Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

2511 - Um pedido de socorro pro Pantanal

As imagens terríveis e escandalosas de um dos mais ricos, lindos e importantes biomas da Natureza do nosso Brasil em chamas estão doendo na alma dos brasileiros e de todos os povos do mundo que têm o mínimo de noção da necessidade urgente e inadiável de se proteger o Meio Ambiente antes que seja tarde demais. O incêndio gigantesco reduz a vegetação a cinzas e queima e mata os animais indefesos, presos entre a fumaça e as enormes chamas que se espalham por todo canto, uma covarde hecatombe. 
Uma artista brasileira nascida naquela região, na cidade sul-mato-grossense de Campo Grande, sente bem mais que todo mundo esta tragédia. Angustiada ao ver tudo se acabando sob o fogo, ela resolveu convidar alguns amigos para denunciar o descaso das autoridades e fazer um apelo pela preservação do Pantanal. A artista em questão é a senhora Terezinha Maria Miranda Espíndola, integrante de uma numerosa e musical família apaixonada pela sua terra. Ela é cantora, compositora e multiinstrumentista e tem anos e anos de carreira e álbuns elogiados pela crítica, mas ficou conhecida nacionalmente ao vencer, em 1985, o "Festival dos Festivais" da Rede Globo, interpretando com sua voz privilegiada a canção "Escrito Nas Estrelas", composição do marido Arnaldo Black em parceria com Carlos Rennó. Se falarmos o seu nome artístico, muita gente vai se lembrar: Tetê Espíndola.
Tetê reuniu amigos e grande nomes da música brasileira para lançar um grito de socorro na defesa do Pantanal, interpretando a profética canção "Adeus Pantanal", composição do saudoso Itamar Assumpção, cantor e compositor falecido em 2003. Participaram do projeto Alzira E, Arnaldo Antunes, Arnaldo Black, Arrigo Barnabé, Bianca Bacha, Bené Fonteles, Caito Marcondes, Carlos Navas, Carlos Rennó, Celito Espíndola, Chico César, Clarisse Abujamra, Dani Black, Duda Brack, Geraldo Espíndola, Gilson Espíndola, Iara Rennó, Jane Duboc, Jerry Espíndola, Lucina, Luz Marina, Manu Saggioro, Marina Peralta, Marta Catunda, Ney Matogrosso, Rolando Boldrin, Sandro Moreno, Sérgio Espíndola, Suzana Salles,Vânia Bastos, Virgínia Rosa e Zeca Baleiro.
A letra é triste e verdadeiramente atual, imagem de um país outrora tão colorido e magnífico agora banhado em cinzas e morte. Que o Pantanal sobreviva!
Um grande e desalentado abraço espinosense.


Fotografia: Gustavo Basso


"Adeus Pantanal"
Itamar Assumpção

Eu nasci e vivo no Brasil, então
Eu fui à Cuiabá pra no Pantanal olhar 
A bicharada
E fui pra ver, não vi, que decepção senti
Vi quase nada
Eu não vi bem-te-vi, beija-flor nem juriti 
A passarada
Eu não vi jaboti, não vi coral, sucuri
Vi quase nada
Eu não vi o quati, não vi anta nem sagui 
Onça pintada
Eu não vi o saci, não vi o grilo cri-cri-cri-cri-cri-cri-cri-cri
Vi quase nada
Eu fui à Cuiabá pra no Pantanal olhar 
A bicharada
Eu fui pra ver, não vi, que decepção senti
Vi quase nada
Eu não vi lambari, nem pintado nem mandi
A peixarada
Paca também não vi, pacu, índia guarani
Vi quase nada
Eu não vi jacaré, não vi cobra cascavel 
Não vi ninhada
Não vi pé de sapé, nem arruda nem guiné
Vi quase nada
Eu fui à Cuiabá 
Pra no Pantanal olhar...
Vi quase nada
Eu não vi sabiá, nem macaco nem preá 
Nem revoada
Eu não vi gurundi, nem arara nem guaxi
Vi quase nada
Eu não vi o tiê, chué uirueté, não vi pescada
Eu não vi axuri, não vi o uiriri 
Vi quase nada   



2510 - Morre Quino, o criador da encantadora Mafalda

É bem possível que muitos dos nossos jovens não tenham a menor noção de quem seja a Mafalda, muito menos o Quino. Talvez até muita gente mais velha desconheça a contestadora personagem dos quadrinhos e o seu irrequieto criador, que tanto sucesso fizeram no mundo. Infelizmente hoje morreu o Quino, ou mais especificamente, o cultuado escritor e cartunista argentino da cidade de Mendoza, Joaquín Salvador Lavado Tejón, responsável pelos quadrinhos em língua espanhola mais traduzidos do mundo.



