Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

3671 - Semifinalistas do Ruralzinho

Encerrada neste meio de semana a fase inicial de classificação do Campeonato Mineiro de Futebol, carinhosamente chamado por muito torcedores de Ruralzinho, já temos então os quatro clubes semifinalistas. Tombense, América, Atlético e Cruzeiro conquistaram suas vagas na fase semifinal e se enfrentarão em duas partidas de ida e volta nos dias 15, 16, e provavelmente 22 e 23 de fevereiro. No sábado, dia 15, o Atlético recebe no Mineirão a equipe do Tombense, sensação do campeonato, às 16h30. A partida de volta será realizada na cidade de Tombos, já que o time do interior fez melhor campanha. No Mineirão, no domingo, dia 16, às 16h, o Cruzeiro enfrentará o América, que fará a segunda partida em seu estádio, o Independência. As finais serão disputadas em dois confrontos ainda sem data definida pela FMF.
A primeira fase do Campeonato Mineiro terminou anteontem, após a oitava e derradeira rodada. Mesmo conquistando pontuações superiores que o Cruzeiro (Grupo C, 11 pontos), o Betim (Grupo A, 15 pontos) e o Athletic Club (Grupo B, 12 pontos) ficaram de fora das semifinais, eliminados conforme o regulamento do torneio que faz seguir adiante os primeiros colocados dos três grupos e o segundo melhor pontuador.
O Cruzeiro se classificou como o líder do Grupo C, mesmo perdendo a partida para o Democrata de Governador Valadares na Arena do Jacaré por 2 x 1, atuando com o time reserva. O América se classificou como o primeiro colocado do Grupo B depois de empatar sem gols com o Aymorés no Independência. O Atlético conquistou a vaga após vencer por 3 x 0 a equipe do Itabirito no Mineirão e ficar na segunda posição da tabela do Grupo A. O primeiro colocado deste grupo foi o surpreendente Tombense que, no Castor Cifuentes, venceu o Villa Nova pelo placar de 2 x 0. Assim os confrontos das semifinais serão entre Tombense x Atlético e América x Cruzeiro, com os sobreviventes chegando às finais para a disputa do título. 
Foram rebaixadas as equipes do Villa Nova e Aymorés. Para a disputa do Troféu Independência estarão em campo os times do Betim, Athletic Club, Democrata-GV e Uberlândia.



O Cruzeiro, com treinador novo, o Leonardo Jardim, estreante anteontem, passa por turbulências após a expulsão do Gabigol e a derrota por 2 x 0 para o Atlético no clássico. A torcida, bastante impaciente e frustrada, agora esperançosa com as dezenas de bons jogadores contratados pelo milionário dono da SAF, Pedrinho BH Lourenço, espera ansiosamente que o clube retorne ao caminho dos títulos, já que não conquista o Campeonato Estadual há cinco anos, desde 2019. Um novo fracasso no Campeonato Mineiro pode desencadear uma grave crise no clube, com a torcida exigindo mudanças e mais contratações milionárias como as de Dudu e Gabigol. O clube celeste chega em uma encruzilhada em sua gloriosa história. Se vencer o Campeonato Mineiro, readquire confiança e prestígio e entusiasma a torcida machucada de tantos fracassos recentes. Se fracassar no Estadual, coloca em dúvida o projeto de investimento milionário do clube e deixa seus milhões de torcedores ainda mais revoltados e decepcionados com a situação atual de insucessos constantes.
O Atlético teve dificuldades para se classificar, posto que empatou suas três primeiras partidas no torneio, quando atuou com os garotos do sub-20. Com o retorno do time titular, voltou a vencer e reservou o seu lugar na semifinal, esperando que o time reforçado com as contratações de Natanael, Gabriel Menino, Tomás Cuello e Júnior Santos possa fazer frente ao seu arquirrival, realizando a façanha de conquistar o Hexacampeonato Mineiro pela segunda vez. Se perder a oportunidade de conquistar a sexta taça mineira consecutiva, certamente a apaixonada e exigente torcida irá protestar, como sempre, mas acho que nem tanto, já que o elenco está sendo renovado e os sonhos de conquistas são mais elevados. Se conquistarmos o Hexa, certamente iremos, nós atleticanos, comemorar com a devida paixão, entusiasmo e alegria, aproveitando ao máximo esta fase positiva e maravilhosa porque passa o Atlético.  
O América é uma incógnita, depois de uma reestruturação enorme no elenco e o Tombense chega com vontade e esperança de levantar uma inédita taça de Campeão Mineiro, o que seria o máximo. Lembrando que o Tombense é o maior Campeão do Interior com 5 títulos: 2013, 2020, 2021, 2024 e agora em 2025. Tudo pode acontecer, portanto, com todos os quatro pretendentes ao título tendo chances de vitória.



