A dura, difícil e cobiçada Copa Libertadores da América já tem definidos os oito clubes que continuarão seguindo na luta pelo título da temporada 2025. Ainda brigam pela taça, três clubes brasileiros, Clube de Regatas do Flamengo, São Paulo Futebol Clube e Sociedade Esportiva Palmeiras; quatro clubes argentinos, Club Atlético River Plate, Club Atlético Vélez Sarsfield, Club Estudiantes de La Plata e Racing Club; e um equatoriano, LDU-Liga Deportiva Universitaria.
Os confrontos já foram definidos e assim serão realizados nas quartas de final:
17-09-2025 - Quarta-feira - LDU x São Paulo
17-09-2025 - Quarta-feira - River Plate x Palmeiras
17-09-2025 - Quarta-feira - Vélez Sarsfield x Racing
17-09-2025 - Quarta-feira - Flamengo x Estudiantes
24-09-2025 - Quarta-feira - São Paulo x LDU
24-09-2025 - Quarta-feira - Palmeiras x River Plate
24-09-2025 - Quarta-feira - Racing x Vélez Sarsfield
24-09-2025 - Quarta-feira - Estudiantes x Flamengo
Na minha visão de apaixonado torcedor de futebol, acho que os brasileiros Flamengo, em primeiro lugar, e Palmeiras, são os grandes favoritos à conquista do título. Mas tudo pode acontecer no futebol, sabemos bem. As semifinais serão disputadas nas semanas dos dias 22 e 29 de outubro, enquanto a grande final está marcada para ocorrer no sábado, dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
Na segunda mais importante competição de clubes da Conmebol no continente, a Copa Sul-Americana, já são conhecidos sete dos oito clubes classificados para a disputa das quartas de final. Estão confirmados dois brasileiros, Clube Atlético Mineiro e Fluminense Football Club; um argentino, Club Atlético Lanús; um equatoriano, Club de Alto Rendimiento Especializado Independiente del Valle; um boliviano, Fútbol Club Bolívar; um peruano, Club Alianza Lima; e um colombiano, Once Caldas S.A.
Falta apenas a definição da Conmebol sobre o confronto entre as equipes do Independiente e do Universidad de Chile que foi suspenso quando o placar mostrava empate em 1 x1 no início do segundo tempo, momento em que ocorreu uma briga generalizada com vários feridos nas arquibancadas do Estádio Avellaneda. Enquanto a decisão não sai, o Alianza Lima espera o futuro adversário ou a sua classificação direta para as semifinais.
Assim serão os confrontos nas quartas de final:
16-09-2025 - Terça-feira - Alianza Lima x ?
16-09-2025 - Terça-feira - Lanús x Fluminense
16-09-2025 - Terça-feira - Bolívar x Atlético
16-09-2025 - Terça-feira - Independiente del Valle x Once Caldas
23-09-2025 - Terça-feira - ? x Alianza Lima
23-09-2025 - Terça-feira - Fluminense x Lanús
23-09-2025 - Terça-feira - Atlético x Bolívar
23-09-2025 - Terça-feira - Once Caldas x Independiente del Valle
Obviamente que, com um maior investimento no elenco, os times brasileiros Atlético e Fluminense possuem um pequeno favoritismo para a conquista do título. Mas favoritismo não vale muito quando a bola rola, ainda mais se for na altitude. Para vencer, não basta o poderio técnico ou a fama dos jogadores, mas também a estratégia, a dedicação e a garra são importantíssimas na disputa.
Em três competições bastante difíceis e competitivas, e com elenco reduzido e desequilibrado, o Atlético continua seguindo adiante nas Copas do Brasil e Sul-Americana, com possibilidades de título, mesmo com adversários de peso pela frente. Além da força dos rivais, grandes inimigos do time alvinegro das Minas Gerais são o cansaço, o desgaste físico, o esgotamento. São viagens e partidas em sequência, sem tempo para descanso. E quanto mais as competições se afunilam, chegando às suas fases decisivas, maiores são as dificuldades. Como atleticano apaixonado, é claro que gostaria de ver o time ganhando de todos e conquistando os títulos da Copa do Brasil e da Sul-Americana, já que o título do Campeonato Brasileiro é praticamente impossível neste momento em que a distância para o líder Flamengo é enorme e irreversível. Só resta ao time do Galo encarar de frente os desafios e tentar chegar o mais longe possível nas copas, quem sabe levantando uma taça, e também alcançar uma pontuação favorável no Brasileirão que afaste o quanto antes a possibilidade de descenso, como aconteceu no ano passado, deixando assustada a torcida. O time ainda não encaixou completamente na maneira de jogar pretendida pelo treinador Cuca, alternando boas e más atuações, às vezes em tempos distintos em uma mesma partida. Se as performances não são as melhores, não podemos reclamar até aqui dos resultados, especialmente nas copas, pois estamos classificados para as quartas de final da Copa do Brasil e da Sul-Americana, ficando entre as oito melhores equipes das competições eliminatórias. Essa boa participação tem um outro efeito positivo além do futebolístico, a excelente premiação garantida aos cofres do clube que sofre com sua dívida bilionária. A torcida, sobretudo a turma dos corneteiros, precisa se conscientizar que ganhar os dois títulos é uma tarefa bastante difícil e improvável, como vimos acontecer no ano passado. Mesmo um título só, é muito difícil pela boa qualidade dos adversários. Mas temos cacife para lutar até o fim, com toda força e vontade. A preocupação e objetivo maior é apresentar um futebol competitivo e equilibrado para resgatar a confiança da torcida, superando os desfalques na equipe e o cansaço pelo acúmulo de jogos.
No final do ano, poderemos estar frustrados novamente assim como no ano passado, em que chegamos a duas finais e saímos sem nenhuma taça na mão. Ganhar é ótimo, mas temos que valorizar as boas campanhas e o fato de o time estar sempre no topo, brigando com os melhores por conquistas importantes. São muitos os times concorrentes e no final da batalha apenas um comemorará o título. Assim é o futebol. É fundamental saber ganhar e perder, sempre mantendo a calma e a dignidade. É isso!
Um grande abraço espinosense.
















