Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 30 de junho de 2025

3774 - O que é bom deve ser aplaudido e elogiado

Mesmo distante e distanciado momentaneamente da minha amada terra natal Espinosa, procuro acompanhar o que anda acontecendo por lá através das páginas dos amigos virtuais das redes sociais, buscando sempre desvendar a verdade dos fatos, escapando das sutis e ardilosas armadilhas funestas das fofocas e das vis deturpações das informações características dos desonestos e hipócritas que infelizmente também por lá existem. E tenho boas notícias, verdadeiras!





Para comemorar as tradicionais festas juninas do catolicismo que tanto encantam e alegram o nosso povo do Sertão Norte-Mineiro, em homenagem especialmente a Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), a administração espinosense promoveu shows musicais nos dias 27, 28 e 29 de junho nas instalações da Praça Geraldo Ramos de Oliveira, mais conhecida como Praça da Meteorologia. Mas o que mais merece reconhecimento e aplausos, além da bela ornamentação da praça, com as tradicionais bandeirolas coloridas e os chapéus de palha utilizados para o embelezamento do espaço, e das manifestações artísticas como a quadrilha com participação de estudantes locais, foi a justa homenagem a um dos nossos maiores destaques na área da arte e da cultura, o talentoso músico, cantor e compositor e pessoa de integridade indiscutível Gino Sanfoneiro.
Casado com Dona Hercília e pai de Ricardo, Renata e Rafael, o senhor Higino Fernandes Tolentino, nascido na comunidade da Sussuarana em Espinosa no dia 29 de setembro de 1947, fez história na metrópole São Paulo, gravando disco em dupla com Branco, ganhando Disco de Ouro pelas mais de 250 mil cópias vendidas, participando de festival de música sertaneja e conseguindo a façanha de ter música sua sendo tocada por duplas de prestígio nacional como Tonico & Tinoco e João Paulo & Daniel. Foi um dos fundadores do Grupo de Cavalgada Frutos da Terra e deu importante contribuição para a construção da pista de corrida de cavalos na cidade. Como cidadão ativo e participativo na comunidade, atuou como locutor de programas de rádio e como voluntário no comando de leilões nas festas de São Cristóvão, honrando e valorizando o nome da nossa imensa família Tolentino.
Por me considerar um amigo leal e fiel de Gino, e mais um apreciador do seu talento musical, fiquei bastante feliz ao ver sua figura digna e ímpar ser homenageada em praça pública pelos integrantes da administração municipal, a quem aplaudo e aprovo.






Outras atuações que merecem elogios foram as dos estudantes espinosenses das Escolas Estaduais Betânia Tolentino Silveira e Joaquim de Freitas que participaram dos JEMG-Jogos Escolares de Minas Gerais – Etapa Regional em Diamantina. Os alunos da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira, Saimon e Guto, conquistaram a Medalha de Bronze na modalidade Vôlei de Praia. Anna Luiza, da Escola Estadual Joaquim de Freitas, conquistou a Medalha de Bronze na modalidade Atletismo Arremesso de Peso Feminino Módulo II. Carlos Raphael, aluno da Escola Estadual Joaquim de Freitas, conquistou a Medalha de Prata na modalidade Atletismo Corrida 3.000 metros. E a garotada da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira, na modalidade Futsal Módulo II, conquistou a Medalha de Prata.
Parabéns a todos!   
Um grande abraço espinosense, especialmente para o grande artista Gino Sanfoneiro, e que mais artistas e personalidades nossas recebam o mesmo e devido reconhecimento!