 
Quino formou-se pela Escola de Belas Artes de Mendoza, especializando-se em desenhos animados no campo da publicidade que acabaram se espalhando pelos jornais. Sua mais famosa criação, a menininha inteligente e perpicaz com preocupações humanitárias e sempre firme na defesa da paz mundial de nome Mafalda, começou sua trajetória a partir de um fracasso. Criada em 1962, fazia parte de um cartoon de propaganda que deveria ser publicada no diário "Clarín", mas com o rompimento do contrato, a campanha foi abortada. Somente cerca de dois anos depois é que a personagem apareceu, já em outra publicação, no semanário "Primera Plana". Após algum tempo ela passou a ser publicada diariamente no "Mundo", de Buenos Aires, e posteriormente, de forma semanal no "Siete Días Illustrados", alcançando enorme sucesso, mesmo com curta trajetória, já que deixou de ser desenhada constantemente pelo autor em 1973. Esporadicamente ele retornou aos lápis para retratar a garotinha, somente em casos especiais, uma delas para um pôster para uma campanha da UNICEF.  




A personagem Mafalda ganhou em 1994 uma praça com seu nome em Buenos Aires, no Bairro de Colegiales. No dia 1º de março de 2018, com a presença de Quino, foram inauguradas as estátuas de Mafalda, Manolito e Susanita, esculturas confeccionadas pelo artista argentino Pablo Irrgang, instaladas no Paseo Arístides na cidade de Mendoza, Argentina. 
Uma pena que o Quino se vá aos 88 anos, desanimado e pessimista com o planeta, como declarou em uma entrevista, pois vivemos tempos sombrios em que precisamos quase que desesperadamente de muito mais figuras como Mafalda neste mundo infectado de tantos espécimes de Manolitos e Susanitas.
Um grande abraço espinosense.


2509 - Tambores pela união e desenvolvimento dos povos

Se há uma coisa maravilhosa que tem a mágica de reunir, em torno de uma causa, gente de todos os lugares do planeta, é a música. A música é universal, ampla, infinita, magistral, agregadora, revolucionária. Assim, usando também o poder espetacular da música, um dos oito Grupos de Engajamento oficiais do G20, o denominado Grupo de Engajamento Civil 20 (C20), traz as vozes e demandas da sociedade civil para defender o planeta da destruição desenfreada da atualidade, unindo esforços para defender o Meio Ambiente e promover o desenvolvimento social e econômico, os direitos humanos e outras aspirações da população, cobrando ações positivas dos maiores líderes políticos do mundo. Neste ano, a 15ª reunião anual dos líderes do G20 será realizada nos dias 21 e 22 de novembro na Arábia Saudita, na cidade de Riade, tendo como anfitrião o Rei Salman.  

Em 2020, o C20 está se concentrando nas seguintes áreas:

Anticorrupção: Acompanha o progresso do G20 nos planos de ação anticorrupção e defende a transparência.

Sustentabilidade Climática e Energética: Promove a biodiversidade e transições para sistemas de energia limpos, sustentáveis ​​e ecologicamente corretos.

Economia Digital: Solicita uma atualização dos Princípios do Governo Digital do G20 para incluir as dimensões ambientais e sociais.

Educação: Trabalha consistentemente na promoção da educação de qualidade, educação para a cidadania global, educação para a inovação, financiamento para a educação.

Emprego e Proteção Social: Dedicado a enfrentar os desafios dos mercados de trabalho atuais e futuros, garantindo que existam oportunidades de trabalho decente para todos.

Gênero: Trabalha na integração de gênero nas políticas, concentrando-se na erradicação da violência baseada no gênero, assédio e estereótipos prejudiciais.

