Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 2 de junho de 2023

3214 - Álbum novo de Martinho da Vila

O sossegado e sorridente senhor de nome Martinho José Ferreira, nascido na cidade de Duas Barras, estado do Rio de Janeiro, aos 12 de fevereiro de 1938, completou seus 85 anos de idade. E continua lúcido, clarividente, democrático, ativo e produtivo, lançando no último mês mais um álbum, denominado "Negra Ópera". E este mais novo trabalho de estúdio vem bem diferente de tudo que ele já produziu, desta vez em uma forma mais crua, intimista e dramática, com foco nas agruras porque passam os negros até os dias atuais, mas tudo temperado com o velho e gostoso Samba. 
O disco traz 12 canções, apenas três inéditas: "Exu das Sete", "Dois de Ouro" e "Diacuí". Nele participam Renato Teixeira, Chico César, Will Kevin, e seus filhos Mart'nália, Maíra e Preto. 

1) Abertura Negra Ópera, Zumbi dos Palmares, Zumbi (Martinho da Vila e Leonardo Bruno) - 4:06
2) Heróis da Liberdade (Mano Décio, Manoel Ferreira e Silas de Oliveira) - 3:38
3) Timbó (com Will Kevin) (Will Kevin, Ramon Russo e Da Vitti) - 2:41
4) Exu das Sete (com Preto Ferreira) (Martinho da Vila) - 2:23
5) Linda Madalena (Martinho da Vila) - 3:30
6) Malvadeza Durão (Zé Keti) - 3:06
7) Acender as Velas (Zé Keti) - 4:27
8) Dois de Ouro (Martinho da Vila) - 4:00
9) Diacuí (Martinho da Vila) - 4:31
10) Mãe Solteira (Wilson Batista e Jorge de Castro) - 1:13
11) A Serra do Rola Moça (Martinho da Vila e Mario de Andrade) - 4:01
12) Iracema (Adoniran Barbosa) - 3:58



O álbum foi lançado no dia 13 de maio, não por acaso a data da Abolição da Escravatura no Brasil. Nele, o artista carioca, à sua maneira serena e pacífica, explicita sua indignação pelos eternos ataques à negritude e a sua constante busca por justiça social. Não à toa, o disco leva o título do livro homônimo escrito por ele e publicado em 2001. Depois do lançamento do álbum e de apresentações em São Paulo, o quieto e irrequieto Martinho vai viajar em turnê pela Europa, cantando antigos sucessos e músicas do disco novo, começando por Portugal e se estendendo por Alemanha, França e Inglaterra.



É um privilégio para nós, brasileiros, podermos acompanhar e usufruir da carreira de Martinho da Vila, este grande artista popular que continua firme e forte produzindo arte aos 85 anos de idade, com uma vitalidade e entusiasmo impressionantes. Saravá, Martinho da Vila!
Um grande abraço espinosense.