Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

2880 - Uma pungente saudade de 40 anos

Adoro loucamente música! Amo alguns tantos artistas, mas somente um deles conseguiu a proeza de me emocionar o bastante para que meu corpo inteiro se manifestasse de prazer, com os pelos se arrepiando todos ao ouvir a voz belíssima, encantadora e visceral da melhor cantora da história da música brasileira. Elis Regina Carvalho Costa, a "Pimentinha", ganhou o meu coração e minha alma logo de cara, quando meus ouvidos escutaram e meus olhos viram na TV sua comovente interpretação da maravilha composta pelos craques Chico Buarque de Hollanda e Francis Victor Walter Hime: "Atrás da Porta". Ali a paixão pelo talento da baixinha arretada explodiu em meu peito e nunca mais desvaneceu.
Neste 19 de janeiro de 2022 completam-se 40 anos desde que a maior voz da música brasileira se calou. Elis Regina foi-se embora desta vida e deixou uma multidão de admiradores com o coração partido. Eu, um deles. 
Elis cantou tudo e de uma maneira magnífica como só ela conseguia. Samba, Rock, Bolero, Bossa Nova, Jazz, MPB, o escambau. Cantou Tom Jobim, Beto Guedes, Fernando Brant, Belchior, Adoniran Barbosa, Guilherme Arantes, Vinícius de Moraes, Edu Lobo, Milton Nascimento, Ronaldo Bastos, Ivan Lins, Renato Teixeira, Aldir Blanc, João Bosco, Baden Powell, Paulo César Pinheiro, Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tim Maia, Jorge Ben, Guarabyra, Zé Rodrix, Violeta Parra, Chico Buarque, Francis Hime, Cartola, Paulinho da Viola, Djavan, Tunai, Sérgio Natureza, Gonzaguinha e até fez dueto com Pelé, tal a sua generosidade.    
Elis era um vulcão sempre em ebulição, uma pedra rolante em constante transformação, uma artista meticulosa sempre na busca da perfeição e do novo na música, descobrindo jovens compositores e os lançando ao mundo através das suas interpretações sublimes, impecáveis, magistrais, saídas do fundo da alma. Elis é e será incomparável. Elis é única! Foi um desperdício que aquela gigante de 1,54m tenha nos deixado tão precocemnete, aos 36 anos de idade, uma perda irreparável não só para nós, seus fãs, ou para os brasileiros, mas também para a música mundial. Que ela esteja em paz no seu descanso eterno. Continuaremos aqui nos deliciando com seu enternecedor talento de produzir emoções prazerosas através da música. Obrigado por tudo, Elis! 
Um grande abraço espinosense.

Uma dica! E grátis! Se você esteve viajando por Júpiter, Saturno ou Marte nos últimos 77 anos e ainda não sabe quem é Elis Regina e nunca teve a oportunidade de se apaixonar perdidamente após ouvi-la cantar uma única canção, basta acessar o site http://www.elisregina.com.br. Lá você poderá ouvir todos os discos gravados pela Pimentinha. Nunca é tarde para ser feliz!