Saúde Global: Trabalha para garantir acesso inclusivo e justo a Sistemas Universais de Saúde e sistemas de saúde de qualidade.

Infraestrutura: Promove o investimento em infraestrutura, garantindo qualidade, transparência, resiliência climática e segurança social e ambiental.

Arquitetura Financeira Internacional: Promove sistemas tributários globais justos, transparência fiscal, combate aos fluxos financeiros ilícitos e à evasão fiscal, com dívida pública sustentável.

Local2Global: Fala pela melhoria do espaço cívico para organizações da sociedade civil e promove a capacitação de organizações da sociedade civil para alcançar um impacto positivo no desenvolvimento.

Comércio e Investimento: Apela a um comércio global justo para todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento com o investimento como uma força para o desenvolvimento sustentável.

O C20, como Grupo de Engajamento, é independente e não representa a opinião oficial do G20 ou de qualquer país individual.





Para espalhar aos quatro ventos suas propostas em prol de um mundo mais justo e feliz, e tentando fazer com que os líderes do G20 ouçam as demandas da sociedade civil, integrantes do C20 produziram um vídeo musical juntando músicos de percussão de vários países do mundo, entre eles Arábia Saudita, Itália, Japão, Fiji, EUA, Índia, Austrália, Egito, Zimbábue e Brasil. A intenção é fazer com que os sons dos tambores espalhem esperança, solidariedade, respeito ao patrimônio e às culturas indígenas e uma reforma e mudança global. Que este som possa ser ouvido e colocado em prática por todos os homens e mulheres deste magnífico planeta antes que seja tarde demais.      
Um grande abraço espinosense.



2508 - Ralyson Vieira lança álbum instrumental

Um dos mais bem conceituados músicos espinosenses, Ralyson Vieira, está lançando um álbum instrumental em que interpreta, no teclado, quinze clássicos da música brasileira e internacional. Além do seu excelente trabalho na banda Ralyson e Robson, apresentando-se por todo o Norte de Minas e Sudoeste da Bahia com grande sucesso, o multiinstrumentista Ralyson resolveu gravar algumas das canções de que mais o povo gosta, entre boleros e canções românticas. Entre estas músicas que fizeram e ainda fazem enorme sucesso, estão clássicos de Erasmo e Roberto Carlos, Waldick Soriano, de vários compositores de língua latina e até dos grandes norte-americanos Michael Jackson e Lionel Richie. São canções perfeitas para ouvir em casa, deitado na rede debaixo da árvore no quintal, ou para soltar o corpo e o entusiasmo na pista de dança do salão de festas, sempre com toda alegria e esperança de dias melhores.   

Eis o repertório escolhido por Ralyson Vieira para o seu projeto:

1) Perfídia (Alberto Dominguez) 

2) Solamente Una Vez (Agustín Lara)

3) A Noite do Meu Bem (Adileia da Rocha Macedo (Dolores Duran)/Armando Quezada)

4) Besame Mucho (Consuelo Velázquez)

5) A Dama de Vermelho (Ado Bernatti/José Pedro Silva)

6) El Reloj (Roberto Cantoral Garcia)

7) Perfume de Gardênia (Rafael Hernandez)

8) Hey (Arcusa Balducci/Giovanni Belfiore/Julio Iglesias)

9) Paixão de Um Homem (Waldick Soriano)

10) Na Hora do Adeus (Carlos de Carvalho Colla/Angeli Sampaio Roque)

11) Boate Azul (Aparecido Thomaz De Oliveira/Benedito Onofre Seviero)

12) Como é Grande o Meu Amor Por Você (Roberto Carlos)

13) Cavalgada (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

14) We Are The World (Michael Jackson/Lionel Richie)

15) A Majestade, o Sabiá (Maria de Albuquerque Miranda)



Conforme informações fornecidas por Ralyson, os CDs estarão disponíveis para compra através do telefone (38) 99195-7060, ao preço unitário de R$ 10,00. Para quem adora os velhos clássicos tantas vezes tocados em festas dançantes, realmente uma boa pedida. Vamos prestigiar o belo trabalho do Ralyson, minha gente espinosense! 
Um grande abraço espinosense.