minutos: sai Thiago Alcântara e entra Pedro no Barcelona; no Santos entra Alan Kardec no lugar de Borges. Daniel Alves acerta a trave do Santos aos 34 minutos. Messi, aos 36, faz mais um belo gol, depois de receber de Daniel Alves, driblar o goleiro Rafael e tocar para o fundo das redes alvinegras. Estava decidido o jogo! Sai Ganso e entra Íbson no Santos. Sai Puyol e entra Fontàs no Barcelona. Algumas chances ainda foram criadas mas nada mudou. A goleada só veio confirmar a imensa superioridade do clube espanhol.
Barcelona 4 x 0 Santos. Final de jogo e o melhor time do mundo, com seu futebol encantador de habilidade e técnica apurada, é novamente campeão. Interessante é perceber que o Barbelona de Messi, Iniesta e Xavi conseguiram abolir do futebol o famoso chutão, também conhecido nas terras brasileiras como "bico pro mato". É gratificante acordar cedo no domingo e assistir a uma aula de futebol apresentado por este time fantástico do Barcelona.
Quem dera se o futebol brasileiro atual copiasse essa maravilhosa forma de praticar o futebol. É bonito demais! Barça, o melhor do mundo!

297 - O Clube Toca dos Craques

Um dos clubes de lazer da nossa cidade, com uma localização privilegiada, a "Toca dos Craques" atende há muito tempo a sociedade espinosense, proporcionando um ambiente agradável na parte social como também na área esportiva. Idealizado, construído e comandado pelo conhecido craque de futebol Sídney Castro, a Toca dos Craques foi cenário de muitas farras, muitas festas e muitas disputas esportivas, onde vivemos ótimos momentos. O time dos peladeiros da Toca dos Craques destacou-se por vários anos em disputas esportivas contra equipes de cidades vizinhas como Urandi e Brumado. O vôlei também teve uma fase de grande animação por lá. Mas o que mais me deixou saudades foram os inesquecíveis campeonatos de futebol de salão que ali foram disputados, em alguns dos quais fomos campeões. Lembro-me do campeonato em que joguei ao lado da meninada do Atletiquinho, muito talentosa, em que conseguimos faturar o título. O time era formado por Madurinho no gol, o saudoso Marinho e Inga na defesa e eu e Racine no ataque. Uma turma de amigos muito bons de bola. Ganhamos também um campeonato disputado apenas entre os associados. Mas a disputa que mais me deixou feliz foi uma competição em que já estávamos desclassificados na primeira fase, mas por alguma razão que já não me lembro, o torneio recomeçou do zero e conseguimos chegar à final. E que final! Contra o poderoso time do Cruzeirinho. Jogo disputadíssimo, clube lotado, torcida toda contra o nosso esforçado time da AABB e o placar terminou em 0 x 0. Fomos para os pênaltis. E o espetacular goleiraço Zé Américo, o famoso "Mão de Onça", depois de fechar o gol no tempo normal, ainda defendeu o pênalti cobrado por Edmílson, o que resultou em mais um título na carreira. Bons tempos aqueles.
Hoje, além da ótima quadra de esportes, a Toca disponibiliza um campinho para a prática do futebol society aos seus sócios. Para o relax dos associados, piscinas de criança e de adulto dotada de um enorme toboágua, e mais uma quadra de peteca, a sauna, a sala de sinuca, o salão de festas e o bar.
Vejam algumas fotografias do Clube Toca dos Craques.















296 - O GALO do futuro bate o Cruzeiro e é tricampeão da Future Champions

Esse Galo só me dá alegria! Depois de estar perdendo por 3 x 1, a meninada do Galo bravamente empatou um jogo que parecia perdido e venceu o arquirrival Cruzeiro nos pênaltis por 6 x 5, neste sábado, na disputa do título do Torneio Future Champions. A competição para jogadores até 17 anos, promovida pela FIFA e pela CBF, contou com a participação de grandes clubes, sendo 4 brasileiros e 8 estrangeiros. São eles: Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Corínthians, Boca Juniors (Argentina), Colo Colo (Chile), Juventus (Itália), Manchester United (Inglaterra), Nacional (Uruguai), Tijuana (México), Vissel Kobe (Japão) e Orlando Pirates (África do Sul). Esta é a quinta edição do Torneio Future Champions, que é disputado em Gauteng, na África do Sul, no primeiro semestre e em Belo Horizonte, no segundo semestre do ano. Nas duas primeiras edições, as equipes do Boca Juniors (Argentina) e do Shandong Luneng (China) foram os campeões. O Atlético é tricampeão depois de vencer as três últimas competições, as duas últimas sobre o maior rival.

O Cruzeiro chegou à final da competição depois de ganhar por 1 x 0 do Orlando Pirates, de 5 x 0 do Tijuana e do Juventus por 4 x 2 na fase inicial e depois, na semifinal, bateu o Nacional nos pênaltis por 4 x 2, depois do empate por 1 x 1 no tempo normal.
Na primeira fase o Galinho venceu o Juventus por 1 x 0 e o Orlando Pirates por 2 x 0, além de empatar com o Boca Juniors em 1 x 1. Na semifinal goleou o Colo Colo por 3 x 0 e chegou à final contra o Cruzeiro, repetindo a decisão da competição do ano passado, quando o Galo se sagrou bicampeão.
Na decisão o Cruzeiro abriu o placar logo aos 4 minutos com o atacante Carioca e terminou o primeiro tempo vencendo por 1 x 0. Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Cruzeiro chegou ao segundo gol através de Luis Felipe. Com uma cabeçada de Anderson aos 4 minutos, o Galo diminuiu o marcador. Logo depois, aos 6 minutos, novamente Carioca balançou a rede atleticana, desta vez batendo falta. Aos 17 minutos o time do Cruzeiro ficou com um jogador a menos, expulso pelo árbitro da partida. O Galo então partiu para cima do time adversário em busca da reversão do resultado adverso e novamente através de Anderson, descontou aos 26 minutos. Quando tudo parecia definido, faltando apenas 10 segundos para o término da partida, eis que o Galo chega ao empate heróico com um gol de Yago. Na disputa de pênaltis a equipe atleticana venceu por 6 x 5, com cobranças positivas dos jogadores Anderson, Rodrigo Mucuri, Gabriel, Carlos, Yago e Zé Alberto. Pelo Cruzeiro, converteram as suas cobranças os jogadores D. Maria, Igor Rogério, Gabriel, Marcelo e Rafael. O goleiro Rodolfo, do Galo, defendeu a cobrança do zagueiro Bruno e levou o seu time a mais uma conquista histórica sobre o maior adversário.