No cenário do resto do Brasil, as competições regionais vão se desenvolvendo, algumas se aproximando das fases semifinais, com times do interior mostrando sua força. No Campeonato Paulista, toda a badalação da mídia com o retorno de Neymar ao Santos deu lugar a uma frustração pela condição física precária do craque de bola que não consegue se destacar em meio aos demais jogadores. Para se recuperar e mostrar todo seu incrível e inegável talento, o craque Neymar terá que se dedicar bastante na preparação física, senão será um gigantesco fracasso a sua volta à Vila Belmiro.
E a CBF divulgou ontem a tabela inicial do Campeonato Brasileiro de 2025 que seguramente será um dos mais difíceis e competitivos da História, assim como ocorreu no ano passado. Observando as condições atuais dos elencos, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Corinthians, São Paulo, Atlético e Cruzeiro surgem como os possíveis candidatos ao título.

TABELA DO ATLÉTICO NO BRASILEIRÃO 2025 - 1º TURNO:
1ª rodada - 29 a 31 de março - Grêmio x Atlético
2ª rodada - 5 a 7 de abril - Atlético x São Paulo
3ª rodada - 12 a 14 de abril - Atlético x Vitória
4ª rodada - 16 a 17 de abril - Santos x Atlético
5ª rodada - 19 a 21 de abril - Atlético x Botafogo
6ª rodada - 26 a 28 de abril - Mirassol x Atlético
7ª rodada - 3 a 5 de maio - Juventude x Atlético
8ª rodada - 10 a 12 de maio - Atlético x Fluminense
9ª rodada - 17 a 19 de maio - Cruzeiro x Atlético
10ª rodada - 24 a 26 de maio - Atlético x Corinthians
11ª rodada - 30 de maio a 2 de junho - Ceará x Atlético
12ª rodada - 11 e 12 de junho - Atlético x Internacional
13ª rodada - 12 a 14 de julho - Bahia x Atlético
14ª rodada - 16 e 17 de julho - Atlético x Sport
15ª rodada - 19 a 21 de julho - Palmeiras x Atlético
16ª rodada - 23 e 24 de julho - Atlético x Fortaleza
17ª rodada - 26 a 28 de julho - Flamengo x Atlético
18ª rodada - 2 a 4 de agosto - Atlético x Red Bull Bragantino
19ª rodada - 9 a 11 de agosto - Vasco x Atlético

TABELA DO CRUZEIRO NO BRASILEIRÃO 2025 - 1º TURNO:
1ª rodada - 29 a 31 de março - Cruzeiro x Mirassol
2ª rodada - 5 a 7 de abril - Internacional x Cruzeiro
3ª rodada - 12 a 14 de abril - São Paulo x Cruzeiro
4ª rodada - 16 a 17 de abril - Cruzeiro x Bahia
5ª rodada - 19 a 21 de abril - Red Bull Bragantino x Cruzeiro
6ª rodada - 26 a 28 de abril - Cruzeiro x Vasco
7ª rodada - 3 a 5 de maio - Cruzeiro x Flamengo
8ª rodada - 10 a 12 de maio - Sport x Cruzeiro
9ª rodada - 17 a 19 de maio - Cruzeiro x Atlético
10ª rodada - 24 a 26 de maio - Fortaleza x Cruzeiro
11ª rodada - 30 de maio a 2 de junho - Cruzeiro x Palmeiras
12ª rodada - 11 e 12 de junho - Vitória x Cruzeiro
13ª rodada - 12 a 14 de julho - Cruzeiro x Grêmio
14ª rodada - 16 e 17 de julho - Fluminense x Cruzeiro
15ª rodada - 19 a 21 de julho - Cruzeiro x Juventude
16ª rodada - 23 e 24 de julho - Corinthians x Cruzeiro
17ª rodada - 26 a 28 de julho - Cruzeiro x Ceará
18ª rodada - 2 a 4 de agosto - Botafogo x Cruzeiro
19ª rodada - 9 a 11 de agosto - Cruzeiro x Santos

Boa sorte para os clubes mineiros na Série A do Campeonato Brasileiro!
Um grande abraço espinosense.