Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 23 de agosto de 2025

3834 - Copas Sul-Americana e Libertadores chegando perto do fim

A dura, difícil e cobiçada Copa Libertadores da América já tem definidos os oito clubes que continuarão seguindo na luta pelo título da temporada 2025. Ainda brigam pela taça, três clubes brasileiros, Clube de Regatas do Flamengo, São Paulo Futebol Clube e Sociedade Esportiva Palmeiras; quatro clubes argentinos, Club Atlético River Plate, Club Atlético Vélez Sarsfield, Club Estudiantes de La Plata e Racing Club; e um equatoriano, LDU-Liga Deportiva Universitaria.
Os confrontos já foram definidos e assim serão realizados nas quartas de final:
17-09-2025 - Quarta-feira - LDU x São Paulo
17-09-2025 - Quarta-feira - River Plate x Palmeiras
17-09-2025 - Quarta-feira - Vélez Sarsfield x Racing
17-09-2025 - Quarta-feira - Flamengo x Estudiantes
24-09-2025 - Quarta-feira - São Paulo x LDU
24-09-2025 - Quarta-feira - Palmeiras x River Plate
24-09-2025 - Quarta-feira - Racing x Vélez Sarsfield
24-09-2025 - Quarta-feira - Estudiantes x Flamengo
Na minha visão de apaixonado torcedor de futebol, acho que os brasileiros Flamengo, em primeiro lugar, e Palmeiras, são os grandes favoritos à conquista do título. Mas tudo pode acontecer no futebol, sabemos bem. As semifinais serão disputadas nas semanas dos dias 22 e 29 de outubro, enquanto a grande final está marcada para ocorrer no sábado, dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.



Na segunda mais importante competição de clubes da Conmebol no continente, a Copa Sul-Americana, já são conhecidos sete dos oito clubes classificados para a disputa das quartas de final. Estão confirmados dois brasileiros, Clube Atlético Mineiro e Fluminense Football Club; um argentino, Club Atlético Lanús; um equatoriano, Club de Alto Rendimiento Especializado Independiente del Valle; um boliviano, Fútbol Club Bolívar; um peruano, Club Alianza Lima; e um colombiano, Once Caldas S.A.
Falta apenas a definição da Conmebol sobre o confronto entre as equipes do Independiente e do Universidad de Chile que foi suspenso quando o placar mostrava empate em 1 x1 no início do segundo tempo, momento em que ocorreu uma briga generalizada com vários feridos nas arquibancadas do Estádio Avellaneda. Enquanto a decisão não sai, o Alianza Lima espera o futuro adversário ou a sua classificação direta para as semifinais. 
Assim serão os confrontos nas quartas de final:
16-09-2025 - Terça-feira - Alianza Lima x ?
16-09-2025 - Terça-feira - Lanús x Fluminense
16-09-2025 - Terça-feira - Bolívar x Atlético
16-09-2025 - Terça-feira - Independiente del Valle x Once Caldas
23-09-2025 - Terça-feira - ? x Alianza Lima
23-09-2025 - Terça-feira - Fluminense x Lanús
23-09-2025 - Terça-feira - Atlético x Bolívar
23-09-2025 - Terça-feira - Once Caldas x Independiente del Valle

Obviamente que, com um maior investimento no elenco, os times brasileiros Atlético e Fluminense possuem um pequeno favoritismo para a conquista do título. Mas favoritismo não vale muito quando a bola rola, ainda mais se for na altitude. Para vencer, não basta o poderio técnico ou a fama dos jogadores, mas também a estratégia, a dedicação e a garra são importantíssimas na disputa.




Em três competições bastante difíceis e competitivas, e com elenco reduzido e desequilibrado, o Atlético continua seguindo adiante nas Copas do Brasil e Sul-Americana, com possibilidades de título, mesmo com adversários de peso pela frente. Além da força dos rivais, grandes inimigos do time alvinegro das Minas Gerais são o cansaço, o desgaste físico, o esgotamento. São viagens e partidas em sequência, sem tempo para descanso. E quanto mais as competições se afunilam, chegando às suas fases decisivas, maiores são as dificuldades. Como atleticano apaixonado, é claro que gostaria de ver o time ganhando de todos e conquistando os títulos da Copa do Brasil e da Sul-Americana, já que o título do Campeonato Brasileiro é praticamente impossível neste momento em que a distância para o líder Flamengo é enorme e irreversível. Só resta ao time do Galo encarar de frente os desafios e tentar chegar o mais longe possível nas copas, quem sabe levantando uma taça, e também alcançar uma pontuação favorável no Brasileirão que afaste o quanto antes a possibilidade de descenso, como aconteceu no ano passado, deixando assustada a torcida. O time ainda não encaixou completamente na maneira de jogar pretendida pelo treinador Cuca, alternando boas e más atuações, às vezes em tempos distintos em uma mesma partida. Se as performances não são as melhores, não podemos reclamar até aqui dos resultados, especialmente nas copas, pois estamos classificados para as quartas de final da Copa do Brasil e da Sul-Americana, ficando entre as oito melhores equipes das competições eliminatórias. Essa boa participação tem um outro efeito positivo além do futebolístico, a excelente premiação garantida aos cofres do clube que sofre com sua dívida bilionária. A torcida, sobretudo a turma dos corneteiros, precisa se conscientizar que ganhar os dois títulos é uma tarefa bastante difícil e improvável, como vimos acontecer no ano passado. Mesmo um título só, é muito difícil pela boa qualidade dos adversários. Mas temos cacife para lutar até o fim, com toda força e vontade. A preocupação e objetivo maior é apresentar um futebol competitivo e equilibrado para resgatar a confiança da torcida, superando os desfalques na equipe e o cansaço pelo acúmulo de jogos.
No final do ano, poderemos estar frustrados novamente assim como no ano passado, em que chegamos a duas finais e saímos sem nenhuma taça na mão. Ganhar é ótimo, mas temos que valorizar as boas campanhas e o fato de o time estar sempre no topo, brigando com os melhores por conquistas importantes. São muitos os times concorrentes e no final da batalha apenas um comemorará o título. Assim é o futebol. É fundamental saber ganhar e perder, sempre mantendo a calma e a dignidade. É isso!  
Um grande abraço espinosense. 

