Surge nesta temporada 2024/2025 uma nova, mais ampla e ainda mais emocionante Champions League, incontestavelmente o melhor torneio de futebol de clubes do mundo. Sai a fase de grupos e entra a fase de liga. Nesta nova configuração, um tanto intrincada, serão 36 equipes que jogarão em busca da classificação às fases de mata-matas até a grande final em partida única em 31 de maio de 2025 na Allianz Arena, estádio do Bayern, em Munique, na Alemanha. O jogo será no sábado, às 16 horas.
As mudanças se restringiram à fase inicial de classificação, passando a funcionar no sistema de pontos corridos. Na fase eliminatória, a partir das oitavas de final, tudo permanece igual, com jogos de ida e volta, prorrogação e pênaltis após igualdade dos placares das equipes em campo. Com o fim da fase de grupos, surge a fase de liga, em que cada equipe enfrentará oito adversários, jogando quatro jogos em casa e quatro jogos fora, com rivais e confrontos decididos por um sofisticado software, classificando-se para a próxima fase os oito melhores colocados da liga, acompanhados dos times da nona a 24ª posição sobreviventes dos playoffs, com jogos de ida e volta, valendo mais oito vagas. Os times que ficaram do 25º lugar para baixo serão eliminados. Nesta fase, os clubes rivais do mesmo país não poderão se enfrentar e as partidas acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras. Tal configuração vai aumentar o número de confrontos entre as grandes equipes da Europa, com a realização de muitos clássicos ainda na fase inicial, o que deve atrair ainda mais a atenção dos amantes do futebol. O mesmo esquema será implantado também nas demais competições da UEFA, a Europa League e a Conference League.
O cronograma de acontecimentos na nova Champions League:
Fase de liga: 17 de setembro de 2024 a 29 de janeiro de 2025
Sorteio dos playoffs do mata-mata: 31 de janeiro de 2025
Playoffs para o mata-mata: 11 a 19 de fevereiro de 2025
Sorteio do mata-mata: 21 de fevereiro de 2025
Oitavas de final: 4 a 12 de março de 2025
Quartas de final: 8 a 16 de abril de 2025
Semifinais: 29/30 de abril e 6/7 de maio de 2025
Final: 31 de maio de 2025
Os 36 participantes da Champions League 2024/2025:
Alemanha: Bayer Leverkusen, Stuttgart, Bayern de Munique, RB Leipzig e Borussia Dortmund
Itália: Internazionale, Milan, Juventus, Bologna e Atalanta
Inglaterra: Manchester City, Arsenal, Liverpool e Aston Villa
Espanha: Real Madrid, Barcelona, Girona e Atlético de Madrid
França: Paris Saint-Germain, Brest, Monaco e Lille
Áustria: Sturm Graz e RB Salzburg
Holanda: PSV Eindhoven e Feyenoord
Portugal: Sporting e Benfica
Bélgica: Club Brugge
Croácia: Dínamo Zagreb
Escócia: Celtic
Eslováquia: Slovan Bratislava
República Tcheca: Sparta Praga
Sérvia: Estrela Vermelha
Suíça: Young Boys
Ucrânia: Shakhtar Donetsk
As premiações aos clubes participantes:
Um milhão de euros para cada clube que avançar ao mata-mata via playoffs
11 milhões de euros para quem conseguir vaga nas oitavas
12,5 milhões de euros para quem chegar às quartas de final
15 milhões de euros para cada semifinalista
18,5 milhões de euros para quem chegar na final
Mais 6,5 milhões de euros para o campeão da Champions
Ainda na fase de liga da Champions League, poderemos assistir a jogaços, por exemplo, entre Liverpool x Real Madrid, PSG x Manchester City, Barcelona x Bayern de Munique, Atlético de Madrid x Bayer Leverkusen e Atalanta x Arsenal. Na Europa League vamos poder ver embates de Manchester United x Porto, Tottenham x Roma, Fenerbahçe e Lyon e Galatasaray e Ajax.
Na cerimônia de sorteio da liga, o craque português Cristiano Ronaldo foi homenageado pela UEFA com um troféu pelas suas façanhas realizadas na maior competição europeia. O gajo é o maior artilheiro do torneio, com 140 gols marcados, recebendo o troféu de artilheiro em sete temporadas, feito inigualável. Também é dele o recorde de gols marcados em uma edição da Champions, com 17 gols feitos pelo Real Madrid em 2013/14. Ele é o único jogador que conseguiu fazer gols em três finais distintas: 2008, 2014 e 2017, e foi o primeiro a conquistar cinco títulos do torneio, quatro pelo Real Madrid e um pelo Manchester United. Outro astro do futebol homenageado foi o goleiro Gianluigi Buffon, Vice-Campeão em três temporadas com a equipe italiana do Juventus. Lamentavelmente, o arqueiro considerado um dos melhores da História do Futebol nunca conquistou o título da Champions.
Para quem ama o futebol, a Champions League é um prato cheio, saboroso, gostoso de consumir diante da TV, apreciando a enorme quantidade de craques desfilando em estádios modernos e belíssimos e em gramados de ótima qualidade, com organização impecável. Que venham as mais fortes emoções nos grandes confrontos dos gigantes clubes da Europa. E que o meu Manchester City levante a taça de Campeão mais uma vez!
Um grande abraço espinosense.