Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 10 de julho de 2019

2222 - O agradabilíssimo som do Maglore

No profundo, rico e infinito mundo da Internet, eis que de repente deparo-me com um som deveras agradável de uma banda então para mim completamente desconhecida, apesar de seus já 10 anos de estrada. O nome dela não é Jenifer, mas sim Maglore. E vem da terra do axé e do Olodum, com uma levada bem "rockandrolliana" e "emepebeana", influenciada pela sonoridade das bandas dos anos 70 e 80. 
A banda Maglore foi criada no ano de 2009 em Salvador, na Bahia, apostando em um som não comercial e completamente fiel aos paladares dos seus membros e em letras recheadas de lirismo. Com algumas mudanças na formação desde a criação, o grupo hoje formado por Teago Oliveira (voz e guitarras) Lelo Brandão (teclado, sintetizadores e guitarras) Lucas Gonçalves (baixo e voz) e Felipe Dieder (bateria), já lançou cinco álbuns, quatro de estúdio e o mais recente, ao vivo, em comemoração aos dez anos de carreira. Este último vem acompanhado de um DVD gravado em janeiro de 2019 no Cine Joia, em São Paulo, contendo 24 faixas. Na tracklist estão "Motor", recentemente regravada por Gal Costa e "Não Existe Saudade no Cosmos", gravada por Erasmo Carlos. No show de gravação do disco ao vivo, a banda contou com a participação de Helio Flanders (Vanguart) e Leonardo Marques, produtor dos álbuns "III" e "Todas as Bandeiras", além de um trio de metais que adicionou uma sonoridade mais dançante às canções. Os discos anteriores foram "Veroz" (2011), "Vamos Pra Rua" (2013), "III" (2015) e "Todas as Bandeiras" (2017). Em 2016, eles participaram do Festival Lollapalooza Brasil. 


Tornou-se repetitivo e enfadonho afirmar sobre a mediocridade que impera atualmente na música brasileira, mas a boa notícia é que música de ótima qualidade existe, e em boa quantidade, infelizmente escondida nas profundezas da rede mundial de computadores, esperando apenas uma descoberta recompensadora.
A banda Maglore ganhou mais um fã. Que a partir desta publicação aqui, outros mais se unam a mim na tarefa de prestigiar esses talentosos músicos baianos.
Um grande abraço espinosense.