3833 - Estudantes atletas espinosenses brilham nos JEMG 2025

Alguns estudantes espinosenses, atletas de Karatê, brilharam nas competições realizadas na cidade mineira de Araguari há poucos dias, durante a etapa estadual dos JEMG-Jogos Escolares de Minas Gerais. Neste ano de 2025, a edição dos JEMG foi histórica, com cerca de 25 milhões destinados ao evento que teve todas as 853 cidades de Minas Gerais inscritas.




"O JEMG é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação - SEE. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. O apoio é da Liga Esportiva NESCAU®."
A etapa estadual nas modalidades judô, karatê, natação, taekwondo e tênis de mesa, foi realizada entre os dias 11 a 17 de agosto de 2025 nas instalações do Ginásio do Centro Esportivo Savério Petanha na cidade de Araguari. A cidade de Uberlândia sediou as competições de atletismo. A Etapa Estadual PCD dos Jogos Escolares de Minas Gerais, com as modalidades paralímpicas, foi realizada na cidade de Poços de Caldas.





Os estudantes e atletas espinosenses fizeram bonito e valorizaram por demais o nome de Espinosa e das suas unidades educacionais perante o país, com o jovem Brayan Felipe Antunes Pereira, da Escola Estadual Joaquim de Freitas conquistando a Medalha de Ouro na modalidade Karatê Kumite Masculino Módulo II - Acima de 76Kg. Na categoria Feminino Módulo I - Acima de 54Kg, a jovem estudante e atleta Emanuelly Ribeiro de Souza, da Escola Estadual Santos Dumont, conquistou a Medalha de Prata. E o jovem Arthur Bernardo de Oliveira Silva, da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira, conquistou outra Medalha de Prata no Masculino Módulo II - Até 68Kg. Outros atletas ficaram com Medalhas de Bronze e a Escola Estadual Joaquim de Freitas, com 50 pontos, ficou em primeiro lugar na classificação geral das escolas no Masculino Módulo II, motivo de orgulho para todos nós, espinosenses.





RESULTADOS DO KUMITE: 
Feminino Módulo I - Acima de 54Kg 
2º - Emanuelly Ribeiro de Souza - E.E. Santos Dumont
3º - Jeniffy Paola Pereira de Souza - E.E. Dom Lúcio 

Masculino Módulo I - Até 63Kg
5º - Rhian Nogueira Souza - E.E. Comendador Viana

Masculino Módulo I - Acima de 63Kg 
5º - Luan Felipe Batista Noronha - E.E. Comendador Viana
 
Feminino Módulo II - Até 53Kg
3º - Clara Jamily Felix Guimarães - E.E.  Joaquim de Freitas 
5º - Brenda Tauany Nascimento Menezes - E.E. Joaquim de Freitas

Masculino Módulo II - Até 55 kg
5º - Diogo Fernando Gonçalves Pereira - E.E. Joaquim de Freitas

Masculino Módulo II - Até 68Kg 
2º - Arthur Bernardo de Oliveira Silva - E.E. Betânia Tolentino Silveira 
3º - Carlos Eduardo da Silva Souza - E.E. Joaquim de Freitas

Masculino Módulo II - Acima de 76Kg 
1º - Brayan Felipe Antunes Pereira - E.E. Joaquim de Freitas
3º - Marcos Vinicius Fernandes Lima - E.E. Joaquim de Freitas 

CLASSIFICAÇÃO GERAL DAS ESCOLAS: 
Masculino Módulo II 
1º - 50 pontos - E.E. Joaquim de Freitas




RESULTADOS DO KATA:
Feminino Módulo I 
5º - Sofia David Carvalho - E.E. Comendador Viana

Masculino Módulo II 
3º - Pietro Ferreira Chaves - E.E. Joaquim de Freitas
5º - Diogo Fernando Gonçalves Pereira - E.E. Joaquim de Freitas 

Feminino Módulo I - Até 42Kg 
3º - Joyce Ribeiro de Sá - E.E. Santos Dumont
5º - Jamilly Cláudia da Silva - E.E. Comendador Viana

Masculino Módulo I - Acima 52Kg
5º - Nikolas Gabriel Fagundes da Silva - E.E. Comendador Viana 

Feminino Módulo II - Até 48Kg 
3º - Emilly Thauany Alves Fagundes - E.E. Comendador Viana

Masculino Módulo II - Até 61Kg 
3º - Pietro Ferreira Chaves - E.E. Joaquim de Freitas
5º - David Maick Andrade Cirqueira - E.E. Joaquim de Freitas






Merecidamente, ao retornarem para Espinosa, os estudantes foram recepcionados carinhosamente com uma carreata pelas ruas da cidade e foram homenageados pelo Secretário de Esportes, Gilsivan Soares, na sede da Prefeitura. 
Parabéns a todos os estudantes e atletas participantes dos JEMG, especialmente aos vencedores. E reconhecimento e gratidão a todos os agentes desta ação educacional de suprema importância, desde os senseis Alcebíades e Jhonatan, até os professores e diretores das escolas, a Secretaria de Esportes da Administração Municipal, como também os patrocinadores. Respeito e agradecimentos a todos estes que trabalham e valorizam a Educação e o Esporte, canais fundamentais para o desenvolvimento humano.
Um grande abraço espinosense.